Buscar

Resolução do Caso ( N1) - Redes de Alta Velocidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Alexander da Silva Penna
Matrícula: 2021300565
Estudo de Caso: Rede Intercontinental
Questões:
a) Um hospital de Brasília, que faz parte da Rede Brasileira de Medicina, necessita que outro profissional avalie um exame para a geração do laudo. Como esse profissional reside em São Paulo, foi decidido enviar o exame por e-mail. Descreva o caminho percorrido pelo e-mail em relação às camadas do modelo OSI.
Resposta: Em relação ao caminho que o e-mail percorre, do envio inicial até o destino, passa por 4 níveis. 
1º - Enlace de Rede: nível 1 (físico) são as conexões elétricas como computadores, roteadores e switches, nível 2 (enlace) organiza os bits, detecta e conserta os erros e carregam a informação numa rede ou localmente.
2º - Roteamento: Dentro da rede transfere dados, contabiliza e encaminha pacotes para outra rede. Sob protocolo IP que recebe os dados e roteia pela rede.
3º - Transporte: Garante a transferência de dados e a entrega da mensagem sem erros entre computadores na ordem dos dados fornecidos pela rede, os protocolos usuais são o TCP ou UDP ( ideal para streaming), eles recebem os dados pelo IP no nível de roteamento (anterior) e jogam para o próximo nível (Aplicação).
4º - Aplicação: Nível das camadas 5 (sessão) nível de conexão entre aplicações e define a troca de informação e o modo de transmissão, 6 (Apresentação) conversão de dados para chegar na camada de aplicação e 7 (Aplicação) chega a informação para o usuário em programas como por exemplo correio eletrônico.
b) Os médicos que trabalham nos hospitais pertencentes à Rede Brasileira de Medicina utilizam bastante a internet e a rede dos hospitais para visualizar exames, verificar informações e notificar colegas. Sabemos que existem três meios de transmissão de dados utilizados no hospital (por fios ou cabos de cobre, por fibras ópticas e por ondas de rádio). Descreva cada um desses meios, demonstre suas diferenças e vantagens e, por fim, exemplifique a utilização de cada um.
Resposta: Transmissão por fios ou cabo de cobre: Arquitetura comum de redes Ethernet, eles enviam tanto sinais analógicos ou digitais, meio bastante usado para Centrais Telefônicas e Centrais de Monitoramento de câmeras. Vantagem, melhor imunidade contra ruídos e contra atenuação do sinal que o par trançado sem blindagem. 
Exemplo: Central de Monitoramento de Câmeras de um edifício.
 Transmissão por fibra óptica: É uma transmissão de banda larga que permite ir a longa distâncias sem perder a qualidade e nem gerar instabilidade, não usa eletricidade na transmissão dos sinais, ela é transmitida por meio de luz e pode ser feito no modo laser (Monomodo) e Led (Multimodo). Vantagens em navegar em alta velocidade, poucas perdas de pacote, economia de material. 
Exemplo de utilização: links de internet que chegam em roteadores e dos roteadores, para os computadores.
 Transmissão por onda de rádio: São ondas eletromagnéticas que são usadas para comunicação entre dois pontos. As transmissões realizadas através das ondas wi-fi tem como padrão a frequência de 2,4 GHz, por estar numa escala milimétrica, podem ser classificadas como micro-ondas. Desta forma, temos dois sinais de transmissão com ondas eletromagnéticas com o mesmo tipo de radiação. Vantagens de levar internet lugares distantes como campos rurais.
Exemplo: Internet por radiofrequência.
c) Imagine que você e seus colegas foram escolhidos pelo hospital da Rede Brasileira de Medicina para produzir um projeto de redes que será aplicado em um hospital localizado em uma cidade do interior do Brasil. Ele deverá permitir que os usuários (entre 500 e 600) se conectem via wi-fi e via cabos Ethernet, utilizando também redes de alta velocidade. Descreva em até 15 linhas quais aparelhos e tecnologias utilizaria para realizar esse projeto.
Resposta:
Equipamentos e tecnologias:
- Links de Internet Full – para chegar a internet através de rum roteador da operadora (fornecerá uma faixa de ip para utilização da Infra do hospital), sem ruídos e instabilidade, mínimo de 2 links para o load balance (cai um, o outro substitui).
- Firewall de borda Open Source Pfsesnse- Para analisar o tráfego local e filtrar segundo a organização da Infra do hospital para verificar o fluxo de dados com procedência, fazer rotas que permitam a navegação de URLs autorizadas.
- Roteador de borda Cisco 2900– roteador para os protocolos e roteamentos já fixados pela Infra do Hospital da Rede Brasileira de Medicina, para o encaminhamento de pacote de dados.
- Switches Cisco Gb – Switches vão servir para linkar os Roteadores, Firewall, Servidor, Switch Ubiquiti, os cabos que chegarão aos pontos finais de rede no ambiente todo, dentro dele configurar e fazer as mesma Vlans da Matriz para que não haja broadcasting na rede e haja melhor performance.
- Cabeamento estruturado tipo CAT 5e ou 6 – Fazer cabeamento em todo hospital, para chegar pontos de rede físicos que saiam do CPD da Infra do Hospital para os demais setores.
- Rack 44 U – Racks para o CPD da Infra do Hospital, para alocação do Servidor, Switches, Roteador e Firewall.
- Servidor DELL Power Edge r740- Esse Servidor tem que ter capacidade de memória e processamento capaz de suportar o ambiente, será um Controlador de Domínio que vai fazer parte dos controladores de domínio do Hospital da Rede Brasileira de Medicina e poderá ser controlado pela Matriz.
- Switch Ubiquiti Unifi – Esse switch vai ser pugado no switch de rede e também configurado em ambos switches a vlan de wi-fi para melhor performance e gerenciamento da rede wi-fi do hospital, conforme diretriz da Infra principal.
- Acess Point Ubiquiti Unifi HD – Estes serão ligados no Switch Ubiquiti para melhor administração dos Aps e dos usuários, como navegar em redes 2.4 Ghz ou 5.0 Ghz e limitação de banda para não colapsar o ambiente.
Obs: Todos os ativos receberão um ip estático para se comunicar com o Hospital da Rede Brasileira de Medicina MATRIZ (Infra principal), para que todos ativos funcionem conforme as diretrizes da Matriz, no mesmo domínio, regras, roteamento e frequências.
Bibliografia:
MORAIS, Izabelly Soares. Redes de Alta Velocidade – Roteiro de Estudos. EAD.BR 
http://itc.com.br/internet-fibra-optica/ - ITC 
https://docente.ifrn.edu.br/filiperaulino/disciplinas/introducao-redes-de-computadores/aulas/aula-03_meios-de-transmissao - Introdução a Redes de Computadores - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia- RN
https://www.coladaweb.com/fisica/ondas/ondas-de-radio-fm-e-tv - Ondas de Rádio

Outros materiais