Aula_07

Disciplina:Análise Textual6.598 materiais166.566 seguidores
Pré-visualização1 página
AULA 1
*

BEM-VINDO À DISCIPLINA
ANÁLISE TEXTUAL
Prof. Roberto Paes
AULA 7

AULA 1
*

Conceitos a serem vistos nesta aula
- Tópico frasal
- Construção de parágrafos: função e estrutura
AULA 7

AULA 1
*

http://www.youtube.com/watch?v=gKjoJ-GNe20
AULA 7

AULA 1
*

Parágrafo é a menor unidade de análise um texto, e consiste tipicamente de uma ideia, pensamento ou ponto principal, acompanhado por detalhes que o complementam.

Cada novo parágrafo de um texto é concebido sobre o que veio antes, e prepara para o que vem adiante, de forma a se ter um encadeamento lógico e coerente.
Conceituando parágrafo...
Nos textos poéticos, a unidade de análise é o verso. Um conjunto de versos forma uma estrofe. A estrofe funciona como um parágrafo no poema.
AULA 7

AULA 1
*

 A Constituição da República de 1988 prevê, em seu artigo 227, que serão assegurados às crianças e aos adolescentes, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. A garantia de tais direitos é um dever da família, da sociedade e do Estado que devem, ainda, proteger as crianças e adolescentes de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

 O aludido dispositivo constitucional traduz a doutrina da proteção integral, que se orienta pela ideia de que as crianças e os adolescentes são titulares (sujeitos) de direitos, sendo certo que sua especial condição de pessoas em desenvolvimento demanda particulares relações com a família, a sociedade e o Estado.
Estudo de caso: parágrafo como continuidade de um texto
AULA 7

AULA 1
*

O tópico frasal
A idéia central do parágrafo é enunciada através de um período (ou, eventualmente, trecho dele) denominado tópico frasal. Esse período orienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos.

Muitas vezes, um parágrafo é composto por só um período, embora isso possa indicar um possível erro de “organização” ou falta de aprofundamento.
O tópico frasal é uma espécie de núcleo principal, do qual outras ideias serão desenvolvidas, sempre ligadas à ideia apresentada no tópico. Caso o assunto ou abordagem presente no tópico frasal mude, muda-se de parágrafo.
AULA 7

AULA 1
*

Para construir um parágrafo dissertativo/argumentativo: levantamento de ideias
 Ideia central:
A preocupação com o meio ambiente deixou de ser um assunto somente para ecologistas.

Outras ideias/informações possíveis:

 A Região Amazônica sofre queimadas e desmatamentos diariamente.

- O Brasil é o 4º maior poluidor do clima no mundo - cerca de 75% das emissões vêm dos desmatamentos e queimadas, principalmente na região.
AULA 7

AULA 1
*

Como ficaria o parágrafo?
A partir da junção das ideias, através de elementos coesivos, é possível construir um parágrafo, liderado pelo tópico frasal e pela correlação das ideias adjacentes a ele.
A preocupação com o meio ambiente deixou de ser um assunto somente para ecologistas. A Região Amazônica, por exemplo, sofre queimadas e desmatamentos diariamente. Isso fez com que o Brasil se tornasse o 4º maior poluidor do clima no mundo, pois cerca de 75% das emissões de monóxido de carbono vêm dos desmatamentos e queimadas, principalmente naquela região.
AULA 7

AULA 1
*

Os gêneros textuais mais comuns ao tipo narrativo são notícia, informe, conto, crônica e romance.
O texto narrativo normalmente se organiza a partir das seguintes perguntas (nem todas precisam estar presentes):

O quê?
Quem?
Quando?
Como?
Por quê?
Outras informações relevantes?
Estrutura do texto narrativo
AULA 7

AULA 1
*

Organização dos parágrafos do texto narrativo
1º parágrafo – O quê? Quem? Quando?
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, disse nesta terça-feira que pretende decidir até o dia 23 de abril sobre o pedido de intervenção federal no governo do Distrito Federal, apresentado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

2º parágrafo – Como? Por quê?
Como Mendes deixa a presidência do STF no dia 23, o ministro disse que sua disposição é levar a questão ao plenário da Corte até a data.
AULA 7

AULA 1
*

Estrutura do texto dissertativo
O texto dissertativo (também denominado expositivo, ou informativo) normalmente se organiza a partir das seguintes etapas (nem todas precisam estar presentes):

 Definição
 Contextualização histórica
 Características
 Finalidades/objetivos
 Exemplos/aplicações
AULA 7

AULA 1
*

Organização dos parágrafos do texto dissertativo
1º parágrafo – Definição
A globalização corresponde ao envolvimento de várias economias no mercado internacional, ou a interdependência comercial entre os países. 2º parágrafo – Finalidades Ela tem promovido a diminuição do mundo, diminuição esta ocasionada pela modernização dos transportes, por exemplo.
3º parágrafo – Exemplos/aplicações
Entretanto, uma das aplicações mais importantes é a modernização dos meios de comunicação que atuam em nível global, através de aparelhos como telefone celular, fax, televisores a cabo e internet, fazendo com que as pessoas mantenham contato em tempo real, estejam onde estiverem.
AULA 7

*

*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*