Buscar

atividade60606 - Atividade 2-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Professor: Rosilene Moreira 
Disciplina: Noções de Ciências Sociais.
Curso: Ciências Contábeis.
Polo: 
Aluna: 								 RGM:
Data:
Orientação da atividade: Atividade 2 - Referente as aulas 5, 6,7e 8
	
	
	
ATIVIDADE 02
1. O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos gravados quatro meses antes de sua morte. Após assistir ao vídeo comente os pontos que você destaca como relevante e as contribuições para a compreensão da disciplina sociologia, ética e responsabilidade socioambiental.
Observação do vídeo está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=-UUB5DW_mnM&t=16s
O filme mostra o processo de globalização, com início na guerra fria, relembrando aquele teste e competição entre potências após a segunda guerra mundial. E esse filme aborda um consenso de Washington que revela como funciona a globalização que começa com a elevação de impostos, com juros altos e privatizar setores que são incapazes de administrar.
A globalização pode se definir como utilizar grandes empresas que dominam a população, fazendo com que controlam a sociedades de várias formas possíveis. E elas refletem também sobre a mídia, em que ela é controlada e manipuladas por mãos de pequenos grupos, que são
Influenciadas pelas potências e pelos poderes superiores. E o capitalismo se encaixa no filme por mostrar divisões entre a classes mais baixas até as classes altas. Fazendo com que você interprete e entenda o que se pode e não se pode na sociedade controlada pelos poderes superiores.
Contudo, são abordados assuntos importantes que geram discussões para o nosso mundo contemporâneo, e por trás disso exemplos do nosso cotidiano, nos trazendo conhecimentos sobre a vida e sobre a globalização e seus processos.
2. O fato de a sociedade brasileira possuir a democracia racial como ideal afirmado e desejado, conduziu encobrimento da realidade das relações entre brancos e negros. 
O sentido discriminador e indiretamente segregador que essas relações apresentam tendeu a ficar encoberto pelo discurso da ideologia dominante. Este discurso, de um lado, afirma a igualdade e investe na negação do racismo; de outro mantém a profundidade das desigualdades sociais só explicáveis através da discriminação e do preconceito, cuja consequência mais imediata é a segregação social. (ULBRA, 2009 apud ADRIAN, 2013).
Análise a afirmação acima e construa um texto com no mínimo 08 linhas sobre “Preconceito e discriminação racial no Brasil”.
Resposta: 
O preconceito e a discriminação racial no Brasil, está cada vez mais sendo vencida, pois hoje em dia há Leis que defende os negros. As pessoas em si não se consideram preconceituosas, mas em seus atos, falas, há preconceito. Muitas pessoas veem batalhando, para que esse tipo de discriminação e preconceito acabe, e tem tido um grande avanço, pois os negros e os pardos entre a população brasileira somam em 55,8%, e tem conseguido o seu lugar na sociedade, cada vez mais ganhando o respeito das pessoas. Porém ainda são poucos os que estão na classe média a alta, e sendo a maioria, os brancos. Contudo ainda há muito o que conquistar para se ter igualdade entre os brancos e negros.
3. “Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra.” (GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004) Considerando-se as ideias pelo autor, reflita e explique sobre as influencias culturais na sociedade moderna. 
Os pressupostos expostos no excerto e atribuídos à Gandhi dizem respeito ao reconhecimento à diversidade cultural, e além disso também apontam para a necessidade de valorização e afirmação da identidade própria, seja ela étnica, cultural ou religiosa.
 A cultura é essencial para a sociedade, ela pode ser o elemento principal que difere uma nação da outra, a cultura deve ser preservada para que nunca se perca a singularidade do coletivo em questão. Todavia as pessoas hoje em dia estão mais abertas a novas culturas e costumes, mas não querem deixar de lado suas culturas que foram passadas de geração em geração, mas a sociedade moderna compreende que novas culturas podem se agregar e valorizar mais ainda a nossa sociedade. 
4. Filme da NETFLIX: AmarELO é tudo para ontem. O documentário “AmarElo – É Tudo Pra Ontem” da Netflix, o rapper Emicida usa os bastidores do show no Teatro Municipal de São Paulo para resgatar a história da cultura dos movimentos negros. Assista e comente de acordo com o seu ponto de vista a relevância desse documentário para o movimento e a cultura afrodescendente no Brasil. Se não conseguir assistir na íntegra, assista os fragmentos do documentário na internet que te ajudará a ter uma visão e compreensão geral do tema. 
Um dos grandes temas abordados no documentário AmarElo – É tudo pra Ontem, produzido pela Netflix em parceria com o Laboratório Fantasma, é o show que o rapper Emicida fez em novembro de 2019, no Theatro Municipal de São Paulo. Um local que não foi planejado para receber, no palco e na plateia, pessoas negras. Muitos dos personagens do filme comentam sobre como é estar ali, pela primeira vez. Ao iniciar o doc, eu pensei que assistiria à gravação do show no teatro. Algo que por si só já seria emocionante. Mas AmarElo é muito mais do que isso. Algumas outras camadas narrativas vão sendo costuradas. Rapidamente nos deparamos, audiovisualmente, com uma aula de história do povo negro. Um resgate da cultura negra brasileira dos últimos cem anos. Com linguagem clara e didática, esse documentário deveria ser incluído nos currículos escolares, reforçando a importância do ensino da História e Cultura Afro–Brasileira nas escolas já determinada pela lei 10.639/03. 
Dividida em atos, a narrativa nos apresenta um Emicida narrador-personagem. Uma espécie de convite para conhecer essas histórias não-hegemônicas: “Permita que eu fale, e não as minhas cicatrizes”. O ditado iorubá mencionado por Emicida diz: “Exu matou um pássaro ontem, com uma pedra que só jogou hoje”. De tão potente mensagem, carrega em si enorme poder de inquietação de que concertar os desencontros e injustiças do passado é urgente e é pra ontem, o chamamento pra luta antirracista é pra ontem, tudo é pra ontem. 
5. No ambiente de estudos, na aba material de aulas/ arquivos vocês encontrarão o livro A Cruel Pedagogia do Vírus do sociólogo Boaventura de Souza Santos (2020), leiam e façam um breve resumo do material, finalize com as suas considerações sobre as lições que levaremos desse período histórico para o mundo pós-pandemia?
Resposta: 
 A atual pandemia, nos mostra o quão impreparados estamos para futuras catástrofes ecológicas, pois vivemos anos agredindo a natureza, explorando seus recursos naturais sem limites, e ela, apenas se auto defendeu-se da humanidade. Nos mantendo em quarentena, nos conscientizando dos males que a fazemos, nos fazendo perceber que a natureza é a mãe da terra, devemos tal respeito a ela. E talvez no pós-pandemia nos "prepararmos" para catástrofes futuras tão letal quanto essa. No pós-pandemia, acredito que as pessoas deixem de ser tão egoístas, pratiquem mais o amor ao próximo e amor a nosso planeta. Começando a serem solidários, pois as famílias de classe média baixa e moradores de rua está sendo o público mais afetados pela crise que já encaramos, tendo que escolher entre seus alimentos, ou sua higiene para sua saúde e de sua família. Com o distanciamento social, aprendemos a dar mais valor a nossas famílias e amigos, a cuidarmos mais da nossa saúde mental e a valorizar todos os trabalhadores (garis, médicos, enfermeiros, cientistas...) que estão batendo de frente paranos salvar desse período histórico.

Outros materiais