Buscar

SLIDE ESTÁTICO UNID 2 - TEXTUALIDADE E SEUS FATORES

Prévia do material em texto

MARCO AURÉLIO GODINHO RODRIGUES
CURSO: TÉCNICO EM QUALIDADE
REDAÇÃO TÉCNICA – 40H 2
TEXTUALIDADE E SEUS FATORES – 
Talliandre Matos
TEXTO E TEXTUALIDADE
	Se pretendemos produzir textos com qualidade, devemos refletir sobre o que é texto e textualidade.
	Segundo Costa Val (2004), texto ou discurso é uma ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada da unidade sociocomunicativa, semântica e formal.
	Textualidade é um conjunto de características que fazem que um texto seja um texto, e não apenas uma sequência de frases. Os fatores da textualidade devem ser levados em conta. 
A textualidade é composta por:
- Coesão (fator interno)
Coerência (fator interno)
Intencionalidade
Aceitabilidade
Situacionalidade
Informatividade
Intertextualidade (fator interno)
COESÃO
	é responsável pela ligação dos sentidos isolados para evidenciar a estruturação da sequência do texto, não perdendo de vista o todo e a intenção com que se produz esse todo, para constituir finalmente um texto. Os mecanismos para a coesão de um são diversificados.
PRINCIPAIS ELEMENTOS COESIVOS
1. Pronomes
2. Conjunções
3. Preposições
4. Advérbios
	COERÊNCIA
	É o elemento fundamental de textualidade, responsável pelo sentido do texto. Depende não apenas da lógica interna do texto, mas também da compatibilidade entre a rede conceitual (mundo textual) e o conhecimento de mundo de quem processa o discurso. Um texto para ser coerente depende do conhecimento da língua e de mundo e do grau de compartilhamento desse conhecimento entre produtor e receptor. É entendida como o nexo, a lógica entre as diversas ideias apresentadas, relação entre elas e o contexto.
	INTERTEXTUALIDADE
	Refere-se às diversas maneiras pelas quais a produção e a recepção de um texto dependem do conhecimento do outros textos anteriormente produzidos. A intertextualidade mostra a interdependência dos textos entre si, tendo em vista que um texto só faz sentido quando é entendido em relação a outro texto.
	
INTENCIONALIDADE: revela o esforço feito pelo produtor para estabelecer um discurso coerente e coeso a fim de cumprir o seu objetivo, a sua intenção comunicativa.
ACEITABILIDADE: é inerente ao receptor, que analisa e avalia o grau de coerência, coesão, utilidade e relevância do texto capaz de levá-lo a alargar os seus conhecimentos ou de aceitar a intenção do produtor.
SITUCIONALIDADE: reúne fatores que tornam o texto adequado a uma situação atual ou passada. A situcionalidade é responsável pela adequação do texto ao contexto sociocomunicativo.
INFORMATIVIDADE: responde pela suficiência de dados no texto, como também pelo grau de previsibilidade nas ocorrências no plano 
conceitual e formal.
REFERÊNCIAS
COSTA VAL. Redação e Textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 2004

Continue navegando