Buscar

APS Aparelho Locomotor (1)

Prévia do material em texto

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU 
Curso de Enfermagem - Vespertino 
 
 
FERNANDA MARIA DE CASTRO RODRIGUES
RA:1657826
GLEICE MARA DE OLIVEIRA
RA:2563290
ROSELI ILIDIA ROSA
RA:2568590
VALMIR GOMES DE SOUSA
RA:2746938
APS REALIZADA EM GRUPO DE AMBOS OS CAMPOS SANTO AMARO E LIBERDADE.........
 
 
 
 
 
 
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA 
 
São Paulo 2021
2021
 
Estudo de caso: Ruptura de ligamento cruzado anterior 
 
 
Analise o caso clínico e responda: 
Durante a prática do futebol de final de semana, J.L.P., 33 anos, fisicamente ativo, relata dor e limitação de movimento, além de edema no joelho direito. O paciente informa que durante a prática esportiva, em um dado momento executou uma rotação do corpo, com a intenção de mudar de direção na corrida. Neste momento, escutou um "estalo" e muita dor, impossibilitando de continuar a executar a atividade. Após avaliação clínica e exame de imagem, foi diagnosticado ruptura do ligamento cruzado anterior. 
 
1) Qual o movimento gerenciado pelo ligamento cruzado anterior e quais são os ligamentos encontrados no complexo articular denominado joelho? 
 
O ligamento cruzado anterior (LCA) se estende póstero lateralmente da tíbia até o fêmur. O LCA limita a hiperextensão do joelho e impede o deslizamento anterior da tíbia sobre o fêmur. 
Outros ligamentos encontrados no joelho são: ligamento cruzado posterior (LCP), ligamento colateral tibial, ligamento colateral fibular, ligamento transverso do joelho, ligamento da patela, ligamento poplíteo oblíquo, ligamento poplíteo arqueado. 
 
2) Indique as peças ósseas em que os ligamentos são fixados e os movimentos gerenciados por cada um deles. 
 
Peças ósseas: fêmur (osso da coxa), patela (rótula), tíbia e fíbula (osso da perna). Ligamento cruzado posterior (LCP), localiza- se na parte posterior do joelho e impede a tíbia de se deslocar para trás em excesso. 
Ligamento colateral fibular, está localizado na parte lateral externa do joelho, conectando o fêmur ao osso da fíbula, é responsável por evitar movimentos excessivos (joelho para fora). 
Ligamento colateral tibial, é um dos quatro ligamentos essenciais para a estabilização do joelho. Conecta os dois ossos no caso o fêmur e a tíbia em sua parte interna e serve para evitar um excesso de movimento ou balanço a fim de preservar as estruturas internas do joelho. 
Ligamento patelar, liga a base da patela a parte inferior do tubérculo da tíbia, ajuda no mecanismo de alavanca da patela. 
Ligamento poplíteo oblíquo, atravessa a fossa poplíteo de medial para lateral e evitar a hiperextensão do joelho. 
Ligamento poplíteo arqueado, conecta para a porção medial da cabeça fibular, ele fortalece o joelho póstero lateralmente.
 
3) Pesquise os processos de regeneração dos tecidos lesionados. 
 
O ligamento articular lesionado é de potencial de cicatrização muito limitado. Fibras de colágeno não são células vivas, mas estruturas de proteínas secretadas por fibroblastos, assim ligamentos danificados cicatrizam lentamente. 
 
4) De acordo com sua competência acadêmica proponha uma terapêutica para esse indivíduo. 
 
· Repouso 
· Uso de analgésicos e anti-inflamatórios conforme prescrição médica 
· Compressas de gelo pois reduz o edema e o calor local (hiperemia) 
· Uso de muletas para diminuir a carga de peso no joelho acometido . Manter os joelhos elevados, para reduzir edema. 
 
 	REFERÊNCIAS 
 
	Gerard 	J. 	TORTORA; 	BRYAN 	DERRICKSON, 	Corpo 	Humano: 
Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 10ª edição

Continue navegando