Buscar

AVA2 Luciana Lopes Pinheiro

Prévia do material em texto

Contabilidade Social
Contabilidade Social é uma técnica de registro e de mensuração de um conjunto interligado de grandezas e de variáveis definidas pela Ciência Econômica. E, com efeito, uma forma especial de estatística econômica, de natureza contábil, que se propõe a apresentar valores que expressam os montantes das transações econômicas verificadas em determinada economia nacional. Em resumo o propósito da Contabilidade Social é fornecer informações que permitam avaliar os efeitos das atividades das empresas sobre a sociedade.
Devido à crescente responsabilidade social que devem assumir as entidades econômicas, surge a necessidade de elaborar e apresentar informação sobre as atividades relacionadas com essa responsabilidade. Este volume de informações agrupa aspectos do tipo social, ético, ambiental ou ecológico, e ainda tem recebido diversas denominações como Contabilidade Social.
A Contabilidade Social não só busca medir resultados no processo monetário, mas também toma o recurso humano desde a ótica humana, vendo-o como um ser que sente e que tem necessidades a satisfazer. Ela aparece como uma necessidade da empresa de contar com informação pertinente para tomar decisões inteligentes com relação à gestão social, medindo o impacto da entidade na sociedade.
Cada um dos tipos de informação que compõem esta contabilidade tem registrado outras ramificações da mesma, entre as quais se destacam a Contabilidade Ambiental, a Contabilidade dos Recursos Humanos e a Informação de Caráter Ético.
Princípio fundamental da contabilidade social
Assim como a contabilidade tradicional – onde o ativo é igual ao passivo somado ao patrimônio líquido, a contabilidade social também possui um princípio básico: a identidade das contas nacionais. Esse princípio diz que a atividade econômica pode ser mensurada por três óticas diferentes. No final, todas elas se equivalem e chegam ao mesmo resultado. São elas:
Produto Nacional (PN): soma de todos os bens e serviços produzidos em um período;
Despesa Nacional (DN): soma das despesas feitas na compra de bens e serviços finais em um período;
Renda Nacional (RN): soma dos rendimentos pagos trabalhadores, empresários e donos dos fatores de produção pela utilização de seus serviços em um período;
Dessa forma, a equação básica da contabilidade social será:
Produto Nacional (PN) = Despesa Nacional (DN) = Renda Nacional (RN);
 O método de avaliação da contabilidade social consiste em hierarquizar fatos econômicos, registrar transações e agrupar dados para serem classificados de forma sistemática. Dessa forma, as contas nacionais contabilizam os agentes, os fluxos econômicos e os estoques de ativos e passivos em um esquema que representa, de forma simplificada, o funcionamento da economia.
A partir disso, a contabilidade social formula, dentre outras informações, as seguintes contas nacionais:
Produto Nacional
PN = (Valor Agregado Primário +Valor Agregado Secundário +Valor Agregado Terciário) + Impostos sobre Importação + Impostos sobre Valor Acrescentado;
Produto Interno Bruto
PIB = Consumo + Investimentos + Gastos do Governo + Exportações – Importações;
Renda Nacional
RN = Salários + Juros + Aluguéis + Lucros;
Produto Nacional Bruto
PNB = PIB + (Lucros Recebidos do Exterior – Lucros Enviados ao Exterior);
Produto Nacional Líquido
PNL = PNB – Amortizações;
Produto Interno Líquido
PIL = PIB – Amortizações;
Poupança
S = Renda Nacional – Consumo;
Investimento
I = Produto Nacional – Consumo;
Como todas as contas nacionais estão, de alguma forma, relacionadas umas com as outras, a lógica utilizada para organizar a contabilidade social torna possível a representação da atividade econômica em um ciclo. Sendo assim, a produção gera renda, que por sua vez gera despesas que, no final das contas, alimenta a própria produção.
Conclusão
A contabilidade tem papel muito importante, principalmente os indicadores por ela produzidos para subsidiar no processo de tomada de decisão dos agentes econômicos, visando futuras intervenções na economia de um determinado país. Fazer projeções sobre o Produto Interno Bruto (PIB), consumo interno, nível de investimentos, taxa de câmbio, inflação é uma das principais competências do profissional em economia, o que faz a contabilidade social ser um tema fundamental para sua formação profissional, sendo sua plena assimilação fator de destaque no mercado de trabalho.
Luciana Lopes Pinheiro
Bibliografia:
ROSSETI, P. J. Contabilidade Social. São Paulo: Atlas, 1995. Minha Biblioteca.

Continue navegando