Buscar

ATIVIDADE DE VERIFICAÇÃO historia 20_04

Prévia do material em texto

ATIVIDADE
	
	Curso:
	PEDAGOGIA
	Nota :
	
	
	Disciplina:
	METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
	Data:
	20/04
	Professor: Dr. Fabrício Herbeth Teixeira da Silva
	Discente:
1 - Pensando o mundo social o Brasil avançou nas politicas públicas e a partir da promulgação da Lei 11.645 em março de 2008, institui-se a obrigatoriedade do ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” nas escolas. Dentre as motivações que explicam a promulgação dessa lei está: 
a) a compreensão das relações harmoniosas estabelecidas entre brancos, indígenas e negros na história brasileira. 
b) a necessidade da abordagem folclorizada e pitoresca do legado deixado por índios e africanos na cultura brasileira. 
c) a prioridade de construção de um currículo adequado exclusivamente às escolas indígenas e de comunidades quilombolas. 
d) o esforço para fortalecer a política nacional de educação voltada para a igualdade étnico-racial.
e) política de valorização do mito da Democracia Racial.
2 - A Constituição Federal de 1988, assegura às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. A coordenação das ações escolares de educação indígena está, hoje, sob responsabilidade do Ministério de Educação, cabendo aos estados e municípios, a sua execução. Deste modo, as propostas pedagógicas para os povos indígenas que optarem pela educação infantil devem: 
a) ofertar aos indígenas as quatro primeiras séries do ensino fundamental, respeitando seus modos de vida e suas visões de mundo. 
b) atribuir à educação indígena uma proposta pedagógica de formação e preparação para o trabalho. 
c) estabelecer diretrizes e parâmetros curriculares para os cursos de formação de professores da educação indígena. 
d) reafirmar a identidade étnica e a língua materna como elementos de constituição das crianças. 
e) trasmitir o saber do não indígena afim de preparar a criança para vida em sociedade
3 - De acordo com os PCNs, “a partir da constituição do Estado brasileiro a História tem sido um conteúdo constante do currículo da escola elementar. O Decreto das Escolas de Primeiras Letras, de 1827, a primeira lei sobre a instruçãonacionaldoImpériodoBrasil,estabeleciaque‘osprofessores ensinariam a ler, a escrever, as quatro operações de aritmética (...), a gramática da língua nacional, os princípios de moral cristã e de doutrina da religiãocatólicaeapostólicaromana,proporcionadasàcompreensãodosmeninos; preferindo, para o ensino da leitura, a Constituição do Império e História do Brasil’. O texto do decreto revelava que a escola elementar destinava-seafornecerconhecimentospolíticosrudimentares e uma formação moral cristã à população.” Enquanto uma utilizava-se do conhecimento histórico como catequese, um instrumento de aprender a moral cristã, a outra o utilizava para pretextos cívicos. (BRASIL, PCNs, 1997, p. 19). De acordo com o texto, a História a ser ensinada compreendia: 
a) História Medieval e História Indígena.
b) História de Portugal e História do Brasil.
c) História Sagrada e História Civil. 
d) História Antiga e História Moderna.
e) História Social e História Militar
4 - Assinale a alternativa que indica quais são os componentes curriculares obrigatórios decorrentes da LDB que integram as áreas de conhecimento das Ciências Humanas.
a) História, Sociologia.
b) História, Geografia, Filosofia.
c) Filosofia, Sociologia
d) História, Geografia, Filosofia, Sociologia.
e) Português, História, Ciências, Filosofia.
5 - Assinaleaalternativacorretasobreasmatériasindicadas expressamente na Lei Federal n° 12.888, de 20 de julho de 2010 (Estatuto daIgualdade Racial) como sendo de estudo obrigatório nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados.
a) História geral da África e História da população negra no Brasil.
b) Estudo dos problemas brasileiros e História geral da África.
c) História das populações indígenas no Brasil e História da população negra no Brasil. 
d) História das populações indígenas no Brasil e História geral da África.
e) Estudo dos problemas brasileiros e História das populações indígenas no Brasil. 
6 - Em relação ao ensino e aprendizagem de história para o primeiro ciclo, é correto afirmar: (BRASIL, PCNs, 1997, p. 39)
a) As crianças, desde pequenas, recebem pouca quantidade de informações sobre as relaçõesinterpessoais e coletivas, isso devido ao seu processo de desenvolvimento. Nesse sentido elas costumam fantasiar histórias. Cabe aos paiscontaraverdadedosfatosparaque elas se tornem um adulto bem informado.
b) “As crianças, desde pequenas, recebem um grande número de informações sobre as relaçõesinterpessoais e coletivas. Entretanto, suas reflexões sustentam-se, geralmente, em concepções de sensocomum. Cabe à escola interferir em suas concepções de mundo, para que desenvolvam uma observaçãoatenta do seu entorno, identificando as relações sociais em dimensões múltiplas e diferenciadas.”
c) As crianças brasileiras, desde pequenas, por não terem idade suficiente para compreenderem o mundo de forma global, conforme Piaget, ao relatar fatos históricos tendem a colocar como personagem central da narrativa a Mônica e o Cebolinha. Deste modo cabe a escola contextualizar sobre a vida de Maurício de Souza, autor da Turma da Mônica.
d) As crianças, desde pequenas, recebem pouca quantidade informações sobre as relaçõesinterpessoais e coletivas. 
e) Entretanto, suas reflexões sustentam-se, geralmente, em concepções de sensocomum. Cabe à escola interferir em suas concepções de mundo, para que desenvolvam uma observaçãoatenta do seu entorno,identificandoasrelaçõessociaisem dimensões múltiplas e diferenciadas.
7 - Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, não faz parte dos objetivos de História para o segundo ciclo:
a) caracterizar o modo de vida de uma coletividade indígena, que vive ou viveu na região, distinguindo suas dimensões econômicas, sociais, culturais, artísticas e religiosas; 
b) identificar diferenças culturais entre o modo de vida de sua localidade e o da comunidade indígena estudada; 
c) estabelecer relações entre o presente e o passado; 
d) identificar alguns documentos históricos e fontes de informações discernindo algumas de suas funções
e) utilizar apenas fontes oficiais, ou seja, documentos produzidos pelo Estado para leituras críticas e fundamentadas;
8 - Para Saviani (2004, p. 5) “As fontes estão na origem, constituem o ponto de partida, a base, o ponto de apoio da construção historiográfica que é a reconstrução, no plano do conhecimento, do objeto histórico estudado. Assim, as fontes históricas não são a fonte da história, ou seja, não é delas que brota e flui a história. Elas, enquanto registros, enquanto testemunhos dos atos históricos, são a fonte do nosso conhecimento histórico, isto é, é delas que brota, é nelas que se apoia o conhecimento que produzimos a respeito da história.” (SAVIANI, Dermeval. Breves considerações sobre fontes para a história da educação.  In. LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. Fontes, história e historiografia da educação. Campinas (SP): Autores Associados, 2004, p. 5.)Deste modo pode-se dizer que a fonte é uma espécie de:
a) matéria‐prima do historiador, aquilo de que ele se vale para fazer história e definir o futuro da humanidade.
b) matéria‐prima do historiador, aquilo de que ele se vale para fazer história, mas são consideradas fontes apenas os documentos oficiais.
	Questões
	Nº
	Alternativas
	
	
	A
	B
	C
	D
	E
	
	1.
	x
	
	
	
	
	
	2.
	
	
	x
	
	
	
	3.
	
	
	x
	
	
	
	4.
	
	
	
	x
	
	
	5.
	x
	
	
	
	
	
	6.
	
	x
	
	
	
	
	7.
	
	
	
	
	x
	
	8.
	
	
	
	
	x
	
	9.
	x
	
	
	
	
c) Historiador não se utiliza de fontes para (re)construir o passado.
d) matéria‐prima do historiador, aquilo de que ele se vale para fazer história, definindo de forma precisa e absoluta a verdade sobre o passado.
e) matéria‐prima do historiador, aquilo de que ele se vale para fazer história, aproximando-o da verdade sobre o passado.
9 - De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais “o saberhistórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de três conceitos fundamentais:” (BRASIL, PCNs, 1997, p. 29)
Assinale a alternativa correta:
a) o de fato histórico, de sujeito histórico e de tempo histórico.
b) a de fonte histórica, de sujeito histórico e de tempo histórico.
c) o de fato histórico, de sujeito do passado e de tempo presente.
d) a de fonte histórica, de sujeito social e de tempo passado.
e) o de fato histórico, de sujeito social e de tempo histórico.

Continue navegando

Outros materiais