Buscar

APS PPB ATENÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI 
Curso de Graduação em Psicologia 
CLARA RODRIGUES DE OLIVEIRA 
RA 21573594
ATENÇÃO COMO OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA 
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2021
Introdução
O processo da atenção é considerado um importante objeto para a compreensão dos processos perceptivos e funções cognitivas gerais, além de ser um objeto de estudo muito rico para muitas áreas do conhecimento, inclusive da Psicologia. Além disso ela possui um papel de importância em meios como educação, comunicação, marketing e no desenvolvimento de novas tecnologias da informação. 
O processamento da atenção
A atenção pode ser definida como a capacidade do indivíduo responder com mais frequência aos estímulos ambientes que são considerados mais significativos que outros para seu sistema. 
O sistema nervoso é capaz de fazer essa seleção com os estímulos que são identificados através dos órgãos sensoriais, assim a atenção prioritária é dirigida para aqueles que são relevantes, garantindo uma interação eficaz com o meio. Desta forma, a atenção está relacionada com outros processos que também são importantes para a psicologia, como memória, percepção e aprendizagem. Além disso, ela também participa de estudos que buscam solucionar problemas de atenção, como hiperatividade, desatenção e impulsividade. 
Podemos observar facilmente que hoje o fluxo de informações é excessivo e está presente desde a infância, essa exposição constante a informação no cotidiano dos indivíduos impede a manutenção do foco de atenção por conta da velocidade em que as informações entram e saem do nosso sistema durante o dia. Por conta desses estímulos, a função básica de filtragem de informações recebidas pelo sistema é prejudicada pelo grande número de informações irrelevantes que recebemos. O ato de prestar atenção aumenta a sensibilidade perceptual para a discriminação do alvo, além de reduzir a interferência causada por estímulos de distração. 
Atenção como objeto de estudo
A atenção é um objeto de constantes estudos por estar relacionada com outros estímulos como a percepção e a memória. Nos estudos sobre a percepção se focalizam muito na manutenção do foco de atenção porque é necessário limitar as informações recebidas através da percepção do corpo em relação ao ambiente. Já em relação com a memória, os estudiosos ressaltam a importância da atenção nos papéis de manutenção, armazenamento e codificação da memória.
Mesmo sendo muito importante para os estudos atuais, as pesquisas em relação a atenção no campo da psicologia foram muito questionadas, principalmente na época do Behaviorismo, já que foram considerados fenômenos mentais não observáveis e imensuráveis, e por isso esses estudos foram abandonados nessa época. Com o surgimento das pesquisas nas ciências cognitivas, foram retomadas essas questões sobre a atenção e desde de então nunca foi desvalorizada. 
Existiram inúmeras teorias e estudos obre a atenção, as teorias da seleção inicial e as teorias da seleção tardia são bem importantes. A primeira diz que os estímulos não precisam ser completamente analisados para serem selecionados, já as teorias de seleção tardia afirmam que os estímulos que chegam recebem uma análise prévia que indica sua “importância” para o sistema, a partir disso são selecionados os estímulos que receberão um processamento mais profundo. 
Outros autores também desenvolveram uma discussão sobre a diferença entre os processos automáticos e processos controlados. Os automáticos envolvem praticamente nenhum esforço do nosso sistema cognitivo e geralmente consomem poucos recursos de atenção, essa forma de processamento não requer um controle ativo por parte do indivíduo, por isso pode acontecer simultaneamente a outros processos. Nesse processamento a atenção é chamada de atenção automática ou atenção involuntária
Os processos controlados exigem um grande esforço mental por acontecerem de forma onde o indivíduo está consciente da intenção daquele foco, eles demandam muitos recursos de atenção o que impede o desempenho de outras tarefas ao mesmo tempo. Nesse processamento a atenção é chamada de atenção voluntária ou atenção arbitrária. 
Conclusão
O objetivo dessa pesquisa foi encontrar e pesquisar sobre como a atenção é utilizada dentro dos ambientes de estudos e a relação dela com outras questões importantes para a psicologia. A partir dessa pesquisa, podemos considerar que ela é um dos principais objetos para muitos estudos importantes, além de contribuir diretamente para outros assuntos que estão relacionados aos processos cognitivos do indivíduo. Os estudos sobre a atenção são extremamente importantes também para a contribuição de pesquisas clínicas sobre algumas patologias que a envolvam. 
Referências 
Simões, Patrícia Maria UchôaAnálise de Estudos sobre Atenção Publicados em Periódicos Brasileiros. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2014, v. 18, n. 2 [Acessado 27 Maio 2021] , pp. 321-330. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0182754>. ISSN 2175-3539. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0182754.
ENDO, Ana Claudia; ROQUE, Marcio Antonio. Atenção, memória e percepção: uma análise conceitual da Neuropsicologia aplicada à propaganda e sua influência no comportamento do consumidor. Intercom - RBCC. São Paulo. 20 p. Disponível em: https://www.scielo.br/j/interc/a/NH38JjztmPBNxQRSwPBjPPb/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 27 mai. 2021
DE LIMA, Ricardo Franco. Compreendendo os Mecanismos Atencionais. Ciencias e Cognição. Itatiba/SP. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/537. Acesso em: 27 mai. 2021.

Continue navegando