Buscar

A3- gestão financeira e orçamentária UAM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A3- gestão financeira e orçamentária UAM
O orçamento pode ser visto como uma ferramenta de planejamento financeiro pessoal que contribui para a realização de sonhos e projetos. Para fazer um bom planejamento, é necessário saber aonde se quer chegar; é necessário internalizar a visão de futuro, trazida pela perspectiva de realização do projeto e estabelecer metas claras e objetivas, as quais geralmente precisam de recursos financeiros para que sejam alcançadas ou para que ajudem a atingir objetivos maiores.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Caderno de Educação Financeira: gestão de finanças pessoais. Brasília, DF, 2013. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/Cuidando_do_seu_dinheiro_Gestao_de_Financas_Pessoais/caderno_cidadania_financeira.pdf. Acesso em: 21 jan. 2020.
 
A partir do conteúdo estudado, descreva os principais itens que devem compor um orçamento pessoal e, na sequência, exemplifique. Para a sua resposta, você pode reunir informações pessoais e comparar com o conteúdo estudado.
O planejamento financeiro pessoal tem como finalidade o gerenciamento de gastos, quitação de dívidas que possam vir a existir, criar margens do quanto é possível investir e economizar os recursos poupados. O planejamento financeiro pessoal trata-se de uma estratégia que auxilia na visão, organização e planejamento do futuro financeiro de alguém. Para um bom planejamento pessoal é necessário definir metas, objetivos a longo, médio e curto prazo, é necessário também anotar e registrar todos os ganhos, gastos e até lucros em caso de investimentos, por exemplo. Sendo assim, será bem mais fácil e facilitado em saber onde existem gastos excessivos, onde é possível definir e negociar gastos supérfluos, como TV fechada, internet, planos de streaming dentre outros.

Continue navegando