Buscar

Avaliação III LINGUA DE SINAIS - LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial (Cod.:668362)Língua Brasileira de Sinais - Libras (MAT52)
Prova35028960
Período para responder08/07/2021 - 24/07/2021
Peso4,00
1 Um meio eficaz de desenvolver a prática pedagógica visando à apropriação da Língua Brasileira de Sinais é proporcionar um trabalho envolvendo situações da vivência, do cotidiano do aluno. Disserte sobre a importância de desenvolver um trabalho pedagógico nesta perspectiva e apresente ao menos três possibilidades que envolvam o dia a dia do aluno e que facilmente possam ser abordadas na Libras.
Resp: Estudamos na disciplina de Língua Brasileira de Sinais – Libras a importância do Professor promover atividades e ou praticas de inclusão. A inclusão deve ser proposta de forma natural, fazendo com que o Educador não fale sobre inclusão, mas apresente uma nova Língua aos seus alunos ( Língua Brasileira de Sinais).
Esse trabalho de inclusão pode ser feito de acordo com o trabalho proposto em aula, mesmo que a classe não tenha alunos DA, tendo o objetivo de fazer com que os alunos possam aprender, saber se comunicar e compartilhar este conhecimento fora de sala de aula com a família e amigos.
Exemplos:
1) Alfabetização e Letramento: 
2) Números;
3) Grau de Parentesco:
Colocar em mural ao lado de cada letra do alfabeto, número ou palavra, o desenho correspondente em Libras, a fim trabalhar e fixar com o aluno uma nova língua.
2 A história e a inclusão de surdos, segundo Strobel (2009), segue várias trajetórias, com perspectivas diferentes, com representações diferentes e ideias distintas sobre os surdos. Quando falamos sobre a história de inclusão de surdos, a valorização da língua de sinais para os surdos é uma das questões essenciais, como possibilidade de igualdade na sociedade. Disserte sobre a perspectiva do historicismo e a história crítica.
FONTE: STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2009.
Resp: Segundo Strobel (2009) as várias trajetórias vividas pelos surdos tem perspectivas diferentes:
A Perspectiva do Historicismo: os sujeitos surdos são narrados como deficientes e patológicos. São catego rizados em graus de surdez. A educação deles deve ser somente de caráter clinico terapêutico e de reabilitação. A língua de sinais é vista como prejudicial aos surdos.  
A Perspectiva da História Critica: os surdos são narrados como "coitadinhos" que precisam de ajuda para se promoverem e se integrar à sociedade. Os surdos têm capacidade, mas continuam dependentes. A educação é vista como uma caridade aos surdos que precisam todo o tempo de ajuda para apoio escolar, porque têm dificuldades de acompanhar os outros.  A língua de sinais é usada somente como apoio ou recurso.

Continue navegando