Buscar

APA - SISTEMA DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APA – SISTEMA DE CANAIS DISTRIBUIÇÃO
Prezado(a) aluno(a), proponho para essa atividade mapa abordarmos o tema biometria e seus usos para o varejo.
Vimos em nossas aulas que a cada dia, as novas tecnologias vem ampliando sua importância no desempenho do setor varejista, tanto na eficiência operacional, como vantagem competitiva e, principalmente, como novas formas de atendimento e relacionamento com o consumidor. Contudo, a tecnologia, por si só, não representa vantagem competitiva para o varejista; apenas quando adequada ao posicionamento escolhido, implementada corretamente e gerenciada com destreza é que a tecnologia dá frutos como elemento de inovação.
Las Casas (2007, p. 64) lista uma série de inovações que já estão implementadas no varejo, entre elas: Check-out automático, Auto-scanning, Redes sem fio, Cartões Inteligentes, Biometria, Registro e sincronização de dados, Código eletrônico de produto.
Sistemas Biométricos no Varejo: para essa atividade vamos destacar o uso dos sistemas biométricos no varejo. De acordo com Las Casas (2007, p. 64) a biometria é o uso de características físicas, específicas de cada consumidor, como, por exemplo, as digitais, retina, mãos e  linhas do rosto como meio de identificação e autenticação do usuário para acesso e liberação de compras, aumentando o nível de segurança contra fraudes aos estabelecimentos.
Nesse sentido, podemos compreender o controle biométrico como uma forma de identificação das pessoas que estão liberadas para utilização do sistema de informação por meio de identificações físicas e comportamentais, entre as mais frequentes estão: fotografia do rosto, impressões digitais, geometria da mão, leitura da íris, padrão de vasos sanguíneos na retina do olho humano, voz, assinatura, dinâmica de digitação dentre outras medidas biométricas.
Algumas empresas já estão adotando esse tipo de controle de acesso e também com aplicações de pagamento. No varejo já existem inúmeros caso de sistemas de pagamento que aceitam a biometria como recurso de acesso e terminais e aplicativos de compra/pagamento.
A partir do enunciado, responda as questões a seguir:
1) Pesquise na internet sobre sistemas de biometria utilizados pelo varejo e relacione algumas das novidades que acredita ser mais relevante para o setor. 
Biometria digital oferecida pelos sistemas bancários, e, o desbloqueio biométrico do aparelho de telefone.
2) Escolha uma das opções encontradas e aponte os benefícios dessa tecnologia para as empresas e consumidores.
O sistema de biometria digital oferecida pelos bancos oferece benefícios como segurança e controle de finanças, agilidade para serviços bancários, alta confiabilidade e baixo custo comparados a outros tipos de sistemas biométricos. 
A biometria se torna uma medida eficaz para combater fraudes nos sistemas bancários e reduzir perdas financeiras dos seus clientes. A autenticação por impressão digital, já consegue barrar entre 70% e 80 % das tentativas de fraudes no sistema bancário. 
3) Comente sobre algum problema com falha de segurança que você ou alguém que você conheça tenha sofrido, pode ser em compras online, transações financeiras ou até mesmo em lojas físicas.
Uma falha de segurança que já aconteceu comigo, foi quando perdi meu cartão de credito que é de aproximação e o mesmo foi utilizado por terceiros, então tive um desgaste grande com a financeira do meu cartão de credito. Então hoje vejo que o sistema de aproximação é muito pratico, mas um sistema de pouca segurança, por isso hoje opto por cartões que solicite apenas senhas.

Outros materiais