Buscar

ATIVIDADE-01 - Computação para Dispositivos Móveis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 01
	Considerando os conteúdos abordados ao longo da disciplina sobre desenvolvimento de aplicações móveis, em uma criação mobile, um dos requisitos que o desenvolvedor tem que considerar é o sistema operacional. Atualmente, existem dois sistemas, o iOS e Android, como as duas principais plataformas mobile.
	Com relação ao sistema Android, descreva um ambiente de desenvolvimento para iniciar a construção de uma aplicação para plataforma Android e compare-a com a plataforma iOS. Sugestão: faça uma separação entre softwares necessários e estruturas do projeto Android.
	O Android é um sistema operacional baseado em um núcleo Linux, projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque como smartphones e tablets e com uma interface de usuário baseada na manipulação direta. Assim também podendo ser utilizado em TVs, carros, relógios (Android Wear) e outros dispositivos. Sendo assim o sistema operacional mais utilizado no mundo.
	O ambiente de desenvolvimento da plataforma Android é baseado nas linguagens de programação Java e Kotlin, onde não é preciso um sistema operacional específico. Podendo ser instalado no Windows, Mac Os, Linux.
	Para programar para esta plataforma é necessário um kit de ferramentas de desenvolvimento do Android, que é o Android Studio. Esta é uma ferramenta oficial recomendada pela Google para o desenvolvimento das aplicações que vem o SDK, software de debug e emuladores.
	Android
	Pode ser utilizado em diversos dispositivos de fabricantes diferentes, suas aplicações podem ser desenvolvidas em computadores que possuem sistemas operacionais Windows, Mac Os e Linux. Tem a licença de desenvolvedor paga uma única vez para ser distribuída nas plataformas de aplicativo como Google Play, uma rápida aprovação nos termos de desenvolvimento da Google que são mais simples, como linguagens oficiais Java e Kotlin (essa última vem ganhando destaque nos últimos anos em meio aos desenvolvedores), possuindo código open source e cada dispositivo disponibiliza as atualizações da melhor maneira que é conveniente pra os desenvolvedores.
	As estruturas do projeto de uma aplicação mobile Android se dão de quatro processos:
O primeiro na funcionalidade da aplicação dependendo de sua abordagem que pode ser nativa, web ou híbrida. Devendo ser entregue uma aplicação da maneira mais rápida e prática possível. A segunda é a segurança, pois é preciso manter as informações sigilosas segura, necessitando depurar e testar os códigos na intenção de achar possíveis brechas para violação de segurança. A terceira é a interface do usuário, onde devem ser usados templates cleans com paletas de cores agradáveis aos olhos e simples de utilizá-lo. E o quarto são os testes e suporte contínuo, pois antes de entregar e disponibilizar uma aplicação é preciso mais de uma vez realizar estes pertinentes para que suas funções estejam funcionando perfeitamente.
	IOS
	Para o desenvolvimento de aplicações é necessário um computador com a plataforma Mac Os e um ambiente de desenvolvimento Xcode, permitindo a criação e os testes em emuladores baseados no sistema IOS. O desenvolvimento é baseado em duas linguagens de programação, o Objetive-C e o Swift.
	Possuindo pouca variedade de dispositivos, pois foi projetada para atender as necessidades exclusivas de aparelhos móveis da Apple como iPhone, iPode e iPad. A licença de desenvolvedor é paga anualmente para disponibilização em sua plataforma de aplicativos que é a Apple Store e são seguidos padrões de aprovação mais rigorosos, levando mais tempo para serem aprovados. A partir do iPhone 5s é permitida a atualização para o IOS que proporciona uma maior concentração de dispositivos nesta versão e tem um sistema, possuindo código de sistema fechado e proprietário.

Continue navegando