Buscar

AULA 1 - TÓPICOS ESPECIAIS EM SERVIÇO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dentre os países abaixo qual deles foi pioneiro na aplicação das políticas de Ações Afirmativas. A Seguir um texto para ajudar identificar esse país. ¿Apresenta a mais duradoura experiência com a ação afirmativa de que se tem registro e tem uma série de semelhanças com o Brasil, são aplicadas no país ¿políticas de preferência¿ em diversos âmbitos ¿ legislaturas, educação, serviços públicos e promoções no emprego ¿ e situações distintas apresentam diferentes desafios para as políticas de ação afirmativa no país: entre os beneficiários há minorias culturais a proteger (as tribos), grupos estigmatizados cuja militância alega não pleitear a afirmação de sua identidade degradada, mas a assimilação à sociedade.¿
		
	
	d) Nicarágua
	
	c) Nigéria
	 
	e) Índia
	
	b) China
	
	a) Peru
	As políticas de ações afirmativas não são novas no contexto brasileiro. Desde a década de 60 se discute esse tema, de forma mais leve, porém consistente. Hoje no cenário brasileiro novos debates vêm ocorrendo e o último a ser discutido no mês de junho de 2015 e amplamente divulgado na mídia foi:
		
	
	c) A cota para Portadores de Necessidades Especiais nas Universidades
	
	e) A cota de 50% de negros para Juízes de Direito definida pelo CNJ
	 
	d) A cota de 20% de negros para Juízes de Direito definida pelo CNJ
	
	b) A cota para índios nas universidades
	
	a) A cota para negros nas universidades
	De acordo com Barrígio apud Escorel (2010), a noção ¿exclusão social¿ teve origem e alcançou seu maior desenvolvimento em solo :
		
	 
	d) Francês na década de 80
	
	e) Espanhol na década de 60
	
	a) Americano na década de 60
	
	c) Francês na década de 60
	
	b) Espanhol na década de 80
	A vida no lixão, a falta de saneamento básico e de moradia e a fome são dados de realidade relacionados à pobreza e à desigualdade social no Brasil. Na segunda metade do século XX, aliando-se a essas questões, ganha ênfase a temática da desigualdade racial. Ela mobilizou os grupos atingidos a buscar ações denominadas políticas públicas de afirmação.
		
	 
	sistema de cotas nas universidades em todo o território brasileiro.
	
	direito garantido em legislação aos cargos de chefia nas empresas transnacionais.
	
	transformação adotada devido à inovação tecnológica.
	
	permanência do trabalho escravo, reduzido às áreas agropecuárias.
	
	desigualdade estabelecida entre brancos e negros nas oportunidades de trabalho.
	PC-RO¿Ruanda, na África, é um exemplo radical de como o favorecimento racial pode gerar desastres. Quando tomaram o país, os colonizadores belgas encontraram dois grupos sociais, tutsis e hutus, que viviam em paz. Os belgas criaram cotas para favorecer os tutsis no serviço público. Após a independência, nos anos 1960, os hutus tomaram o poder e inverteram o favorecimento. Surgiu um conflito, que culminou no genocídio de 1994, quando os hutus exterminaram 1milhão de tutsis.¿ (Revista Época, nº 568, de 08/04/2009, p.85) Tendo como reflexão o texto acima e o sistema de cotas raciais implantados pelas Universidades Estaduais do Rio de Janeiro e da Bahia, podemos afirmar que:
		
	
	a política de cotas raciais foi adotada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1982 pelo então governador Anthony Garotinho, reservando metade das vagas aos alunos cotistas.
	 
	a política de cotas, sejam elas raciais, sociais ou econômicas devem ser acompanhadas de políticas públicas de melhoramento do ensino público proporcionando igualdade de condições no seu acesso
	
	a miscigenação racial, no caso do Brasil, não deve ser um dos fatores determinantes na construção de políticas de cotas raciais, uma vez que existe a necessidade de corrigir distorções históricas.
	
	historicamente, os negros nos Estados Unidos costumam ser vítimas de discrimação, de preconceito velado, tendo menor acesso às universidades e ao mercado de trabalho, diferente do ocorrido no Brasil
	
	a adoção dos sistemas de cotas é combatida por todos os movimentos sociais e ONGS ligadas ao movimento negro, adotando o discurso de oposição a uma política racial.
	Em qual dos governos brasileiros se determinou o reconhecimento da existência do racismo e seus inúmeros desdobramentos no Brasil, inserindo esse tema na agenda política do país.
		
	 
	c) No governo Fernando Henrique Cardoso
	
	d) No governo primeiro governo Dilma
	
	a) No primeiro Governo Lula
	
	b) No governo Collor
	
	e) No segundo governo Lula
	As políticas de ações afirmativas visam promover:
		
	
	A valorização do patrimônio histórico-cultural afrobrasileiro e indígena através de programas educativos específicos.
	 
	O ingresso e a permanência na educação escolar dos afrodescendentes, indígenas e educandos provenientes de classes economicamente desfavorecidas.
	
	A instituição de disciplinas escolares sobre cultura e história da África e das diferentes tribos indígenas do Brasil.
	
	O rompimento de critérios de exclusão fundados na discriminação socioeconômico
	
	O privilégio de alguns seguimentos populacionais
	Complete o pensamento de Faleiros, 2006. ¿A exclusão é um processo................... e..............................., decorrente da exploração e da dominação, com vantagens para uns e desvantagens para outros, estruturantes da vida das pessoas e coletividades, diversificada, relacional, multidimensional e com impactos de disparidade, desigualdade, distanciamento, inferiorização, perda de laços sociais, políticos e familiares, com desqualificação, sofrimento, inacessibilidade a serviços, insustentabilidade e insegurança quanto ao futuro, carência quanto às necessidades, com invisibilidade social, configurando um distanciamento da vida digna, da identidade desejada e da justiça¿ (p. 112).¿
		
	
	a) Profético e natural
	
	c) Teleológico e histórico
	
	e) Unilateral e natural
	 
	b) Dialético e histórico
	
	d) Discrepante e histórico
	
	
	O que é Políticas de Ação Afirmativa. Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo governo ou pela iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades raciais presentes na sociedade, acumuladas ao longo de anos. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todos. Como exemplo, pode ser citado:
		
	
	Programa Bolsa Família
	 
	O sistema de cotas 
	
	Aprovação no ENEN
	
	Aprovação no ENADE
	
	Concurso público
	Sobre as ações afirmativas podemos afirmar que:
		
	 
	O termo faz referencia a um conjunto de medidas que tem como objetivo provocar condições especiais para que grupos sociais, reconhecidamente discriminados, possam alcançar emancipação, autonomia e igualdade de condições.
	
	São políticas públicas que possibilitam que segmentos pauperizados tem acesso a inúmeros direitos sociais que possibilitam a alteração da correlação de forças na estrutura da sociedade.
	
	São ações focalizadas em grupos pequenos que garantem pouca, ou nenhuma, alteração significativa nos segmentos atingidos.
	
	É um conjunto de medidas adotadas de acordo com o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade, que estão relacionadas aos direitos civis de liberdade e propriedade.
	
	São medidas relacionadas ao um posicionamento político que compreende a inserção de grupos socialmente excluídos como condição necessária para o desenvolvimento econômico.
	A primeira experiência brasileira no sentido das ações afirmativas ocorreu:
		
	
	Na implementação do artigo 5ºda Constituição de 1988
	 
	Na cidade do Rio de Janeiro em 2001
	
	Na abolição da escravatura no século XIX
	
	Nas universidades Federais na década de 1970
	
	Na cidade da Bahia nos anos 2000
	Umas das principais políticas de ação afirmativa implementadas no Brasil, se refere a entrada na Universidade e tem como foco:
		
	
	A população indígena
	
	Aos alunos oriundos de escolas públicas
	
	Aos deficientes físicos
	
	A população de baixa renda
	 
	A população negra e parda.
	Acerca das ações afirmativas, analise. I. Representa o conjunto medidas especiais e temporárias tomadaspelo Estado e/ou pela iniciativa privada com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo oportunidades e tratamento similar e, ainda, a compensação pelas perdas resultantes de discriminação e marginalização, derivadas de causas raciais, étnicas, religiosas, de gênero, entre outras. II. Entre as medidas classificadas como ações afirmativas cita-se o incremento de contratação de membros de grupos discriminados no emprego e na educação por via de metas, cotas, bônus. O programa de cotas para negros e afrodescendentes nas a provas para vestibular das faculdades públicas é uma destas medidas. III. Ações afirmativas e políticas puramente antidiscriminatórias são iguais por atuarem preventivamente em favor de indivíduos que potencialmente são discriminados. Está(ão) correta(s) as afirmativa(s)
		
	
	I, II e III.
	 
	I e II, apenas.
	
	II, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	I, apenas.
	O trecho: ¿ (...) que se encontram excluídos da riqueza socialmente produzida (...) Refere-se ao entendimento do conceito de exclusão de acordo com:
		
	 
	A perspectiva Marxista
	
	Autores do positivismo
	
	Concepção do Serviço Social
	
	Sarah Escorel
	
	Senso comum Concepção do Serviço Social
	A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5, institucionaliza a igualdade entre todos os brasileiros quando diz: ¿Todos são iguais perante a lei (...)¿ Porque mesmo com essa garantia legal ainda são necessárias as políticas de ação afirmativa?
		
	
	Pois o Projeto ético-político profissional demanda outras políticas sociais Pois a corrupção não permite sua implementação.
	 
	Pois o artigo não foi capaz de garantir o igual acesso a todos os brasileiros
	
	Pois são necessárias discriminações positivas na sociedade
	
	Pois as desigualdades devem ser respeitadas
	
	Pois a corrupção não permite sua implementação.
	
	
	As ações afirmativas pensadas como Políticas Públicas tiveram origem em que país na década de 60 com a extensão dos direitos civis? Estas ações foram resposta à pressão de grupos organizados especialmente de movimentos negros.
		
	 
	c) Nos Estados Americanos
	
	b) Na Alemanha
	
	d) No Brasil
	
	e) Na Áustria
	
	a) Na Espanha

Continue navegando