Buscar

A1 - Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Devido à importância do orçamento público aprovado, as informações que possibilitam aos usuários compararem a execução orçamentária com o orçamento previsto facilitam a análise quanto ao desempenho das entidades do setor público. Tais informações instrumentalizam a prestação de contas e a responsabilização (accountability) e fornecem subsídios para o processo decisório relativo aos orçamentos dos exercícios subsequentes. A elaboração de demonstrativo que apresenta e compara a execução do orçamento com o orçamento previsto é o mecanismo normalmente utilizado para demonstrar a conformidade com os requisitos legais relativos às finanças públicas.”
 
NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE. NBC TSP Estrutura Conceitual, de 23 de setembro de 2016. Aprova a NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público. Brasília: Conselho Federal de Contabilidade. Disponível em: https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/nbc-tsp-do-setor-publico. Acesso em: 16 jun. 2020. 
 
Considerando todo o conteúdo estudado, reflita e aborde a respeito da importância do orçamento para a administração pública perante a sociedade e os órgãos de controle, identificando seu ciclo e princípios.
A definição de um orçamento é imprescindível para que a administração pública consiga atuar de maneira eficaz de modo a concretizar seu planejamento estratégico. 
Para que o orçamento seja posto em prática, é preciso levar em consideração os seus princípios que são:
· Programação: enfatiza o que expressa o orçamento por programas.
· Unidade: estabelece que os orçamentos devem obedecer a um padrão de estrutura, metodologia, conteúdo e expressão em todos os entes públicos que fazem parte de determinado poder.
· Universalidade: todos os itens que compõem o planejamento orçamentário devem constar nele, isto é, todas as receitas previstas e todas as despesas fixadas.
· Anualidade: Informa que o período de validade e execução do orçamento é de um ano.
· Exclusividade: Determina que o orçamento não poderá conter aspectos relacionados a assuntos que não digam respeito à previsão de receitas e a fixação de despesas.
· Clareza: é alcançado à medida que o orçamento possui uma linguagem clara e simples, de modo que todos os usuários que precisem acessá-lo possam compreendê-lo.
· Equilíbrio: determina que o total das despesas fixadas não poderá ultrapassar a totalidade de receitas previstas no orçamento, mantendo assim o equilíbrio financeiro.
Estes princípios devem ser levados em consideração em todo o processo orçamentário do setor público, que se inicia pela aprovação do Plano Plurianual (PPA) que deve estabelecer os projetos e programas de longa duração e definir objetivos e metas da ação pública de um período de quatro anos.
A partir do PPA, o poder executivo formula a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que deve definir as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas para o exercício subsequente, orientando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano seguinte, que deve estimar receitas e despesas para um exercício financeiro.
Estas ações são importantes para que possa haver transparência para a população no que diz respeito ao destino dos recursos públicos. Ainda que haja uma fiscalização dos Tribunais De Contas, é importante que a sociedade acompanhe de perto todo este processo desde a definição do PPA até a prestação de contas. Desta forma, espera-se que a máquina pública se torne cada vez mais eficaz.

Continue navegando