Buscar

Simulado bases fisicas para radiologia

Prévia do material em texto

10a
	9a
	8a
	7a
	6a
	5a
	4a
	3a
	2a
	
	2a
	3a
	4a
	5a
	6a
	7a
	8a
	9a
	
	          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	No Brasil, é adotado o Sistema Internacional de Medidas (S.I.). O órgão governamental por supervisionar e regular essa condição é o:
	
	
	 Certo 
	INMETRO
	 
	CNEN
	 
	INEA
	 
	VIGILÂNCIA SANITÁRIA
	 
	ANATEL
	Respondido em 12/09/2021 22:03:05
	
	Explicação: 
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Economia, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (SINMETRO).
	
	          Questão 
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	
	Para concluir um trabalho pedido pelo professor ao aluno, este teve que seguir os seguintes passos:
1º medir o comprimento natural da mola;
2º prender uma extremidade da mola em um suporte fixo no teto;
3º pendurar um bloco de massa m na outra extremidade da mola e mantendo-a parada;
4º medir a distensão da mola;.
Sendo o valor da distensão da mola igual a 40mm para uma rigidez elástica (constante elástica) igual a 500N/m. Assinale a alternativa com o valor da massa pendurada na mola. Adote g=10m/s^2.
	
	
	 
	m = 0,08 kg
	 
	m = 0,001 kg
	 Errado 
	m = 0,8 kg
	 
	m = 2000 kg
	 Certo 
	m= 2 kg
	Respondido em 12/09/2021 22:27:36
	
	Explicação: 
x = 40mm = 0,04m
k=500N/m
Usando a 2ª Lei de Newtons, temos:
Fr = m.a 
a = 0, pois a mola encontra-se em equilíbrio estático
Fel - P = 0
k.x - m.g = 0
500. 0,04 =m.10
m = 2 kg
	
	          Questão 
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	
	Óptica é a parte da Física que estuda fenômenos associados à luz. Divide-se em óptica geométrica e óptica física, de acordo com a forma que a luz se comporta. Sobre os fenômenos associados à propagação da luz assinale a alternativa que melhor descreve o fenômeno de REFRAÇÃO.
	
	
	 Errado 
	O ocorre quando o raio de luz incide sobre uma superfície que possui elétrons livres para se moverem e reagirem ao campo elétrico da luz. Esse movimento rearranja as cargas de forma a cancelar o campo da luz no interior do material, mas, como consequência, gera novos campos elétricos que se propagam para fora do corpo, os raios.
	 
	O ocorre quando o raio de luz incide sobre uma superfície que possui elétrons livres para se moverem e reagirem ao campo elétrico da luz. Sendo que as cargas elétricas, ao se agitarem, são freadas por algum mecanismo interno e dissipam sua energia internamente na forma de calor ao invés de remitir a energia na forma de luz.
	 Certo 
	A luz incidente não é capaz de mover elétrons. Como consequência, o campo elétrico penetra no meio óptico. Sendo assim as moléculas apenas se alinham com o campo elétrico, enfraquecendo esses campos de uma forma que gera redução na velocidade de propagação da luz. Tal redução, no entanto, ocorre no momento da transferência entre meios e se mantém constante, sem dissipar nenhuma energia a mais ao longo da propagação da luz.
	 
	Ocorre a ação independente dos raios, pois ao cruzarem-se, os raios de luz atravessam um ao outro sem alterar suas trajetórias.
	 
	Ocorrem à interação da luz com pequenos corpos, menores ou comparáveis ao seu comprimento de onda. Nesse caso, a luz altera sua trajetória, tornando-se difusa. Esse efeito é na verdade um reflexo do caráter ondulatório da luz, sendo mais intenso para luzes de comprimento de onda menor.
	Respondido em 12/09/2021 22:11:59
	
	Explicação: 
A luz incidente não é capaz de mover elétrons. Como consequência, o campo elétrico penetra no meio óptico. Sendo assim as moléculas apenas se alinham com o campo elétrico, enfraquecendo esses campos de uma forma que gera redução na velocidade de propagação da luz. Tal redução, no entanto, ocorre no momento da transferência entre meios e se mantém constante, sem dissipar nenhuma energia a mais ao longo da propagação da luz. (CORRETO: Essa é a descrição de REFRAÇÃO DA LUZ)
O ocorre quando o raio de luz incide sobre uma superfície que possui elétrons livres para se moverem e reagirem ao campo elétrico da luz. Sendo que as cargas elétricas, ao se agitarem, são freadas por algum mecanismo interno e dissipam sua energia internamente na forma de calor ao invés de remitir a energia na forma de luz.  (ERRADO: Essa é a descrição de ABSORÇÃO DA LUZ)
O ocorre quando o raio de luz incide sobre uma superfície que possui elétrons livres para se moverem e reagirem ao campo elétrico da luz. Esse movimento rearranja as cargas de forma a cancelar o campo da luz no interior do material, mas, como consequência, gera novos campos elétricos que se propagam para fora do corpo, os raios refletidos. (ERRADO: Essa é a descrição de REFLEXÃO DA LUZ)
Ocorrem à interação da luz com pequenos corpos, menores ou comparáveis ao seu comprimento de onda. Nesse caso, a luz altera sua trajetória, tornando-se difusa. Esse efeito é na verdade um reflexo do caráter ondulatório da luz, sendo mais intenso para luzes de comprimento de onda menor. (ERRADO: Essa é a descrição do EXPALHAMENTO DA LUZ)
Ocorre a ação independente dos raios, pois ao cruzarem-se, os raios de luz atravessam um ao outro sem alterar suas trajetórias. (ERRADO: Essa é a descrição do PRINCÍPIO DA AÇÃO INDEPENDENTE DOS RAIOS)
	
	          Questão 
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	
	Os processos de atração e repulsão de corpos eletrizados se devem a uma propriedade que está diretamente ligada a duas partículas elementares de um átomo: Os prótons e os elétrons. Um átomo é basicamente constituído de um núcleo, onde encontramos os prótons e nêutrons e, ao redor do núcleo, existe uma região denominada eletrosfera, onde movem-se outras partículas denominadas elétrons. O processo de tornar um corpo eletricamente neutro em um corpo eletricamente carregado chama-se eletrização.  Se um condutor A, eletrizado negativamente e colocado em contato com outro condutor B, inicialmente neutro. Sendo assim assinale a alternativa que melhor descreve o fenômeno.
	
	
	 
	Nada ocorre.
	 
	Durante a eletrização do condutor B ocorre a movimentação de prótons do condutor A para o condutor B.
	 Errado 
	Durante a eletrização do condutor B ocorre a movimentação de prótons do condutor B para o condutor A.
	 
	Durante a eletrização do condutor B ocorre a movimentação de nêutrons do condutor A para o condutor B.
	 Certo 
	Durante a eletrização do condutor B ocorre a movimentação de elétrons do condutor A para o condutor B.
	Respondido em 12/09/2021 22:17:12
	
	Explicação: 
Explicação
Durante a eletrização do condutor B ocorre a movimentação de elétrons do condutor A para o condutor B. (CORRETO: Ocorrerá movimentação de cargas negativas do condutor eletricamente negativo (excesso em cargas negativas), ficando ambos com a mesa carga)
 Durante a eletrização do condutor B ocorre a movimentação de prótons do condutor B para o condutor A. (ERRADO: Ocorrerá movimentação de cargas negativas do condutor eletricamente negativo (excesso em cargas negativas), ou seja, caras negativas se movimentam do condutor A para o B e não o contrário)
 Durante a eletrização do condutor B ocorre a movimentação de nêutrons do condutor A para o condutor B. (ERRADO: Não ocorrerá movimentação de nêutrons)
 Durante a eletrização do condutor B ocorre a movimentação de prótons do condutor A para o condutor B. (ERRADO: Não ocorrerá movimentação de prótons)
 Nada ocorre. (CORRETO: Ocorrerá movimentação de cargas negativas do condutor eletricamente negativo (excesso em cargas negativas), ficando ambos com a mesa carga, pois são condutores)
	
	          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	Qual a velocidade de uma onda com 20 Hz que se deslocou por 5 m?
	
	
	 
	4 m/s
	 Certo 
	100 m/s
	 
	16 m/s
	 
	100 m/s2
	 
	4 m/s2
	Respondido em 12/09/2021 21:50:29
	
	Explicação: 
V= F x d, então V= 20 x 5 = 100m/s.
	
	          Questão 
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	
	Com relação ao posicionamento das partículas subatômicas no átomo clássico é correto afirmar que:
	
	
	 Errado 
	prótons e nêutrons, que são as partículas mais pesada estão no núcleo do átomo e devido aos nêutrons o núcleo é neutro. Elétrons estão nas eletrosferas ou camadas eletrônicas e esta região é negativamente carregada.
	 
	prótons e nêutrons, que são as partículas mais pesada estão no núcleo do átomo e devido aos prótons o núcleo é negativamente carregado. Elétrons estão nas eletrosferas ou camadas eletrônicas e esta região é positivamente carregada.
	 
	prótons e elétrons, que são as partículas mais pesada estão no núcleo do átomo e devido aos prótons o núcleo é positivamente carregado. Nêutrons estão nas eletrosferas ou camadas eletrônicas e esta região é negativamente carregada.
	 
	prótons e nêutrons, que são as partículas mais pesada estão no núcleo do átomo e devido aos prótons o núcleo é positivamente carregado. Elétrons estão nas eletrosferas ou camadas eletrônicas e esta região é também positivamente carregada.
	 Certo 
	prótons e nêutrons, que são as partículas mais pesada estão no núcleo do átomo e devido aos prótons o núcleo é positivamente carregado. Elétrons estão nas eletrosferas ou camadas eletrônicas e esta região é negativamente carregada.
	Respondido em 12/09/2021 21:52:32
	
	Explicação: 
prótons e nêutrons, que são as partículas mais pesada estão no núcleo do átomo e devido aos prótons o núcleo é positivamente carregado. Elétrons estão nas eletrosferas ou camadas eletrônicas e esta região é negativamente carregada.
	
	          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	O número de neutrons dos átomos hipotéticos 150A70, 85B42 e 210C83 são, respectivamente:
	
	
	 
	70, 42 e 83.
	 
	150, 85 e 210.
	 
	220, 127 e 293.
	 
	75, 47 e 88.
	 Certo 
	80, 43 e 127.
	Respondido em 12/09/2021 22:17:52
	
	Explicação: 
O número de neutrons é a diferença entre o número de massa e número de prótons, pois A=P+N
	
	          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	Sabendo que a quantidade de carga elétrica em 1 elétrons é de 1,6 x 10-19 C, a quantidade de elétrons em 1 C é:
	
	
	 
	625
	 
	6,25 x 10-18
	 
	6250
	 Certo 
	6,25 x 1018 elétrons.
	 
	6,25
	Respondido em 12/09/2021 22:27:44
	
	Explicação: 
Se cada elétron possui 1,6 x 10-19 C, então x=11,6x10−19
	
	= 6,25 x 1018  elétrons.
	
	          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	Suponha dois corpos carregados colocados a uma distância de 10cm um do outro no vácuo, sendo um carregado com +2mC e outro com -3mC. Lembrando que a constante eletrostática no vácuo é igual a: k=9x109N.m2/C2, calcule a intensidade da força elétrica e diga se haverá a tração ou repulsão entre os corpos carregados.
	
	
	 
	Fel = 54x105N e o sentido é de repulsão.
	 Certo 
	Fel = 54x105N e o sentido é de atração.
	 
	Fel = - 5,4x105N e o sentido é de atração.
	 
	Fel = 5,4x105N e o sentido é de repulsão
	 
	Fel = 54x105N e o sentido não é de atração nem de repulsão.
	Respondido em 12/09/2021 22:27:51
	
	Explicação: 
Fel = (k.Q1.Q2) / d2
Os valores que temos do enunciado são:
 
         d=10cm = 10x10-2m = 10-1m, logo:
 
         d2 = (10-1m)2 = 10-2m2
         Q1 = 2mC = 2x10-3C
         Q2 =  3mC = 3x10-3C
Substituindo estes valores e o valor de k, teremos:
Fel = 54x105N
	
	          Questão 
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	
	Quais os processos de formação de raios X?
	
	
	 Errado 
	Raios X Característico e Eletrosfera
	 
	Raios X Característico, Raios X Freamento e Atração Elétrica
	 
	Atração e Repulsão Elétrica
	 
	Raios X de Freamento e Eletrosfera
	 Certo 
	Raios X Característico e Raios X de Freamento (Bremsstrahlung)
	Respondido em 12/09/2021 22:27:48
	
	Explicação: 
Raios X Característico e Raios X de Freamento (Bremsstrahlung).
	9a
	8a
	7a
	6a
	5a
	4a
	3a
	2a
	
	 1.
	
	Pontos: 1,00  / 1,00 
	
	 
O átomo é descontínuo e formado por duas regiões: o núcleo e a eletrosfera.
 
Qual teoria de luz a essa conclusão?
 
	
	
	Opção Não Respondida 
	Modelo de Leucipo e Demócrito
 
	Opção Não Respondida 
	Modelo de Thomson
 
	Opção Não Respondida 
	Modelo de Dalton
 
	Opção Marcada Opção Certa 
	Modelo de Rutherford
	Opção Não Respondida 
	Modelo de Ernest Rutherford 
 
	
	 2.
	
	Pontos: 1,00  / 1,00 
	
	 
Qual o nome do pesquisador responsável por alterar a condição de vácuo no interior da ampola e assim, possibilitou perceber que sob esta condição, a corrente continuava sendo indicada no amperímetro, após aplicação de diferença de potencial no tubo.  
 
	
	
	Opção Não Respondida 
	Philipp Eduard Lenard
	,
	
	
 Verificando o aprendizado – Módulo 2
1. O complexo do ombro durante a prática desportiva apresenta um alto índice de lesão, principalmente em esportes que têm como característica atividades com movimentos de arremesso ou rebatidas acima da linha da cabeça. A articulação glenoumeral é a mais afetada perante essa incidência. Para minimizar a instabilidade dessa articulação, a cavidade glenoide da escápula apresenta uma estrutura fibrocartilaginosa que melhora a sua congruência com a cabeça do úmero. Que estrutura é essa?
Ligamento amarelo
Ligamento coracoacromial
Lábio glenoidal
Menisco
Ligamento coracoumeral
Comentário
Parabéns! A alternativa "C" está correta.
O lábio glenoidal é um anel fibrocartilaginoso que se encontra na extremidade da cavidade glenoide. Esse elemento articular aumenta a área de contato da cabeça do úmero com a cavidade glenoide em 30%, melhorando o encaixe e a estabilidade articular.
2. O complexo articular do cotovelo apresenta a importante função de mover o antebraço em relação ao segmento do braço. Essa ação pode ser repetida diversas vezes no cotidiano ou até mesmo em atividades esportivas. Uma lesão bastante conhecida nessa articulação é a epicondilite lateral ou “cotovelo de tenista”. No complexo articular do cotovelo, a articulação radioulnar proximal é estabilizada por um conjunto de estruturas ligamentares, dentre elas podemos citar:
Ligamento cruzado do rádio
Ligamento coracoulnar
Ligamento anular
Ligamento trapezoide
Nervo ulnar
 Verificando o aprendizado – Módulo 3
1. O supino reto é um exercício bastante utilizado para a prática do treinamento de força. Dentre os músculos mais acionados durante esse exercício destaca-se o peitoral maior. Das opções abaixo, qual cita corretamente a origem (O) e a inserção (I) do m. peitoral maior, respectivamente?
O: Clavícula (parte medial) esterno, cartilagens costais; I: Tubérculo maior do úmero.
O: Proc. espinhosos de T6 a L5, sacro e crista ilíaca posterior; I: Margem medial do sulco intertubercular do úmero.
O: Terço lateral da clavícula, acrômio e espinha da escápula; I: Tuberosidade deltoidea do úmero.
O: Ângulo inferior da escápula; I: Tubérculo menor do úmero.
O: Ângulo superior da Escápula; I: Processo coracoide.
Comentário
Parabéns! A alternativa "A" está correta.
O músculo peitoral maior tem a sua origem na clavícula (parte medial), esterno e cartilagens costais, e a sua inserção no tubérculo maior do úmero. Esse músculo participa dos movimentos de adução, rotação medial e flexão do ombro.
2. A preensão manual é uma ação presente em diversos momentos do nosso cotidiano. Os músculos responsáveis pela movimentação do punho estão em sua maioria posicionados no antebraço. Marque a opção abaixo que apresenta um dos músculos responsáveis pela abdução de punho.
M. palmar longo
M. Flexor Radial do Carpo
M. pronador redondo
M. flexor superficial dos dedos
M. bíceps braquial
Comentário
Parabéns! A alternativa "B" está correta.
O músculo Flexor Radial do Carpo tem a sua origem no epicôndilo medial do úmero e a inserção na face ventral do 2º e 3º metacarpos. Esse músculo participa dos movimentos de flexão e abdução de punho.

Continue navegando