Buscar

PENSAMENTO ECONOMICO DESENVOLVIMENTISTA

Prévia do material em texto

Pensamento econômico desenvolvimentista
O pensamento desenvolvimentista foi idealizado no contexto do pôs segunda guerra mundial, e é baseado na ideia de crescimento da infraestrutura e da industrial com o estado tendo um papel ativo nesse crescimento.
O estado desenvolvimentista se torna o ponto de partida para a mudança da estrutura e da matriz econômica do país, com a visão de integrar o território nacional, com uma forte intervenção na infraestrutura e na produção industrial, dessa forma, gerando um grande avanço tecnológico no período em que foi contextualizado.
No Brasil, o período desenvolvimentista veio com o regime da ditadura militar e do governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961). No período de Getúlio Vargas, o Brasil estava parado nos setores de avanço tecnológico, dessa forma, Vargas implementou a criação de várias empresas com o capital nacional, com a intenção de garantir a tecnologia e a modernização da infraestrutura do país. Dentre essas empresas, se destacam a: Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco.
No governo JK, foi imposto a ideia de acelerar o processo de industrialização no Brasil, como o conceito do desenvolvimentismo dependia de um enorme capital, o Brasil incorporou o investimento estrangeiro, com isso, acelerou de forma gradativa o seu avanço tecnológico. E principalmente o avanço na infraestrutura nos setores de transporte. Esse conceito, foi marcado pela ideia de que colocaria do Brasil em um novo setor mundial, criando assim, uma sociedade aperfeiçoada e modernizada.

Continue navegando