Buscar

principais itens que devem compor um orçamento pessoal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CAROLINA DOS SANTOS RAMAGLIA MOREIRA
	
TEMA: O orçamento pode ser visto como uma ferramenta de planejamento financeiro pessoal que contribui para a realização de sonhos e projetos. Para fazer um bom planejamento, é necessário saber aonde se quer chegar; é necessário internalizar a visão de futuro, trazida pela perspectiva de realização do projeto e estabelecer metas claras e objetivas, as quais geralmente precisam de recursos financeiros para que sejam alcançadas ou para que ajudem a atingir objetivos maiores.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Caderno de Educação Financeira: gestão de finanças pessoais. Brasília, DF, 2013. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/Cuidando_do_seu_dinheiro_Gestao_de_Financas_Pessoais/caderno_cidadania_financeira.pdf. Acesso em: 21 jan. 2020.
 
A partir do conteúdo estudado, descreva os principais itens que devem compor um orçamento pessoal e, na sequência, exemplifique. Para a sua resposta, você pode reunir informações pessoais e comparar com o conteúdo estudado.
É imprescindível manter um planejamento financeiro na vida. Assim é possível ter qualidade de vida e poder aproveitas os benefícios de uma vida financeira organizada. Diante disso citarei alguns itens necessários para um bom planejamento orçamentário pessoal.
· Primeiro de tudo é necessário registrar as entradas e saídas financeiras: receitas e despesas (fixas e variáveis) é indispensável saber o quanto se ganha e o quanto se gasta. Pode ser no papel, aplicativo, Excel...
· Depois de registradas essas informações, da pra ter noção se esta sobrando dinheiro ou faltando. A partir disso, analisar e tomar as providencias necessárias, como: cortar gastos supérfluos, fazer renda extra, economizar nos gastos que não da pra cortar, renegociar as dividas ou investir se for o caso de sobra de dinheiro.
· Importante também “dar nome ao dinheiro”. Pra deixar separado o valor que já tem destino certo.
· Importante traçar metas de curto, médio e longo prazo, tanto para projetos de aquisições como para pagamento de dividas, viagens, etc.
A partir desse diagnóstico é possível entender a situação financeira e poder pedir ajuda para profissionais especialistas em negociação de dividas e planejamento orçamentário pessoal.
A partir desse conteúdo estudado, pude ter a noção de quanto é importante ter as ferramentas de demonstração contábil no auxilio do planejamento orçamentário.

Outros materiais