Buscar

Nietzsche

Prévia do material em texto

Friedrich Nietzsche
Acredito que Friedrich Nietzsche nos faz refletir sobre o olhar que temos sobre nossas vidas, a maneira como olhamos para ela e como a aproveitamos. Nietzsche fala muito sobre o tesão que todos deveríamos ter sobre a vida. Que podemos escolher se vamos ver ela de uma forma negativa ou positiva. 
“O que não me faz morrer me torna mais forte. ” – Nietzsche, podemos olhar um sofrimento como algo negativo, algo que vai nos destruir ou, podemos transformar essa dor em energia, em algo positivo e grandioso. Afinal, “gente feliz não faz revolução” – Gabriela Fadel. 
Nietzsche diz que podemos lidar com a vida com dois instintos, Dionisíaco e Apolíneo. Instinto Dionisíaco com a força instintiva, saúde, embriaguez criativa, paixão sensual, símbolo da humanidade que diz sim a vida. Instinto Apolíneo: medida e moderação, símbolo da humanidade que é equilibrada e límpida. São como se fossem dois caminhos e que você pode escolher qual vai trilhar. O mais atraente com certeza é o Dionisíaco, porém, nem sempre é fácil seguir esse instinto, a sociedade está a todo momento querendo nos levar para o Apolíneo. Acredito que ambos os instintos são bons, tudo é questão de “saber temperar”. 
A vida sem a música é simplesmente um erro – Nietzsche, aproveitando a brecha, na música “O Tempo é Agora” do duo Anavitória diz “Eu me perdi pra me encontrar”, acredito que a letra dessa música, tenha muito a ver com o que Nietzsche quer passar. Ele fala muito sobre sair da nossa zona de conforto, de sermos nós mesmos, na música também diz “todo esse tempo eu nem me conhecia; me fiz um outro e nem por que sabia; eu me perdi pra me encontrar; agora eu sou e sinto estar. O que dá a entender que para nos encontrarmos, para conseguir seguir o instinto Dionisíaco, precisamos sair da zona de conforto, nos perder, ser autênticos e assim, talvez, vamos conseguir alcançar o que realmente desejamos.
A filosofia de Nietzsche me faz refletir sobre minha vida, os medos, medo de “dar a cara a tapa”, inseguranças, etc. Uma pesquisa aponta que apenas 10% do que pensamos ser problemas em nossas vidas, de fatos são, os outros 90% são apenas projeções do nosso cérebro. Quantas oportunidades na vida perdemos por medo dessas consequências. Viver a vida que você deseja envolve muitas responsabilidades, têm consequências, por vezes, temos medo delas e acabamos ficando “dentro do armário “, mas é aquela frase “tenho rinite, então não quero e nem devo ficar dentro do armário”.

Continue navegando