Buscar

Relatorio de Anatomia Humana

Prévia do material em texto

Aluna: Ana Hellen Barbosa de Souza 
Matrícula: 01228757
Curso: Farmácia 
Polo: Boa Viagem
ARTROLOGIA
	
Artrologia se trata do estudo das articulações que é a união de duas ou mais peças osseas ou cartilaginosas por meio de feixes fibrosos ou fibro cartilagenosas apresentando ou não movimentos. As articulações são classificadas conforme a sua estrutura e a sua mobilidade. As articulações ditas imoveis, por exemplo as articulações do crânio que são separadas por uma fina camada de tecido fibroso, chamado de ligamento sutural e as articulações que possuem movimenta. 
As atirculações que possuem movimento são divididas em 4 grupos: deslizantes, angulares, circundução e rotação que são combinados, produzindo assim uma infinidade de possibilidades nas articulações. 
Elas são classificadas de acordo com a sua mobilidade que apresentam-se em tres classes: Sinartroses ou Fibrosas que são articulações onde os ossos estão quase em contato direto sendo interpostas por tecido conjuntivo fibroso onde não há movimento apreciável. Ex: as articulações dos ossos do crânio. São divididas ainda em tres gêneros, sidesmose, sutura e gonfose.
Anfiartrose ou Cartilagíneas, é uma articulação onde as superficies articulares são unidas por tecido cartilaginoso e permitem apenas diminutivos movimentos e são divididas em dois gêneros: Sincondrose que são encontrados entre a epífise e a diafise nos ossos logos das crianças e entre as costelas e as cartilagens costais.
A sinfise é um tipo de angiartrose onde a superficie ossea estão interpostas por discos fibrocartilaginosos achatadas.
A diartrose, são articulações com superficies articulares e são recobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos. As diartroses são divididas em gêneros: artropodia ou plana, tropóide, trocoide ou pivô, troclear ou ginglino, candilar, sela, esferoide ou enartrose.
 
Aluna: Ana Hellen Barbosa de Souza 
Matrícula: 01228757
Curso: Farmácia 
Polo: Boa Viagem
SISTEMA DIGESTÓRIO
O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal até o ânus sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrointestinal. As estruturas incluem: boca, faringe, esofâgo, estomâgo, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus, o comprimento do trato gastrointestinal é de cerca de 9 metros.
Os orgãos acessorios do trato digestório são os dentes a língua, as glândulas salivares o fígado, vesícula biliar e o pâncreas. Os dentes auxiliam no rompimento físico do alimento e a língua auxilia na mastigação e na deglutição. Os demais orgãos acessorios não entram em contato direto com o alimento. Eles produzem ou armazenam secreções que passam para o tubo digestivo e auxiliam na decomposição química do alimento.
A faringe é um tubo que se estende da boca até o esofâgo e apresenta sua parede muito espessa devido ao volume dos musculos. O movimento do alimento da boca para o estomâgo é realizado pelo ato da deglutição e facilitada pela saliva e muco, envolvendo a boca, a faringe e o esôfago. A faringe pode ainda ser dividida em três partes: nasal, oral e laríngea.
O esôfago é um tubo muscular que se estende entre a faringe ao estomâgo. Localiza-se posteriormente a traquéia, iniciado na altura da setima vertebra cervival. O esôfago é formado por três porções: porção cervical, porção toracica e porção abdominal.
O estomâgo está situado no abdome, logo abaixo do diafragma, anteriormente ao pâncreas, superior ao duodeno e a esquerda do fígado parcialmente coberto pelas costelas. E está localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o figado e o baço.
O estomâgo é dividido em quatro áreas principais: cárdia, fundo, corpo o piloro. Tem como função: digestão do alimento, secreção do suco gástrico, secreção de hormônios gastrico e absorção de pequenas quantidades de água.
O intestino delgado é de cerca de sete metros de comprimento podendo variar entre cinco e oito metros. Consiste em duodeno, jejuno e íleo e estende-se do piloro até a junção ileocecal onde o ileo une-se ao ceco, a primeira parte do intestino grosso. Os principais eventos da digestão é absorção que ocorre nele e portanto, sua estrutura é especialmente adaptada para essa função.
O intestino grosso mede cerca de 6,5 centimetros de diamentro e 1,5 metros de comprimento. Ele se estende do íleo até o ânus e esta fixo a parede posterior do abdomêm pelo mesecolo. Absorve água fazendo com que o alimento tome consistência e forme o bolo fecal. O intestino grosso é dividido em 4 partes principais: ceco, cólon, reto e ânus. Tem como função absorção de águae de eletrólitos, síntese de vitaminas pelas bactérias intestinais, armazenagem temporária dos residuos e defecação (eliminação de residuos).
O esfíncter anal interno é o mais profundo e resulta de um espessamento de fibras musculares lisas circulares, sendo consequentemente involuntário.
 Aluna: Ana Hellen Barbosa de Souza 
Matrícula: 01228757
Curso: Farmácia 
Polo: Boa Viagem
SISTEMA CARDIOVASCULAR
O sistema cardiovascular é responsavel por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo que dessa forma nossas celulas recebam oxigênio e nutrientes. Esse sistema é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos.
O sistema vascular é formado pelas seguintes estrutura: coração que é o orgão responsável por garantir o bomboamento do sangue é um orgão muscular formado por quatro câmaras dois atrios e dois ventrículos. Os átrios são as câmaras responsáveis por garantir o recebimento do sangue no coração enquanto os ventriculos são as câmaras responsáveis por garantir o bombeamento do sangue para fora do coração.
O átrio esquerdo recebe sangue rico em oxigênio já o átrio direito sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico. Temos a presença de 4 válvulas que impedem o refluxo do sangue, permitindo assim fluxo continuo. O coração apresenta três camadas ou túnicas. o endocárdio que é a camada mais interna o miocardio que é a camada média responsável por assegurar que o sangue seja bombeado e o miocárdio que é a camada mais espesa do coração e temos ainda o epicardio que é a camada mais externa.
O coração ainda é capaz de contrair e relaxa sendo chamada a contração de sistole e o relaxamento de diastole. Quando ele contrai bombeia sangue e quando relaxa se enche de sangue.
As artérias são vasos que levam o sangue a partir do coração para os orgãos e tecidos do corpo. Nas artérias, o sangue corre em alta pressão. Já os capilares são vasos sanguineos que garatem a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos do corpo.
As veias são os vasos que garatem que o sangue retorne ao coração. Nesses vasos, o sangue corre em baixa pressão que é para evitar o reflexo do sangue.
Aluna: Ana Hellen Barbosa de Souza 
Matrícula: 01228757
Curso: Farmácia 
Polo: Boa Viagem
OSTEOLOGIA
É o estudo dos ossos. O esqueleto atua na movimentação do corpo na proteção dos orgãos vitais e apresenta uma relação com a formáção de celulas sanguíneas, uma vez que a médula vermelha é encontrada nos ossos, serve como local de sustentação dos músculos, garante o movimento do corpo e funciona como locais de armazenamento de sais como cálcio.
Os ossos do esqueleto são: Crânio onde nos temos dois paetais, dois temporais, um occipital, um frontal, um esfenoide, um etmoide, seis assículos auditivos, ossos suturais.	Os ossos da face que são: dois maxilar, dois zigomático, dois nasais, dois lacrimais, dois conchas nasais, dois palatinos, uma mandibula e um vômer.
A coluna vertebral é composta pelas vertebaras cervicais que são sete vertebras doze vertebras torácicas e cinco lombares e temos ainda as vertebras que formam o sacro e aqueles que formam o coccix. Os ossos do membros superiores são clavícula, escápula, umero, ulna, rádioe ossos do carpo. Os metacarpos que são ossos da mão que são formados por cinco ossos iguais de forma alongada que se articulam com os ossos do carpo e com as falagens.
Os ossos do metacarpo são numerafos do I A V a partir do polegar. As falagens correspodem aos dedosdo polegar indicador, média, anelar e auricular no total temos 14 falagens. Cada dedo apresenta trés falagens. O polegar tem apenas 2. As falagens são classificadas em: Falagens Proximais: localizadas na base dos dedos; Falagens Médias: entre as falagens proximais e as distais. Não existe no dedo polegar. Falagens distais: localizadas nas pontas dos dedos.
Ossos dos membros inferiores: fêmur, patela,tibia, fibula, ossos do tarso, metatarso que constituem um grupo de cinco ossos, falagens formam os dedos. O halux (dedão do pé) é formado por duas falagens, enquanto os dedos menores possuem três falagens.

Continue navegando