Buscar

1- 6º ANO ATLETISMO

Prévia do material em texto

Escola Municipal Fausto Figueiredo de Oliveira
	
	
	Diretora: Adinéia de Fátima Vieira Santos
	
	
	Vice-diretora: Silvana Aparecida dos Santos Rezende
	
	
	Pedagogo: José Lúcio Botacin
	
	
	Professora: Luíza Nascimento Matozinhos
	
	Ano: 6º
	Componente curricular: Educação Física
	Data: 30/08 À 03/09/2021
	Aluno(a):
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Unidade Temática: Esportes
Tema da Aula: Esporte de Marca – Atletismo
Vamos conhecer a corrida de revezamento.
 (
https://www.gettyimages.pt/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/relay-race-icon-on-black-and-white-vector-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/814236636
)Assim como a maioria dos esportes olímpicos, a corrida de revezamento remete sua origem aos gregos. Na verdade, embora este seja um esporte, no começo era muito mais uma situação de entrega de correspondências, ou seja, os primeiros atletas das corridas de revezamento eram, na verdade, os carteiros da época.
A corrida de revezamento surgiu durante os jogos olímpicos da Grécia. Mas nesse período, os atletas carregavam na verdade tochas, e não bastões. O procedimento da corrida era muito semelhante ao que acontece hoje com a tocha olímpica, que é carregada por longas distâncias, alternando os atletas e, por fim, chegando ao seu ponto de destino.
A corrida de revezamento é, obrigatoriamente, dividida em quatro etapas. E essas etapas podem ser de 100 metros e de 400 metros.Na corrida de 4 x 100, o objetivo é uma explosão de velocidade.Já na corrida de 4 x 400, é preciso que o atleta poupe um pouco mais seu fôlego.Como tal, a explosão já não é tão importante quanto a capacidade de manter um ritmo fixo, garantindo assim o mínimo de variação de velocidade com o máximo de desempenho.
REGRAS DA CORRIDA DE REVEZAMENTO
Cada equipe tem uma raia que deve ser respeitada. A única exceção que permite que eles saiam é o caso do bastão cair. Ainda assim, o caminho nunca poderá ser menor do que o especificado na competição.
No fim de cada circuito, os atletas têm um espaço de 20 metros para entregar o bastão. Esse momento é delicado, pois uma entrega incorreta pode gerar a desclassificação. O mesmo vale para o caso de o bastão não ser entregue neste raio de 20 m.
As regras da corrida de revezamento valorizam o fair play. Desta forma, o que pode desclassificar uma equipe é: perda do bastão, troca de bastão realizada de modo impróprio, duas falsas largadas, alcançar outro competidor inadequadamente, impedir que outro competidor passe e bloqueá-lo propositadamente, cruzar o percurso inadequadamente, ou de qualquer outra maneira interferir com o outro competidor.
Cada atleta corre um quarto da prova (4X100m ou 4X400m) e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe, Este bastão, um tubo liso e oco de madeira ou metal, deve ser seguro durante todo o percurso.A troca de corredores deve ocorrer na "área de passagem", a cada 100 m, no 4X100m, ou a cada 400 metros, no 4X400m, e deve ocorrer em uma área com cerca de 20 metros de comprimento, sendo 10m antes e 10m depois da linha demarcatória.As passagens de bastão fora deste intervalo são motivo de desqualificação.
A prova 4X100m é corrida inteiramente em raias. Os corredores dos percursos 1 e 3, ou seja, os atletas que estiverem na primeira e na terceira posição, correm com o bastão na mão direita; já os que estiverem nos percursos 2 e 4, com o bastão na mão esquerda. O atleta que recebe o bastão já deve estar correndo em alta velocidade e deve apanhá-lo de costas. Após passar o bastão, o atleta, deve permanecer na sua raia até que a pista esteja livre.
 (
Imagem disponível 
em:
https://sites.google.com/site/educopediaedfisica/atletismo/revezamento
 Acesso em 26
 de Agosto de 2021
)
 (
ATIVIDADES
)
	
1) Quando surgiu a Corrida de Revezamento?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Qual é objetivo da Corrida de Revezamento 4x100? E da corrida 4x400?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Como é realizado a troca de Bastões na Corrida de Revezamento?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VAMOS PRATICAR!
Você vai precisar de1 objeto para simular o bastão, 1 cronômetro (podem usar o cronômetro do celular), um espaço grande para correr. Convide um colega ou um irmão para correr com você. Demarque o espaço da corrida, sinalizando o local onde vão ocorrer as trocas de bastões. Façam a corrida, realizando a troca de bastão no local sinalizado. Veja quanto tempo vocês irão gastar para fazerem a corrida. Repitam a corrida e vão analisando o tempo que vocês iram gastar. Tentem melhorar o tempo a cada rodada. Divirtam-se!!
Se precisar, estou à disposição pelo e-mail:luiza.matozinhos@educação.mg.gov.br
Página 2 de 2

Continue navegando