Buscar

Durkheim: Sociologia e Anomia Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Durkheim, sociólogo francês do século XIX
Analista e reformador da sociedade industrial e de seus problemas
*
*
*
Quem era Durkheim?
Discípulo de Augusto Comte, pai da corrente filosófica positivista. Foi Comte que deu nome à nova disciplina Sociologia, comparando-a à Física social. 
Durkheim foi o introdutor da Sociologia nos meios universitários franceses.
Obras principais:
1. Da Divisão do Trabalho Social, sua tese de doutorado e obra maior
2. O Suicídio: mostra o método sociológico, distingue a Sociologia da Psicologia e procura afirmar a Sociologia como ciência.
Idéia central: Explicar a relação do indivíduo com a sociedade. 
Seu argumento: o individuo nasce da sociedade e não a sociedade que nasce do indivíduo. 
*
*
*
Orientação ideológica de Durkheim
De orientação conservadora: suas concepções refletem a crítica à sociedade moderna e a ameaça que ela pode gerar. 
Durkheim expressa a preocupação com os problemas sociais criados na sociedade industrial moderna, na qual impera o individualismo exacerbado e a competição desenfreada, ou seja, ele se preocupa com a anomia social .
*
*
*
Conceito-chaves de Durkheim
Anomia social = situação social na qual impera ausência ou desintegração das normas sociais. Historicamente a anomia social decorre da crise gerada pela sociedade industrial.Para se entender esta crise, dois outros conceitos são necessários: 
2. Solidariedade mecânica – tipo de sociedade na qual a coesão é gerada pela semelhança, ou seja, os indivíduos se diferenciam muito pouco uns dos outros porque eles têm as mesmas emoções, os mesmos valores e consideram sagrados os mesmo objetos. A sociedade é coerente porque os indivíduos são ainda pouco diferenciados uns dos outros.
3. Solidariedade orgânica – Corresponde a sociedades em que há a divisão do trabalho social(DTS) e em que impera a liberdade de crenças e de desejos. Os indivíduos são diferentes entre si e exatamente por isso é que a solidariedade é alcançada através da divisão do trabalho. 
*
*
*
Na sociedade moderna, o risco da anomia social é grande
Na sociedade moderna, ou seja, na sociedade de indivíduos diferenciados (em que o risco da anomia social é mais alto), a solidariedade orgânica deve ser construída pela disciplina social e moral.
Remédio ou solução para o problema da anomia social: corporações profissionais.
Não considera que a família, a religião ou mesmo o Estado sejam capazes de realizar tal tarefa. 
 Durkheim dá pouco peso à política. 
Ele enfatiza, como discípulo de Comte, o papel da ciência e do progresso técnico.
*
*
*
Por que o estudo do Suicídio, realizado por autor que afirma o primado da sociedade sobre o indivíduo?
Justamente para mostrar s relações entre indivíduo e sociedade e o peso, imposição da sociedade sobre o indivíduo. 
E a afirmação da Sociologia como ciência, com corpo próprio de conhecimento, que estuda o fato social.
Noção de fato social: Toda maneira de agir, fixa ou não, que exerce uma coerção exterior ao indivíduo, que é geral a uma dada sociedade, apresentando existência própria, independente das manifestações individuais
Como entender o suicídio? Como um fato social e não como um ato que se explica individualmente, na história singular de uma pessoa. Ou seja, através de taxas diferenciais de suicídios.
Método sociológico:
1.Tratar o fato social como coisa, isto é, exterior aos indivíduos
2. Fatos sociais (normas, valores, consciência social) se impõem coercitivamente aos indivíduos.
*
*
*
Confronto entre Durkheim Weber e Marx
I.Tipos sociedades: 
Durkheim: sociedades tradicionais( com solidariedade mecânica X modernas industriais ( em que há a DTS e predomina solidariedade orgânica. Passagem explicada pelo progresso técnico e a ciência.
Marx: sociedades escravocratas, feudais e capitalistas, transformadas pelo desenvolvimento das forças produtivas e pela luta de classe.
Weber: sociedades tradicionais X modernas(racionalização ou burocratização crescente do mundo). A explicação do mundo, das relações sociais não é mais feita pelas crenças religiosas, mas pela ciência. As organizações sociais, como Estado, empresa etc. se burocratizam.
*
*
*
Visão da sociedade moderna( do individualismo)pelos conservadores
Para os conservadores, na sociedade industrial, o individualismo - o fato de que os indivíduos tornam-se demasiadamente conscientes de si mesmos - faz com que eles não aceitem cegamente os imperativos sociais. 
Isso é perigoso porque gera a anomia social. È necessário, pois uma disciplina que só a sociedade pode impor. Este é o papel do consenso social. 
Para Durkheim. nem a família, nem a religião nem o Estado podem fazer desaparecer a anomia social, ou seja, integrar o indivíduo na sociedade, através de uma forte disciplina moral. O remédio está nas corporações profissionais.
Em síntese, o problema social para os conservadores não é um problema econômico, mas, sobretudo, um problema de consenso social = de sentimentos comuns aos indivíduos, graças aos quais os conflitos são atenuados, os egoísmos recalcados e a paz mantida. 
*
*
*
Confronto entre as três correntes político-ideológicas
Para Marx, a reação ao individualismio é melhor definida na negação da sociedade burguesa, através da luta de classes, isto é, através da ação política secular, organizada pelo partido e determinada pelas condições materiais de existência.
Os conservadores discordam dos liberais de que a rivalidade ou competição entre interesses individuais possa constituir condição de estabilidade social ou de ordem social.
Visão do capitalismo para os 3 autores:
Weber: crítico, mas resignado diante da fatalidade da burocratização do mundo.
Durkheim, crítico, mas sem pretensão de alterar a ordem capitalista. É apenas um reformador social, preocupado em reconstruir a coesão social na nova ordem.
Marx, crítico radical e otimista quanto às possibilidades de superação da ordem capitalista pela revolução 
*
*
*
Confronto em Durkheim,Weber e Marx: postura epistemológica (ou visão do processo de conhecimento) 
Durkheim( positivismo/determinismo): Objeto impõe-se ao sujeito do conhecimento (O-s)
Weber (idealismo): Sujeito impõe-se ao objeto de estudo (S-o). As interpretações, os pontos de vistas filtram e selecionam a realidade a ser estudada.
Marx(dialética): Relação dialética entre o objeto de conhecimento e o sujeito que pode transformá-lo. Se há o determinismo das condições materiais de existência, os atores sociais podem transformá-lo, superando tais determinações. (O- S-O)
*
*
*
Divisão do Trabalho Social: visão da Economia # da Sociologia
Perspectiva da C. Econômica = é explicada pela decisão racional de indivíduos que descobrem que dividindo o trabalho entre eles, haverá aumento do produto decorrente do aumento da produtividade.
Perspectiva da Sociologia – Para Durkheim, esta explicação é o reverso da verdadeira ordem. Porque ela supõe que os indivíduos sejam diferentes uns dos outros e tenham consciência desta diferença antes da diferenciação social. Na sua perspectiva, a consciência da individualidade não pode existir antes da solidariedade orgânica.
Remédio ou solução para este problema social: corporações profissionais.
Não considera que a família, a religião ou mesmo o Estado sejam capazes de realizar tal tarefa. Ele dá pouco peso à política. Enfatiza, como discípulo de Comte, o papel da ciência e do progresso técnico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais