Buscar

Joyce Rocha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRIMEIRA AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 
ELEMENTOS DE ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO 
SEMESTRE 2021/01
Nome: Joyce Rocha                                                      Matrícula: 18211021127
Polo: SFR
NOTA FINAL DO AD 1: 8,0
 Questão 1 (3,0 pontos) 	Comment by Bianca Reis: NOTA: 3,0 / 3,0
Dentre as imagens A e B abaixo, qual melhor expressa uma comunidade e qual melhor expressa uma população? Dentre as imagens C e D, qual melhor expressa um ecossistema? Justifique a sua resposta para todos os casos.
R: Na imagem A expressa uma comunidade, pois nela conseguimos enxergar varias espécies de plantas diferente em um mesmo local, na imagem B temos uma população, pois encontramos indivíduos de uma mesma espécie em um determinado local; 
A imagem que melhor expressa um ecossistema é a letra C, porque só podemos considerar um ecossistema todos os conjuntos de seres vivos e solos orgânicos. Também são produtos das comunidades vegetais terrestres e não vivo existente naquele determinado local além de fatores abióticos que são componentes físicos e químicos do local.
FONTES: Elemento da ecologia e conservação. V.I. / Benedita Aglai O.da. Silva .2 ed- Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2007. Aula 2 pag.:26, aula 3 pag.: 44	Comment by Bianca Reis: Atenção no formato das Referências.NOTA: 0,5
 
Questão 2 (2,0 pontos) 	Comment by Bianca Reis: NOTA: 1,47 / 2,0
Analise as seguintes situações abaixo: 
1. Em escala global, um dos grandes problemas de saúde vivenciados atualmente é o surgimento de superbactérias, as quais são resistentes a praticamente todos os tipos de antibióticos já produzidos. As cerca de milhares de bactérias capazes de promover doenças aos seres humanos – chamadas bactérias patogênicas -, ao se reproduzirem em escala de minutos e, assim, muito rapidamente acometer os seus hospedeiros humanos, podem também gerar, de forma aleatória, variantes resistentes aos antibióticos outrora eficazes no combate a esses microorganismos. 
2. Fêmeas de certas espécies de salmão produzem cerca de milhares ovos em um único evento reprodutivo (de 2 mil a 17 mil ovos, dependendo da espécie), e frequentemente morrem dias após tal evento. Nesses casos, não há cuidado dos ovos ou filhotes por parte dos parentais. Em contrapartida, peixes ciclídeos depositam poucas dezenas de ovos por eventos reprodutivos, e tanto machos quanto fêmeos são capazes de cuidar dos ovos ao carregá-los em partes do corpo, como a boca.
Qual situação expressa um exemplo de demanda conflitante, e qual situação expressa um exemplo de seleção natural? Justifique a sua resposta para ambas as situações.
R: Exemplo 1 é sobre seleção natural, pois relata sobre o aparecimento de bactéria resistente e quando encontrado um hospedeiro gera uma grande reprodução criando variantes capazes de ser mais resistente do que a anterior. E seleção natural é a lei do indivíduo mais apto a sobreviver e que passa suas características mais vantajosas aos seus descendentes.	Comment by Bianca Reis: Como ocorre?
Exemplo 2 é sobre demandas conflitantes, quando citado no exemplo sobre a espécie fêmea do salmão relata uma falta de cuidado com seus filhotes, por ter uma grande reprodução e com pouco dia de nascido muitos morrem, no outro exemplo dado nessa mesma frase são os peixes ciclídeos que produzem em menores quantidades de ovos e tem o cuidado parental maior, tendo assim o conflito de tempo para reprodução de seus descendentes.	Comment by Bianca Reis: Qual termo teórico que pode ser utilizado de maneira mais adequada ?
FONTE: Rodrigues, D. 2013. Demandas Conflitantes: Um fenômeno central em Ecologia dos indvíduos. UFRJ, Departamento de Ecologia. Disponível em http://graduacao.cederj.edu.br/ava/login/index.php 	Comment by Bianca Reis: NOTA: 0,5
Questão 3 (2,0 pontos)  	Comment by Bianca Reis: NOTA: 1,8 / 2,0
 Nos seres vivos, o metabolismo é um processo bioquímico permanente e de vital importância.  Aponte uma etapa do metabolismo que exemplifica os preceitos da primeira lei da termodinâmica, bem como uma etapa que exemplifica os preceitos da segunda lei. Justifique a sua resposta para ambos os casos (ao fazê-lo, não se esqueça de mencionar o nome de ambas as leis).
R: A primeira lei da termodinâmica é a Cinética e a fase do seu metabolismo é o anabolismo porque ela apresenta que a energia não pode ser criada e nem destruída, ou seja, não perde nada, apenas se transforma em uma energia adequada para o organismo. 	Comment by Bianca Reis: Qual nome da primeira lei ?Resposta incompleta .
A segunda lei é a entropia que mede a desordem de um sistema, e a fase do seu metabolismo é o catabolismo porque ela afirma que nenhum processo envolvendo uma transformação de energia ocorrerá espontaneamente a menos que haja uma degradação de energia de uma forma concentrada para uma forma mais dispersa.
FONTES: Elemento da ecologia e conservação. V.I. / Benedita Aglai O.da. Silva .2 ed- Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2007. Aula 9, pag.: 143	Comment by Bianca Reis: NOTA: 0,5OK
FONTE: Rodrigues, D. & Bento, L. F. J. 2014. Termodinâmica nos sistemas biológicos. UFRJ, Departamento de Ecologia. Disponível em http://graduacao.cederj.edu.br/ava/login/index.php 
 
Questão 4 (3,0 pontos) 	Comment by Bianca Reis: NOTA: 1,75 / 3,0
 Tanto condições quanto recursos são fatores do ambiente que influenciam a sobrevivência, o desenvolvimento e, em alguns casos, a reprodução dos organismos. Igualmente, tanto condições quanto recursos podem ser fatores limitantes aos organismos.
Com base nas semelhanças acima existentes entre condições e recursos, responda: 
 1. O que diferencia as condições dos recursos?
Condições se referem a todos os fatores físicos e químicos do ambiente, ou seja, todas as condições fornecidas pela natureza para influenciar na sobrevivência e na funcionalidade e o desempenho do organismo. Sendo um fator essencialmente abiótico, pois é representado por fatores químicos (salinidade,  pH entre outros) e físico (temperatura, umidade, água).
Já recursos são fatores do ambiente requeridos pelos organismos. Podendo ser considerado um fator abiótico porque ele engloba nos alimentos (luz, água e nutrientes) nos espaços (abrigo, acasalamentos) e os parceiros que são animais do mesmo sexo para a reprodução, além de ser também considerado um fator bióticos que é quando um organismo influencia nos seres vivos.	Comment by Bianca Reis: De que forma isso ocorre ?Qual exemplo podemos citar aqui ?
2. Quais desses fatores são essencialmente abióticos e qual pode ser tanto biótico quanto abiótico? Forneça exemplos para ambos os casos:	Comment by Bianca Reis: Atenção ao enunciado da questão, procure ao elaborar a resposta verificar se nela você aborda todos os pontos solicitados no enunciado.Condição ou Recurso? Não especificou 
Fatores bióticos são o temperatura, luminosidade, água, precipitação, umidade, salinidade, pressão atmosférica, pH, ventos, campo magnético;	Comment by Bianca Reis: Atenção , verificar o conceito .
Fatores bióticos e abióticos são as luzes, água, ventos.
FONTES: Elemento da ecologia e conservação. V.I. / Benedita Aglai O.da. Silva .2 ed- Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2007. Aula 4, pag.: 54	Comment by Bianca Reis: NOTA: 0,5
Rodrigues, D. 2013. Condições, recursos, nicho ecológico e habitat. UFRJ, Departamento de Ecologia. Disponível em http://graduacao.cederj.edu.br/ava/login/index.php 
PRIMEIRA AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 
 
ELEMENTOS DE ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO 
 
SEMESTRE 2021/01
 
N
ome: Joyce Rocha 
 
Matrícula: 18211021127
 
Polo: SFR
 
NOTA FINAL 
DO AD 
1:
 
8,0
 
 
 
Questão 1 (3,0 pontos) 
 
Dentre as imagens A e B abaixo, qu
al melhor expressa uma comunidade e qual 
melhor expressa uma população? Dentre as imagens C e D, qual melhor expressa 
um ecossistema? Justifique a sua resposta para todos os casos.
 
R: Na imagem 
A 
expressa uma comunidade, pois nela conseguimos enxergar vari
as 
espécies de plantas diferente em um mesmo local, na imagem 
B
 
temos uma população, 
pois encontramos indivíduos de uma mesma espécie emum determinado local; 
 
A imagem que melhor expressa um ecossistema é a letra 
C
, porque só podemos 
considerar um ecossis
tema todos os conjuntos de seres vivos e solos orgânicos. 
Também são produtos das comunidades vegetais terrestres e não vivo existente naquele 
determinado local além de fatores abióticos que são componentes físicos e químicos do 
local.
 
FONTES: Elemento d
a ecologia e conservação. V.I. / Benedita Aglai O.da. Silva .2 ed
-
 
Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2007. Aula 2 pag.:26, aula 3 pag.: 44

Continue navegando