Buscar

Evolução do cinema

Prévia do material em texto

Evolução do cinema
O que é o cinema?
é a técnica e a arte de fixar e de reproduzir imagens que causam impressão de movimento. Essas obras cinematográficas (filmes) são feitas através da gravação de imagens, ou pela sua criação utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais específicos.
 um artefato cultural que é uma arte poderosa. é fonte de entretenimento popular e, destinando-se a educar ou doutrinar, pode tornar-se um método eficaz de influenciar os cidadãos.
história do cinema:
Não se sabe exatamente qual foi o exato momento de sua criação, mas o mais aceitável por diversos estudiosos foi em 1895, quando os irmãos Louis e Auguste Lumière projetaram “A saída dos operários da fábrica Lumière” para os integrantes da Société d’Encouragement pour L’Industrie Nationale, em 22 de março
Em apenas 20 anos após esses acontecimentos, os filmes passaram a ser assistidos por diversos países. A popularidade era tão alta que Charles Chaplin se encorajou e postou-se diante de uma câmera pela primeira vez em janeiro de 1914. No final desse ano, já havia se tornado a pessoa mais reconhecida em todo o mundo.
Filme “Le Voyage Dans La Lune”:
Outro percursor das telonas, foi Georges Méliès, ex-ilusionista que após as projeções dos irmãos Lumière criou filmes fantásticos que são estudados e discutidos até os dias de hoje. O destaque vai para “Le Voyage Dans La Lune” (Viagem à Lua) de 1902.
 Foi baseado em dois romances populares de seu tempo: Da Terra à Lua, de Julio Verne, e Os Primeiros Homens na Lua, de H. G. Wells. 
O início do cinema “moderno”:
Começou com o filme  “The Great Train Robbery” (O Grande Roubo do Trem) dirigido por Edwin S. Porter em 1903. 
movimentos de câmera, montagem paralela e tomadas em locução são características desse filme que mais tarde foram aperfeiçoadas por Chaplin.
Décadas de:
		Vinte (20)
 1927 foi produzido “O Cantor De Jazz”, primeiro filme falado da história do cinema. O filme foi produzido pela Warner Bros, com o sistema sonoro Vitaphone. 
*vitaphone= era um  processo usado em filmes e cerca de 1.000 curtas-metragens produzidos pela Warner Bros e estúdio First National 1926-1930.
		Trinta (30) 
em 1935, com “Becky Sharp”, ou se preferir, “Vaidade e Beleza” que é um filme estadunidense, do gênero drama, dirigido por Rouben Mamoulian e estrelado por Miriam Hopkins e Frances Dee. Este foi o filme mais aguardado do ano por toda Hollywood, pois foi o primeiro longa-metragem totalmente em Technicolor de três cores (RGB)
Década de 50:
com o crescimento da televisão, os estúdios começaram a investir em diversas tecnologias, um exemplo disso é o CinemaScope que foi uma tecnologia de filmagem e projeção que utilizava lentes anamórficas criada pelo presidente da Twentieth Century Fox em 1953. Foi utilizada entre 1953 e 1967 para a gravação de filmes widescreen.
Outra grande inovação foi o 3D, que teve sua primeira passagem pelas telas lá em 1915, mas sua era de ouro foi nos anos 50 também, que foi destaque nos filmes americanos. Em 1952 foi lançado o primeiro com cor estereoscópica: Bwana Devil. 
A partir daí, as tecnologias foram evoluindo cada vez mais, até a chegada do computador, e em 1995, foi criado o primeiro filme feito totalmente nesse tipo de máquina: Toy Story
Filmes brasileiros:
É na década de 40 que o cinema brasileiro começa a se tornar mais relevante para o público geral, e começa a se tornar lucrativo e popular.
cisne branco
Samba em berlim
O cortiço
Cisne branco 
Direção: Luiz de Barros
Elenco: Arnaldo Coutinho, Abel Pêra, Nelson de Oliveira
Gênero Comédia
Nacionalidade Brasil
Ano de produção 1940
Tipo de filme longa-metragem
Cor Preto & Branco
Samba em berlim
Data de lançamento 22 de fevereiro de 1943
Direção: Luiz de Barros
Elenco: Mesquitinha, Brandão Filho, Laura Suarez mais
Gêneros comédia , Musical
Nacionalidade Brasil
Ano de produção 1943
Tipo de filme longa-metragem
Cor Preto & Branco
O cortiço 
Data de lançamento: 1978 (mundial)
Direção: Francisco Ramalho Jr.
Música composta por: John Neschling
Roteiro: Francisco Ramalho Jr.
Autor: Aluísio Azevedo
Gênero: drama 
Elenco: Mário Gomes, Betty Faria, Armando Bogus, Maria Alves, maurício do valle
Filmes escolhidos
 
por nós 
O mágico de oz 
Data de lançamento: 18 de setembro de 1939
A história da menina Dorothy foi escrita pelo norte-americano L. Frank Baum. O nome da protagonista é uma homenagem à Dorothy Louise Gage, sobrinha do escritor, que morreu apenas cinco meses depois de seu nascimento.
O livro foi publicado no início do século XX, em 1901, e apenas dois anos depois, o escritor juntou-se ao ilustrador da obra, Denslow, ao compositor Paul Tietjens e ao diretor Julian Mitchell para produzir a versão musical do livro.
Sherlock holmes
Sherlock holmes baffled, é um pequeno filme mudo de apenas 30 segundos feito nos EUA em 1900, mas registrado apenas em 1903. O filme não tem relação com a história de Arthur Conan doyle, apenas se usa seu famoso personagem. 
Foi o primeiro personagem literário/detetive a ganhar as telonas.
Alice no país das maravilhas 
Alice no País das Maravilhas, escrita por Lewis Carroll, é uma história intrigante de uma garota que, devido a sua curiosidade extrema, segue um coelho branco, que ela jura estar de casaca e relógio de bolso. Nessa busca, Alice acaba se perdendo, passando o resto do tempo a procura do caminho de casa.
O sucesso da obra “Alice no país das Maravilhas”, lançada em 1865, foi tão grande que invadiu os desenhos animados e as telas de cinema e fizeram grande sucesso, como a ultima versão, dirigida por Tim Burton.

Continue navegando