Buscar

A chamada Geração Z

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A chamada Geração Z (nascida a partir de 1990) tem um perfil atraente para muitas empresas e bastante desafiador para os gestores tradicionais motivá-los e retê-los na empresa. O cenário atual exige que todos os cargos sejam ocupados de forma estratégica. Muitas empresas estão adotando games e cursos na modalidade EAD para treinamento porque entendem que esse perfil prefere ambientes mais dinâmicos de aprendizados.
Dito isso, vamos discutir: ao assumir o cargo de gestor de uma multinacional com colaboradores pertencentes esse público, que postura adotaria para liderá-los e assim reter estes talentos? Justifique seu posicionamento com base nas discussões propostas pela nossa disciplina.
 
Procurando entender e respeitando a importância dessa geração, como gestor, exploraria suas principais características por meio de incentivo à volatilidade de atuação nas áreas e funções, promovendo dinamismo nas atividades, proporcionando um desenvolvimento pessoal, mas nunca os deixando perder o foco nos resultados para a instituição. Trabalharia com flexibilização de horários, possibilidade de atividades remotas, ambientes virtuais para realização de tarefas, investimento em novas tecnologias. Isso tudo de maneira mais prática. 
De um ponto de vista mais subjetivo, abriria canais de comunicação para explanação de opiniões e ideias, programas e campanhas que possam agregar valor à instituição e explorar, ao mesmo tempo, o lado de responsabilidade político/social, bastante efervescente nessa geração.
Contudo, não poderia deixar de pensar nas outras gerações existentes na empresa, cuja característica de atuação seja mais convencional, permitindo prejudiciais conflitos. Para tal, promoveria dinâmicas de interação para troca de experiências e habilidades. Permitindo assim, percepção mútua e respeito às possíveis variáveis de execução da mesma atividade, deixando-os seguros dentro de suas expectativas e pretensões dentro da organização.
REFERÊNCIAS:
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/como-atrair-e-reter-a-geracao-z/
https://escoladainteligencia.com.br/caracteristicas-da-geracao-z-e-as-suas-influencias-em-sala-de-aula/
O grande desafio em gerir essa nova geração Júlia, é sem dúvida, a busca de equilíbrio entre suas necessidades e às da organização. É preciso grande habilidade motivacional sem abrir mão das necessidades organizacionais da empresa. Sem contar no possível conflito de gerações atuando no mesmo ambiente, mas de possíveis maneiras

Continue navegando