Buscar

Slides - Democracia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
DEMOCRACIA
*
*
*
Democracia é sinônimo de condições sociais igualitárias.
*
*
*
Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre os poderes legislativo e executivo. Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo.
*
*
*
Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou por meio dos seus representantes livremente eleitos.
*
*
*
A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.
*
*
*
As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.
*
*
*
Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.
*
*
*
DIREITOS FUNDAMENTAIS
Constituição de 1998
*
*
*
Direitos individuais e coletivos: são os direitos ligados ao conceito de pessoa humana e à sua personalidade, tais como à vida, à igualdade, à dignidade, à segurança, à honra, à liberdade e à propriedade: artigo 5º e incisos.
*
*
*
Os Direitos Fundamentais, ou Liberdades Públicas ou Direitos Humanos são definidos como conjunto de direitos e garantias do ser humano institucionalização, cuja finalidade principal é o respeito a sua dignidade, com proteção do poder estatal e a garantia das condições mínimas de vida e desenvolvimento do ser humano. 
*
*
*
Visa garantir ao ser humano, o respeito à vida, à liberdade, à igualdade e a dignidade, para o pleno desenvolvimento de sua personalidade. Esta proteção deve ser reconhecida pelos ordenamentos jurídicos nacionais e internacionais de maneira positiva. 
*
*
*
Direitos sociais: garantia das liberdades positivas. Direitos referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Finalidade: melhoria das condições de vida dos menos favorecidos visando a igualdade social: a partir do artigo 6º. 
*
*
*
Direitos de nacionalidade: o vínculo jurídico político que liga um indivíduo a um certo e determinado Estado, fazendo com que este indivíduo se torne um componente do povo, capacitando-o a exigir sua proteção e em contrapartida, o Estado sujeita-o a cumprir deveres impostos a todos. 
*
*
*
Direitos políticos: permitem ao indivíduo, por meio de direitos públicos subjetivos, exercer sua cidadania, participando de forma ativa dos negócios políticos do Estado: artigo 14.
*
*
*
Direitos relacionados à existência, organização e a participação em partidos políticos: garante a autonomia e a liberdade plena dos partidos políticos como instrumentos necessários e importantes na preservação do Estado democrático de Direito: artigo 17. 
*
*
*
Democracia no Brasil: brasileiros lidam mal com a igualdade.
O povo brasileiro gosta de hierarquia. A posição e a origem social são fundamentais para definir o que se pode e o que não se pode fazer; quem está acima da lei ou se terá de cumpri-la. É assim que a herança escravista se manifesta no Brasil.
*
*
*
É possível ter uma sociedade liberal em que os homens se concebem como desiguais?
Inglaterra e EUA: as leis, o sistema judiciário e a ética anglo-saxã consagram o império da lei.
A forma como os brasileiros são socializados consagra a desigualdade e as técnicas para burlar a lei.
*
*
*
NOÇÕES DE CIDADANIA
*
*
*
O que é cidadania?
Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. É nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. 
*
*
*
A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais de trânsito, respeitar as pessoas, não destruir telefones públicos, dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... 
*
*
*
até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes, o desemprego, a violência urbana e outros grandes problemas que enfrentamos.
*
*
*
A cidadania é o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto). 
*
*
*
A nacionalidade é pressuposto da cidadania - ser nacional de um Estado é condição primordial para o exercício dos direitos políticos. No Brasil os direitos políticos são regulados pela Constituição Federal em seu artigo 14, que estabelece como princípio da participação na vida política nacional o sufrágio universal*. 
*
*
*
Nos termos da norma constitucional, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos, e facultativos para os analfabetos, os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos e os maiores de setenta anos.
*
*
*
*Sufrágio universal consiste na extensão do sufrágio, ou o direito de voto a todos os indivíduos considerados intelectualmente maduros (em geral os adultos, porém no Brasil os adolescentes acima de 16 anos têm direito ao voto), sem distinção de raça, sexo, crença ou estatuto social. Pode ser direto, no qual todos os eleitores votam, ou indireto, quando os eleitores elegem um colégio eleitoral o qual, por sua vez, elege um dos candidatos à magistratura em questão. Este método é usado, por exemplo, nos EUA para escolha do presidente e do vice-presidente da república. 
*
*
*
A DEMOCRACIA COMO 
SISTEMA DE GOVERNO
Maiores conquistas da democracia
Maiores problemas não resolvidos pela democracia
 liberdade de
 expressão
 liberdade de
 imprensa
 liberdades 
 individuais
 crescimento 
 econômico
 desemprego
 corrupção
 pobreza
 insegurança
 justiça social
Alunos discutem e falam sobre características dos direitos fundamentais.
Exercício: MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro, p. 105: “A ética do gênero humano”.
A democracia no Brasil completou a maioridade de 21 anos em 2006. A democracia brasileira perde em qualidade por causa das relações sociais hierárquicas. A qualidade da democracia aumenta quando a população é mais escolarizada. Mais do que isso, a democracia só é possível em sociedades com níveis mais elevados de escolarização.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais