Buscar

Etapas básicas para captação e tratamento de água

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Gradeamento 
O primeiro processo realizado após a captação da água nos reservatórios é a separação de sólidos, que podem ser galhos, folha ou até mesmo lixo. Esse processo consiste na passagem por uma sequência de grades, onde esses resíduos sólidos maiores ficam retidos. As grades devem ser de três espaçamentos diferentes, sendo elas de 4 a 10cm, considerada grande, de 2 a 4cm, média, e de 1 a 2cm as grades finas. 
2. Caixa de areia e calha Parshall
A remoção da areia acontece em caixas de areia, onde a mesma se deposita no fundo devido a sua densidade e maiores dimensões. O controle da vazão é fundamental nesta etapa uma vez que, a velocidade deve ser a ideal, evitando o carregamento da areia, ou a deposição de material orgânico. Para esse controle, é utilizada uma calha, chamada de calha Parshall.
3. Coagulação
Após essa previa separação, a água passa para um tanque onde acontecerá a coagulação, que usa da adição de agentes químicos como Sulfato de Alumínio para a aglutinação de partículas em suspensão para que as mesmas sedimentem mais rapidamente. 
4. Floculação e decantação
Com a aplicação de uma leve agitação, os coágulos formados pela adição dos sulfatos se chocam, fazendo com que formem flocos. Esse processo é chamado de floculação. Quando os flocos já estão grandes, os mesmos ficam mais pesados e acabam descendo, se sedimentando no fundo do tanque. 
5. Filtração
Após suas ter suas partículas sedimentadas, a água extravaza para outro tanque, onde passará por um sistema de filtros. Esses filtros consistem em camadas de areia, cascalho e carvão ativado, que irá reter o restante das impurezas presentes que passarem pelo processo de sedimentação, e também remover o odor.
6. Fluoretação e cloração
Terminado essas etapas, são feitos os processos de fluoretação e cloração, onde são adicionados cloro, para matar microrganismos, e Ácido Fluossilícico, que ajuda a evitar cáries. Feito esse processo, a água está própria para consumo, podendo ser distribuída para a população.

Continue navegando