Buscar

Inovação Técnológica

Prévia do material em texto

1
          Questão
	
	
	Para que um profissional tenha um perfil inovador é fundamental que possua e desenvolva características específicas. Qual das alternativas abaixo não é considerada uma característica necessária para o sucesso de um negócio inovador?
		
	
	Capacidade de geração e detalhamento de ideias.
	
	Habilidade para solucionar problemas.
	
	Conhecimento sobre os produtos, serviços e processos que se deseja inovar.
	
	Espírito de pesquisa e busca constante de informações e conhecimentos.
	 
	Criar equipes aptas a responderem as demandas do empreendedor, não abrindo espaço para questionamentos e discussões inovadoras.
	
	
Explicação:
O empreendedor deve criar um espaço aberto a discussão para que a criatividade tenha espaço e fomente assim a inovação.
 
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	As pesquisadoras Aurora Zen e Madalena Fracasso abordam as contribuições para a formação e as modificações no termo empreendedor à luz das mudanças ocorridas por meio de três paradigmas tecnológicos: o primeiro é o da revolução industrial britânica, o segundo paradigma é o fordista e o terceiro é o paradigma da tecnologia da informação.
· Identifique a única alternativa que NÃO pertence ao paradigma fordista:
		· 
	
	Surgimento do intraempreendedor.
	
	Diferenciação do papel do gerente e do empreendedor.
	
	Ampliação dos limites da firma, que gera novas oportunidades de negócio.
	
	Inovação e importância de quem a implementa no mercado (empreendedor).
	 
	Diferenciação do papel do investidor e do empreendedor.
	
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Em países de renda média e nos países pobres, a busca da sobrevivência econômica combinada à relativa precariedade  dos sistemas de seguridade e assistência social obrigam enormes contingentes de trabalhadores a empreender para buscar sua sobrevivência material.
Analise os itens abaixo e identifique cada um como empreendedorismo por (O)portunidade ou como empreendedorismo por (N)ecessidade:
(   ) Aqueles que abrem um negócio porque veem uma oportunidade de explorar uma atividade com sucesso.
(   ) Empreendedorismo por não ter outra opção de trabalho.
(   ) Quando o indivíduo escolhe trilhar o caminho do empreendedorismo, abrindo o seu próprio negócio, mesmo que informal.
(   ) Pessoas que trabalham como autônomas no setor informal da economia.
· A sequência correta é:
 
		
	
	N, O, N, O.
	
	N, N, O, O.
	 
	O, N, O, N.
	
	O, O, N, N.
	
	O, N, N, O.
	
	
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Considerando que as Instituições de Ensino Superior tem um papel relevante no processo de empreendedorismo e inovação conforme PIETROVSKI et.al. (2011),
I. A integração das redes de cooperação é resultante do processo de amadurecimento das organizações e dos profissionais que nela atuam. Os processos educacionais passam a ser fundamentais para o exercício da integração eficaz, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de uma visão estratégica, quanto para o desenvolvimento de habilidades pessoais que garantam o bom relacionamento e desempenho na comunidade organizacional; PROCESSO SELETIVO TURMA 2014 - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GOVERNANÇA PÚBLICA Pg. 7 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
II. A lei do bem conhecida pela Lei 8.666 de 1993 obriga toda Instituição de Ensino a criar o Núcleo de Inovação Tecnológica.
III. Os Habitats de Inovação Tecnológica são instrumentos de desenvolvimento. No que diz respeito às incubadoras elas integram empreendedorismo, gestão da inovação e desenvolvimento local onde estão instaladas e, ainda, apresentam características próprias, papéis distintos e locus de conhecimento de negócios.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	b) Apenas a alternativa II está correta
	 
	e) As alternativas I e III estão corretas 1
	
	c) Apenas a alternativa III está correta
	
	a) Apenas a alternativa I está correta
	
	d) As alternativas I e II estão corretas
	
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Não é uma fase do processo empreendedor:
		
	
	Gerir a empresa criada.
	
	Determinar e captar recursos necessários
	
	Desenvolver o plano de negócio
	 
	Desenvolver um sistema burocrático.
	
	Identificar e avaliar a oportunidade
	
	
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	Assinale a alternativa que completa a frase:
O significado do termo empreendedor está...
		
	 
	diretamente relacionado a um conjunto de comportamentos que possibilitam ao ser humano atuar e agir em suas interações como um catalisador de mudanças na sociedade.
	 
	indiretamente relacionado a um conjunto de comportamentos que possibilitam ao ser humano atuar e agir em suas interações como um catalisador de mudanças na sociedade.
	
	diretamente relacionado a um conjunto de instruções que possibilitam ao ser humano atuar e agir em suas interações como um catalisador de mudanças na sociedade.
	
	diretamente relacionado a um comportamento que possibilita ao ser humano atuar e agir em suas interações como um catalisador de mudanças na sociedade.
	
	obrigatóriamente relacionado a um conjunto de comportamentos que possibilitam ao ser humano atuar e agir em suas interações como um catalisador de mudanças na sociedade.
	
	
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	A empresa IRMÃOS ASSOCIADOS fabrica pães caseiros, mas resolveu ampliar e diversificar sua produção. Que atitudes a empresa deverá ter para alavancar seu crescimento? Assinale a opção correta:
		
	
	Não aceitar riscos, exigir qualidade e eficiência, além de realizar um planejamento cuidadoso.
	
	Ser moderadamente persistente, aceitar poucos riscos, sem a necessiadde de monitorar o negócio.
	 
	Ser persistente, aceitar riscos, estabelecer metas, planejar e monitorar sistematicamente o negócio.
	
	Não aceitar riscos e nem ser autoconfiante demais, para não atrapalhar o comprometimento com o trabalho.
	
	Aceitar riscos, exigir eficiência e qualidade, ter uma pequena rede de contatos, basicamente de amigos e realizar um planejamento sistemático.
	
	
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	Segundo Paulo Roberto Motta," as organizações inovadoras possuem maior flexibilidade na sua estrutura: as fronteiras administrativas e as divisões internas são mais ambíguas e fluidas, permitindo a livre circulação de ideias e encorajando iniciativas individuais; constroem uma nova cultura em que a unidade e a diversidade convivem simultaneamente como forças de agregação." (Fonte: Transformação Organizacional: a teoria e a prática de inovar) Assim, pode-se afirmar que as organizações que buscam estruturas organizacionais flexíveis devem ser:
		
	 
	tayloristas e holográficas.
	
	tayloristas e burocráticas
	 
	atomizadas e holográficas.
	
	mecanicistas e atomizadas.
	
	burocráticas e mecanicistas.

Continue navegando