Buscar

atividade contextualizad quimica medicinal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Qual a (s) classe (s) de medicamento (s) faz (em) parte a amoxicilina e o clavulanato? 
Pertencem ao grupo farmacológico do antibióticos betalactâmicos.
2. Qual o mecanismo de ação de cada um deles? Explique.
 É um antibiótico de amplo espectro que possui a propriedade de atuar contra microrganismos gram-positivos e gram-negativos, produtores ou não de betalactamases. A amoxicilina é uma penicilina semissintética com amplo espectro de ação e deriva do núcleo básico da penicilina, o ácido 6-aminopenicilânico. O ácido clavulânico é uma substância produzida pela fermentação do Streptomyces clavuligerus, que possui a propriedade especial de inativar de modo irreversível as enzimas betalactamases, permitindo dessa forma, que os microrganismos se tornem sensíveis à rápida ação bactericida da amoxicilina.
 
3. Cite os principais derivados penicilínicos, correlacionando suas modificações estruturais e sua atividade farmacológica.  
A penicilina é o composto natural, já a amoxicilina é um composto semissintético e os dois pertencem ao grupo betalactâmicos.
 
Amoxicilina
Penicilina 
As penicilinas são antibióticos bactericidas, que atuam inibindo a síntese da parede celular bacteriana, interferindo na transpeptidação, tanto de bactérias gram-positivas quanto de gram-negativas.
Amoxicilina Inibe a divisão celular e o crescimento, produz lise e elongação de bactérias sensíveis, em particular as que se dividem rapidamente, que são, em maior grau, a ação das penicilinas. Tem rápida ação bactericida e perfil de segurança de uma penicilina.
Explique porque o clavulanato de potássio foi associado ao tratamento, e não apenas a amoxicilina. 
A presença do ácido clavulânico em amoxicilina clavulanato de potássio protege a amoxicilina da degradação pelas enzimas beta-Iactamases, e estende de forma efetiva o espectro antibacteriano da amoxicilina por incluir muitas bactérias normalmente resistentes à amoxicilina e a outras penicilinas e cefalosporinas. Assim, amoxicilina + clavulanato de potássio possui as propriedades características de antibiótico de amplo espectro e inibidor de beta-Iactamase.

Continue navegando