Buscar

Contabilidade Aplicada

Prévia do material em texto

1. O custo dos estoques não específicos pode ser apurado a partir de três diferentes critérios. Ainda que as Normas Brasileiras de Contabilidade e a Receita Federal não permitam a utilização de um desses critérios, é importante entender o significado de cada critério e suas respectivas diferenças.
Assim, escreva um texto explicando com suas palavras o significado e as diferenças de cada critério para controle e avaliação de estoques.
Atenção: Escreva sua resposta da forma mais completa possível e não se esqueça de fazer a devida referência, quando necessário.
Resposta:
Critério PEPS: (Primeiro que entra Primeiro que sai)
O denominado PEPS é um dos métodos de valorização de estoques.
Com base nesse método, apura-se o custo em base histórica: o primeiro que entra é o primeiro que sai (PEPS). 
À medida que ocorrem as saídas, a baixa no estoque é realizada a partir das primeiras compras, o que equivaleria ao raciocínio de que consumimos primeiro as primeiras unidades adquiridas/produzidas, ou seja, a primeira unidade a entrar no estoque é a primeira a ser utilizada no processo de produção o ou a ser vendida.
Critério UEPS: (Último que entra, Primeiro que Sai)
UEPS significa Último que Entra, Primeiro que Sai. Nesse caso, a saída do estoque é realizada pelo preço do último lote a entrar no almoxarifado. O valor dos estoques é calculado ao custo do último preço, que costuma ser mais alto.
Esse método causa a supervalorização do preço do material e, por isso, ao final do exercício, resulta em um crédito positivo de materiais. Justamente por esse motivo, a legislação fiscal no país não aceita a utilização desse sistema, até porque também reduz o resultado tributável.
Critério Custo Médio:
O método de Custo Médio Ponderado corresponde à ponderação entre os valores de estoques, de forma que sua valorização unitária corresponda a média de cálculo das entradas.
http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/custo-medio-ponderado.htm
 
Diferenças:
A diferença entre as três é que a enquanto a PEPS vai ser o primeiro produto que foi adquirido/produzido vai ser o mesmo que vai sair primeiro, o UEPS vai ser o último a ser adquirido/produzido vai ser o primeiro a sair e já o custo médio irá fazer uma média de todo o estoque, independente de quem entrou primeiro ou por último e dará uma média de tudo.
Referências:
PORTAL DE CONTABILIDADE. MÉTODO PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai). Disponível em: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/peps.htm. Acesso em: 17 nov. 2017.
INDÚSTRIA HOJE. O QUE SIGNIFICA PEPS, UEPS e CMPF? Disponível em: https://www.industriahoje.com.br/o-que-significa-peps-ueps-e-cmpf. Acesso em: 17 nov. 2017.
PORTAL DE CONTABILIDADE. CUSTO MÉDIO PONDERADO. Disponível em: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/custo-medio-ponderado.htm. Acesso em: 17 nov. 2017.

Continue navegando