Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Desenho Técnico Mecânico (EMC102)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva)  Desenho Técnico Mecânico (EMC102) - Individual Semipresencial 
Peso da Avaliação4,00
Qtd. de Questões2
Nota9,25
1Os programas de CAD podem ser divididos em dois grupos: 2D e 3D, com cada tipo possuindo seu próprio campo de aplicação e público-alvo. Estas diferenças levam muitas empresas a comprar o programa mais adequado para suas necessidades. Descreva as características que definem os desenhos em CAD 2D e 3D, explicitando as diferenças.
Resposta esperada
- 2D: desenhado em um plano sem profundidade, só pode ser visualizado no ângulo que foi desenhado. - 3D: modelo paramétrico que se expande em três dimensões e pode ser visualizado de qualquer ângulo.
Minha resposta
Quando falamos de desenhos em formato 2D, estamos nos referindo a imagens "planas", pois possuem apenas dois índices de medição: altura (eixo X) e comprimento (eixo Y). As tridimensionais, ou 3D, também têm profundidade (eixo Z), uma característica básica da forma como percebemos a realidade. Essa característica gráfica é definitiva em todos os processos, em ambos os formatos. Para entender melhor esse ponto, é necessário levar em conta que na animação e modelagem 2D cada elemento deve ser criado e modificado quadro a quadro, enquanto nos formatos 3D isso não é necessário, pois os eixos estão sempre presentes, independentemente do movimento ou da manipulação que dê ao objeto da composição.
2Existe mais de uma maneira de posicionar as cotas no desenho de uma peça. Na maioria das vezes, nem todos os comprimentos da peça recebem cota, pois é possível calcular alguns comprimentos a partir dos outros. Escolher quais comprimentos mostrar pode tornar a leitura e uso do desenho mais difícil ou mais fácil, dependendo do contexto. A figura em anexo representa o desenho técnico de um eixo que será produzido através de processos de usinagem. Indique se as cotas estão apropriadas para a usinagem do eixo e justifique sua resposta.
FONTE DA IMAGEM: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3072842/mod_resource/content/0/DTMI_aula09_comp_transmissao-1.pdf. Acesso em: 14 jun. 2019.
Resposta esperada
*Sim. *Eixos são quase sempre produzidos por processo de torneamento, onde a peça é apoiada em uma das pontas. *Em grande parte, as cotas medem a partir de uma das pontas, o que facilita o trabalho do operador durante o torneamento. *No entanto, deve-se notar que faltaram alguns elementos no desenho para que esteja completo, incluindo algumas dimensões, como a profundidade dos rasgos de chaveta, assim como as tolerâncias dimensionais.
Minha resposta
Estão apropriadas sim, pois tem medidas numa das pontas, na qual o torneiro consegue identificar e fazer o torneamento adequado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes