Buscar

ANATOMIA planos e eixos

Prévia do material em texto

{ANATOMIA}
PLANOS E EIXOS
Posição anatômica
Ao descrever pacientes (ou cadáveres), é preciso visualizar mentalmente essa posição, estejam eles em decúbito lateral, dorsal (deitados de costas) ou ventral (de barriga para baixo). A posição anatômica referese à posição do corpo como se a pessoa estivesse de pé, com:
· A cabeça, o olhar e os dedos voltados anteriormente (para frente)
· Os braços ao lado do corpo, com as palmas voltadas anteriormente e 
· Os membros inferiores próximos, com os pés paralelos. 
Esta posição é adotada mundialmente para descrições anatômicas. Usando essa posição e a terminologia apropriada, você pode relacionar com precisão uma parte do corpo a qualquer outra parte. No entanto, é preciso lembrar também que a gravidade causa deslocamento inferior dos órgãos internos (vísceras) quando a pessoa está em posição ortostática (paciente fica em pé, face voltada para frente, membros superiores e inferiores estendidos, palmas das mãos voltadas para frente, assim como os dedos dos pés). Como as pessoas costumam ser examinadas em decúbito dorsal (paciente fica deitado de costas com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados), muitas vezes é necessário descrever a posição dos órgãos afetados nessa posição, fazendo uma observação específica sobre essa exceção à posição anatômica. 
Planos anatômicos
 As descrições anatômicas baseiam-se em quatro planos (pense nelas como linhas que atravessam o corpo) imaginários (mediano, sagital, frontal e transverso) que cruzam o corpo na posição anatômica:
· O plano mediano (plano sagital mediano), plano vertical que corta o corpo longitudinalmente, divide o corpo nas metades direita e esquerda. O plano define a linha mediana da cabeça, do pescoço e do tronco, onde cruza a superfície do corpo (muitas vezes o termo linha mediana é erroneamente usado como sinônimo de plano mediano).
· Os planos sagitais são planos verticais que atravessam o corpo paralelamente ao plano mediano. Embora seja muito usado, o termo parassagital é desnecessário, pois todo plano paralelo ao plano mediano, situado a cada lado dele, é, por definição, sagital. Entretanto, um plano paralelo ao plano mediano e próximo a ele pode ser denominado plano paramediano 
· Os planos frontais (coronais) são planos verticais que atravessam o corpo formando ângulos retos com o plano mediano, dividindo o corpo em partes anterior e posterior 
· Os planos transversos são planos horizontais que atravessam o corpo formando ângulos retos com os planos mediano e frontal, dividindo o corpo em partes superior e inferior. Os radiologistas referem-se aos planos transversos como transaxiais, que costumam ser abreviados como planos axiais.
Fonte de tudo aqui: Anatomia Orientada para a Clínica; Moore. Keith

Continue navegando