Buscar

EXERCÍCIO COSMÉTICOS E SANIFICANTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

COSMÉTICOS E SANIFICANTES
ALUNA: MIRLENE NASCIMENTO DE JESUS-04035670
Professora: Carlena Sinara Martins da silva 
Exercício sobre os Hidratantes
1) Conceitue pele seca, pele normal e pele hidratada;
 A pele seca é uma pele que possui características muito específicas, como descamação, coceira, aparência sem viço e luminosidade, aspecto esbranquiçado, sensação de repuxamento, ardor, sensibilidade, manchas vermelhas e textura escamosa, podendo, nos casos mais graves, ter até feridas.
A pele normal tem textura saudável e aveludada, produzindo gordura em quantidade adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento. Geralmente, a pele normal apresenta poros pequenos e pouco visíveis.
Quando a pele está hidratada, ela possui aspecto saudável, jovial e firme. Em casos de desidratação, a pele fica áspera, opaca e sem vida, com descamação e que ressaltam rugas e linhas de expressão.
2) Quais as condições ambientais que levam a desidratação da pele?
A água, assim como o ar, é um elemento essencial à vida. A água corresponde aproximadamente a 65% do peso total de um adulto. Assim, uma pessoa com 70 kg é constituída por cerca de 49 litros de água, 15% dos quais estão concentrados na pele. A água desempenha um papel essencial na pele, que é um reservatório a que outros órgãos recorrem. Facilita as trocas com o ambiente exterior: a água desloca-se da derme para a superfície, impregnando as várias camadas por difusão. Esse fluxo de água é designado por Perda Trans epidérmica de Água (PTA). Naturalmente protegida por uma película hidrolipídica na superfície, a camada córnea (camada exterior da epiderme) trava esse processo de evaporação. 
3) Conceitue umectante
São substâncias que contêm água em sua formulação e, quando aplicadas na pele, criam uma camada protetora, que protege a pele de perder água para a atmosfera, mantendo-a umedecida. Essas substâncias não permeiam no estrato córneo, elas formam um filme hidrofílico sobre a pele, retendo água na superfície da camada córnea. Também são adicionadas nos cosméticos para melhorar a consistência do produto, e para que não ocorra cristalização do mesmo. Hidrolisados de proteína animal ou vegetal são usados como umectantes nos cremes.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma substância emoliente amacia e suaviza a pele, a hidratante é aquela que aumenta o teor de água da pele e ajuda a mantê-la macia e a umectante mantém e retém a umidade.
São componentes higroscópicos capazes de reter água na pele (camada córnea) e nas formulações cosméticas. Um dos tipos de umectantes mais utilizados em emulsões são os glicóis, como glicerina, sorbitol e propilenoglicol.
Principais agentes umectantes utilizados em cosméticos
· Glicerina;
· Sorbitol;
· Propilenoglicol;
· Lactato de amônia;
· Lactato de amônia;
· Ureia e derivados de ureia;
· Gelatina e colágeno;
· Ácido hialurônico.
4) Conceitue hidratante
Um hidratante é um agente elaborado para tornar o estrato córneo mais suave e mais elástico por aumento de sua hidratação. Existe grande número de preparações, muitas das quais comercializadas como hidratantes cosméticos e terapêuticos. Percebendo-se que o extrato córneo é um tecido dinâmico e interativo, foi dada nova ênfase aos agentes usados para umidificar a pele; estes são adequadamente chamados hidratantes.
Sua multiplicidade e seus efeitos em potencial são paralelos ao aumento de conhecimentos sobre o extrato córneo, incluindo as funções de barreira, a perda de água trans epidérmica e os agressores exógenos e endógenos que resultam em pele seca e descamativa. Os hidratantes constituem um grupo de produtos cosméticos elaborados para o cuidado e higiene da pele.
5) Qual o modo de ação dos umectantes e dos hidratantes na pele e nos produtos.
Os umectantes ou umectantes são substâncias hidrofílicas, em geral compostos sintéticos poli hidroxilados, que protegem a pele contra a perda de umidade para a atmosfera, mantendo-a umedecida. ... Na verdade, os agentes umectantes não adicionam umidade à pele; eles ajudam a pele a manter a sua umidade natural.
Além disso, umectantes comuns devem estar associados a outros compostos capazes de manter a retenção de água na pele (evitar a perda por evaporação), pois, caso contrário, dependendo do estado da função barreira, podem acelerar a perda de água transepidermal (TEWL) em até 29%, desidratando a pele. Os hidratantes são classificados de acordo com mecanismo de ação de seus componentes. Os principais são oclusão e umectação. Os hidratantes oclusivos formam na epiderme um filme hidrofóbico na superfície cutânea, impedindo a evaporação e a perda de água, contribuindo para a manutenção da hidratação da pele.