Buscar

PORTIFÓLIO INFORMÁTICA 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Grupo Educacional FAVENI
Aluno: Cintia Nunes dos Santos
Graduando em Serviço Social
1 PORTIFÓLIO REFERENTE A INFORMÁTICA – AULA 06
Nessa situação, é indicada a utilização de uma VPN (rede virtual privada). Na Internet, funciona como um túnel que criptografa os dados tornando a rede segura. O benefício de usar uma VPN segura é garantir o nível apropriado de segurança aos sistemas conectados quando a infraestrutura de rede não puder fornecê-lo.​​​​​​​​​​​​​​
Ao passo em que as empresas crescem e a tecnologia evolui, a mobilidade e os métodos de trabalho naturalmente avançam para além dos limites dos escritórios. Ao aumentar a capacidade de conectividade, as corporações precisam olhar com mais cuidado para as ameaças que podem ser geradas como consequência a esta realidade.
Quando o assunto é interligação entre unidades de negócios, envolvendo diferentes localidades, VPN é um tema fortemente abordado e amplamente difundido no mercado.
A VPN (Virtual Private Network) possibilita o tráfego de dados de forma privada em estruturas de redes públicas ou compartilhadas (normalmente não seguras), utilizando recursos de tunelamento e criptografia para garantir a segurança.
O conteúdo deste visa esclarecer pontos associados ao uso de VPN cliente em estruturas corporativas, através da apresentação de conceitos e cenários onde a tecnologia pode ser aplicada.
Sob um ponto de vista de topologia, existem duas categorias principais de conexões VPN.
Client to Site ou (Remote Access) e Site to Site ou (Gateway to Gateway).
A diferença entre elas é simples: a VPN Client to Site é caracterizada por conexões pontuais de usuários remotos à rede (single user). Em contrapartida VPNs Site to Site tratam de conexões remotas entre redes inteiras.
Segurança da informação é um tema estratégico da gestão de negócios que nunca pode ser deixado de lado. Seus desvios interferem no bom andamento das atividades rotineiras, no alcance dos resultados planejados e na sobrevivência e reputação de uma empresa.
1 PESQUISA INFORMÁTICA - AULA 06
A internet é o conjunto de redes de computadores que, espalhados por todas as regiões do planeta, conseguem trocar dados e mensagens utilizando um protocolo comum. Este protocolo compartilhado pela internet é capaz de unir vários usuários particulares, entidades de pesquisa, órgãos culturais, institutos militares, bibliotecas e empresas de todos os tipos em um mesmo acesso.
Informática básica é o conjunto de conhecimentos e habilidades mínimas para que um indivíduo seja parte do processo de inclusão digital. Entre os conhecimentos da informática básica, podemos destacar o conhecimento das peças fundamentais dos computadores (hardware), funcionamento de cabos, fios e conexões diversos, navegação em páginas da internet, utilização de softwares de edição de texto, tabelas, gráficos, cálculos, edição de vídeo e imagem, etc.
No contexto profissional, saber informática básica significa estar consciente de como os sistemas modernos funcionam, além de simplesmente operá-los. Isso é, entender os mecanismos por trás das ferramentas.
Na informática podemos distinguir três componentes básicos: Hardware - responsável pelo processamento dos dados. É o elemento físico. Software - responsável pela organização e metodologia no qual os dados serão processados.
Ter conhecimentos básicos de informática significa saber:
· usar um computador;
· acessar a internet;
· usar navegadores e motores de busca;
· criar e salvar arquivos;
· organizar pastas;
· criar planilhas e gráficos básicos;
· conectar dispositivos em cabo USB;
· ter noções sobre o sistema operacional do computador.

Continue navegando