Buscar

ATIVIDADE BCM 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- Pretende-se realizar uma pesquisa, mas temos pouco tempo, por isso devemos usar uma amostra de 30 pessoas. Você julga que a amostragem simples ao acaso (ASA) seria apropriada para este caso? Se afirmativo, justifique a sua resposta e, caso contrário, discuta qual método seria mais adequado e DETALHE O PROCESSO de amostragem.
 Não, a amostragem simples ao acaso não seria o correto. O método de amostragem por conglomerado deve ser utilizado nesse caso e ela pode ser descrita dessa forma: quando uma população apresenta uma subdivisão artificial de grupos menores (denominados conglomerados), sorteia-se um número suficiente desses grupos (ou conglomerados) e dentro dos conglomerados sorteia-se parte dos elementos para compor a amostra. Nesse sentido, no caso apresentado deverá ser escolhido para a amostra cerca de 18 pessoas do grupo “alunos graduação”, 5 representantes do grupo alunos pós-graduação", 4 representantes do grupo "funcionários" e por fim, 3 representantes do grupo "professores", visto que o total de pessoas era 332 e o número representante de cada subgrupo era:
 Graduação - 200
 Pós graduação - 56
 Funcionários - 42
 Professores – 34
2- Quais são as situações em que a amostragem estratificada deve ser preferida à amostragem simples ao acaso?
 A amostragem estratificada é preferida quando comparada a amostragem simples nas situações em que a população é constituída de subpopulações naturais (estratos) que são homogêneos internamente, podendo ser heterogêneos de estrato para estrato.
3- Qual é a principal diferença entre a amostragem probabilística e não probabilística?
 Na amostragem probabilística todos os indivíduos da população possuem probabilidade conhecida e não nula de pertencer à amostra, já na amostragem não-probabilística nem todos os elementos da população têm a chance não nula de pertencer à amostra. Outra diferença é que na amostragem probabilística a característica principal é a realização de sorteio para a obtenção da amostra e na amostragem não-probabilística há a ausência de sorteio, ou quando o sorteio é realizado, alguns elementos da população são excluídos do
sorteio por alguma razão qualquer.
4- Diferencie ASA e amostra sistemática. Também amostra sistemática e amostra estratificada.
 ASA é um tipo de amostragem probabilística em que enumeram-se todos os elementos da população alvo e sorteiam-se n elementos dessa sequência através de um dispositivo aleatório qualquer, utilizando população uniforme ou com distribuição desconhecida, mas homogênea. Já a amostragem sistemática é um tipo de amostragem não probabilística de simplificação do processo ASA, no qual o primeiro elemento é sorteado e os demais são retirados em uma progressão aritmética, com uma determinada razão r, até completar o total de elementos da amostra (n), no entanto também utiliza população homogênea.
 A diferença entre a amostragem estratificada e a sistemática é que a amostragem estratificada também é um tipo de amostragem probabilística e é feita quando a população é constituída de subpopulações naturais (estratos) que são homogêneos internamente, mas podem ser heterogêneos de estrato para estrato, diferentemente da amostragem sistemática que é unicamente homogênea e um tipo não probabilístico de amostragem.
5- Defina e exemplifique os tipos de variáveis.
Variáveis Quantitativas: são representadas por meio de números resultantes de uma contagem ou mensuração. Elas podem ser de dois tipos:
Variáveis discretas: os valores representam um conjunto finito ou enumerável de números, e que resultam de uma contagem.
Variáveis contínuas: os valores pertencem a um intervalo de números reais e representam uma mensuração como por exemplo altura ou peso de uma pessoa. Nesses casos números fracionais fazem sentido.
Variáveis Qualitativas: representam uma qualidade (ou atributo) de um indivíduo pesquisado, são definidas por várias categorias. São características que não possuem valores quantitativos. Essas variáveis podem ser de dois tipos: Variável nominal: quando não existe nenhuma ordenação nas possíveis representações. Variável ordinal: quando apresentam uma ordem nos seus resultados.
6- Defina e exemplifique população estatística e amostra.
 População é o conjunto de indivíduos (ou objetos), tendo pelo menos uma variável comum observável e amostra é qualquer subconjunto da população. Por exemplo, uma rádio tem o interesse de saber como está sua audiência com os ouvintes no trânsito. Sabemos que não é possível perguntar a todos os motoristas que ouvem rádio qual é aquela que eles preferem. Então buscamos uma amostra dessa população, isto significa, perguntar somente a alguns motoristas qual rádio eles preferem escutar enquanto dirigem. Logo, a população seria todos os motoristas que ouvem rádio, e a amostra seria uma parte dos motoristas, aqueles que foi possível entrevistar.
7- Quais são as principais etapas para um levantamento por amostragem e para que servem?
1.Explicitação dos objetivos - é necessário para esclarecer quais são os objetivos e guiar os rumos da pesquisa.
2. Definição da população a ser amostrada - é importante para a delinear e dispor a população pesquisada da forma mais organizada possível.
3. Escolha das variáveis a serem observadas em cada unidade da análise - definir as variáveis, sejam elas quantitativas ou qualitativas, úteis para a pesquisa.
4. Especificação do grau de precisão desejado - é necessário para que a metodologia utilizada seja mais específica, são exemplos escolher os locais de busca de dados.
5. Escolha dos instrumentos de medida e da forma de abordagem - É importante para obter um resultado confiável e verídico, os equipamentos e materiais que precisarão ser usados e a forma como será coletado os resultados irão influenciar diretamente na segurança da pesquisa.
6. Escolha da unidade amostral - É importante para a comparação de resultados, permitindo que ela seja lógica e siga um raciocínio organizado.
7. Execução da prova experimental, prova-piloto ou pré-teste - é de suma importância para a pesquisa de campo, uma vez que pode ser observado os desafios e os problemas que podem ser enfrentados.
8. Seleção da amostra - utilizar um método de amostragem, de forma que fique de acordo com a metodologia escolhida.

Outros materiais