Buscar

Trabalho filosofia serenidade

Prévia do material em texto

PUC – Minas Curso: Administração - Filosofia: Razão e Modernidade
Aluno (a) Álefe Esdras Henriques Norberto e Gustavo Sousa Pinto
Texto de apoio : Sobre a serenidade em Martin Heidegger. Isabela Maia
Data da entrega: 19/06/2020
Valor: 05 pts. 
A atividade pode ser feita em dupla.
a) Ao tratar da relação homem e técnica/ tecnologia, como Heidegger se pronuncia em relação a neutralidade ou não da técnica?
Para Heidegger, a tecnologia deixou de ser algo do qual o homem faz proveito (tornando assim sua vida mais fácil) para algo que faz proveito do homem, nos tornando dependentes dela.
b) Qual a relação entre técnica e seus usos?
A relação entre a técnica e seus usos para Heidegger está diretamente ligado no uso dos instrumento, junto da técnica do trabalho manual na qual se mostra a eficiência das ferramentas adequadas para cada propósito, além disso para ele a técnica consiste no saber operatório de um determinado campo do fazer humano.
c) Na opinião do autor, o que deve ser feito, para se evitar a dominação da técnica sobre o homem?
De acordo com o autor é necessário que deixemos de supervalorizar a técnica e priorizando e voltando nossa atenção ao "Ser" (autônomo; que não se define por coisas, apenas por si mesmo)
d) O filósofo Heidegger ao tratar das reflexão sobre a técnica/tecnologia produziu uma vasta reflexão. Em relação a discussão sobre a técnica e tecnologia e os impactos na vida do homem.
Com a contribuição do texto trabalhado, construa uma reflexão sobre a citação de Heidegger abaixo:
“A técnica não pode mais ser vista como um desdobramento potencializado das mãos do homem, nem mesmo como um instrumento a serviço ou à disposição dos indivíduos, mas como algo diferente, como uma potência ou um poder autônomo, para a qual o homem não passa de um meio ou de um instrumento, e na qual ele está capturado como objeto ou matéria-prima ao se instalar na rede de produção tecnológica do real.”
Na citação acima podemos perceber que a técnica não pode ser considerada da natureza humana, além disso a técnica não pode ser considerado como um objeto a ser usado pelo indivíduo, e sim ao contrário o indivíduo é uma ponte usado pela técnica, a partir do momento que está ligado a uma produção de tecnologia real.

Continue navegando