Buscar

Autoregulação e funções cognitivas IV VD2

Prévia do material em texto

Profa. Fabiola Costa
Autorregulação e Funções Cognitivas, Executivas e Metacognitivas: 
Implicações na Aprendizagem
Unidade IV
VD2
Segundo Seabra, a neuropsicologia é a ciência que busca relacionar a atividade do sistema nervoso ao funcionamento psicológico tanto em condições normais quanto patológicas – distúrbios cognitivos e emocionais. (SEABRA & CAPOVILLA, 2009 apud SEABRA, p. 17, 2016)
Atualmente, a localização neurológica de funções não é o objetivo central da neuropsicologia, pois temos o avanço da tecnologia das imagens. O foco é a relação entre cérebro, cognição e comportamento. (SEABRA, p.16, 2016) 
Neuropsicologia
Na neuropsicologia clássica a questão é “como as sequelas (cognitivas, comportamentais) de Y se relacionam com a sua lesão neurológica (conhecida)?” ou “quais déficits ou alterações mensuráveis (e sua extensão) são consequências da lesão específica sofrida por Y?”
Na neuropsicologia cognitiva as questões seriam “o que está subjacente à desorganização de Y? Que habilidades específicas foram comprometidas (como resultado da lesão) e poderiam explicar as alterações em seu comportamento?” (SEABRA, p. 20, 2012)
Neuropsicologia clássica e neuropsicologia cognitiva
A função executiva tem o papel de integrar e gerenciar as diferentes funções neuropsicológicas, mobilizando o sistema cognitivo de forma harmônica e encadeada. (ZIMMERMANN, p.16, 2016).
Função executiva
A metacognição é a capacidade de o indivíduo perceber, avaliar e monitorar seus pensamentos e comportamentos, adequando-os aos seus objetivos. (CORSO et al., 2013; DIAS & SEABRA, 2013; ROSÁRIO et al., 2007 apud DIAS, p.105, 2019)
No campo da educação, conferem-se as estratégias metacognitivas, entendidas como um conjunto de práticas e procedimentos com potencial para aprimorar o processo do aprendizado (JOU & SPERB, 2008; MARTIN, 2004; MONEREO, POZO & CASTELLÓ, 2004; CORSO, p. 21, 2013).
Metacognição
Avaliação neuropsicológica clínica passou da detecção de distúrbios cognitivos resultantes de evidentes lesões cerebrais para uma avaliação mais abrangente, que pudesse acompanhar o percurso cognitivo ao longo da vida. Atualmente contribui também para a compreensão do crescimento da cognição infantil, sua manutenção na fase adulta e durante o envelhecimento. (ZIMMERMANN, p.10, 2016)
Na avaliação neuropsicológica infantil é importante levar em consideração os aspectos relacionados ao desenvolvimento cognitivo e a maturação neurológica, fatores sociais e culturais da família. (SEABRA, p. 24, 2016)
Avaliação neuropsicológica 
Utilizam-se medidas diretas com vários testes. Um dos problemas para avaliar a função executiva são as funções que a mesma abarca (CORSO, p. 24, 2013)
Um teste que avalia a função executiva é a Torre de Londres.
Avaliação da função executiva
Fonte: Conceito Psi. disponível em: https://conceito-psi.com.br/torre-de-Londres. Acesso em: 2 out. 2019.
Os métodos mais utilizados para avaliar a capacidade de metacognição são entrevistas, escalas de acesso metacognitivo e registros de pensamento em voz alta (autorrelatos). (CORSO, p. 23, 2013)
No contexto da aprendizagem em sala de aula ou em setting de atendimento clínico, a metacognição pode ser avaliada com objetivos claros, a forma como irá desenvolver a atividade proposta e o resultado e com metas a cumprir. 
Avaliação de metacognição
	Problema	Estratégia	Resultado
	Adição	Materiais concretos.	A criança aprendeu 
a somar.
Na função executiva, a avaliação é no sentido de determinar quais são as funções específicas envolvidas em cada teste e perceber quais os aspectos propriamente executivos nas diferentes tarefas utilizadas. A avaliação neuropsicológica de funções executivas segue o modelo de pesquisa. (CORSO, p. 26, 2013).
A avaliação metacognitiva se apoia em domínios específicos do conhecimento, como leitura, matemática, física etc., e a metacognição segue um modelo ecológico de construção. (CORSO, p. 23, 2013)
Avaliação da função executiva e metacognição
Diferenças entre metacognição e função executiva
O conceito de funções executivas estabelece relação com os conceitos da neuropsicologia e o conceito da metacognição é derivado das teorias psicológicas cognitivas. (CORSO, p. 26, 2013)
Ambas funções (executivas e metacognição) descrevem as atividades mentais de planejamento, monitoramento e controle das próprias ações e aprendizagem, porém com formas diferentes de serem avaliadas.
 
 
 
Avaliação neuropsicológica, funções executivas e metacognição
Corso explana que “Nem no plano teórico nem no nível empírico, encontramos formas acabadas e consensuais em termos de definições ou de formas de avaliação”. É importante atentar-se para a multiplicidade de elementos sem descuidar dos aspectos integrativos da capacidade metacognitiva e das capacidades executivas. (CORSO, p. 26, 2013).
 
 
 
Avaliação neuropsicológica, funções executivas e metacognição
Baseado nos conceitos de função executiva e metacognição, como podemos elaborar uma intervenção para a aprendizagem?
Questão para reflexão
Livro-texto: Unidade – IV – 4.3 Avaliação neuropsicológica, funções executivas e metacognição.
Artigo: CORSO, Helena Vellino. Metacognição e funções executivas: relações entre os conceitos e implicações para aprendizagem. Psicologia: teoria e pesquisa, jan./mar. 2013, v. 29, n.1. pp. 21-29.
Livro: DIAS, Natália Martins. Intervenção neuropsicológica infantil: da estimulação precoce-preventiva à reabilitação. São Paulo: Pearson Clinical Brasil, 2019.
Sugestão de materiais para reflexão da resposta
ATÉ A PRÓXIMA!

Continue navegando