Buscar

Reflexão da Bioética e Situações corriqueiras e na pandemia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Elencar as situações críticas de acidentes causados pelo ser humano e por fenômenos da natureza e os Resultados sobre a vida das pessoas e do meio ambiente e das gerações atuais e futuras. Considere problemas da modernidade e futuro da humanidade e do meio ambiente. Acidentes e Situações de Desastres naturais. Identifique fatores desencadeadores e desdobramentos dos Desastres  de:
a)Chernorbyl: Durante o teste, entretanto, os operadores infringiram protocolos de segurança e o reator ficou sobrecarregado. Apesar das tentativas para desligar totalmente o reator, outra sobrecarga provocou uma reação em cadeia de explosões em seu interior. Por fim, o núcleo do reator ficou exposto, lançando material radiativo para a atmosfera.
b)Fukuxima: um terremoto de 8,9 graus na escala Richter e o tsunami que abalaram o Japão provocaram danos na usina nuclear de Fukushima, No momento do terremoto, 11 usinas localizadas na região entraram em processo de desligamento. Como parte do procedimento, os reatores precisam ser resfriados, uma vez que a fissão nuclear permanece ocorrendo mesmo após a interrupção na geração da energia. Cerca de uma hora depois do tremor, a usina de Fukushima foi atingida pelo tsunami. O sistema de resfriamento foi avariado e os técnicos japoneses passaram a adotaram medidas alternativas, como a injeção de água do mar nos reatores. Mesmo assim, três explosões se sucederam.
· C) Goiânia: O acidente foi resultado de uma peça de uma máquina de radiologia retirada por dois catadores de materiais recicláveis em uma clínica abandona no Centro de Goiânia.
· A peça foi retirada em 13 de setembro de 1987, e seu desmonte parcial se deu a partir daí.
· Dias depois, a peça foi revendida para Devair Ferreira, que a abriu por completo, contando com o cilindro que guardava o Césio-137.
· A descoberta do acidente foi feita pelo físico Walter Mendes, e o trabalho de contenção retirou seis mil toneladas de lixo nuclear de Goiânia.
· Mais de 110 mil pessoas foram examinadas, e quatro morreram pelo contato com a radiação.
D) brumadinho: A barragem em Brumadinho rompeu-se no início da tarde de uma sexta-feira (25 de janeiro de 2019). Como nenhum sinal de alerta foi emitido, muitas pessoas não conseguiram deixar o local a tempo. Brumadinho, rompeu-se apenas uma barragem, a qual apresentava um volume de 11,7 milhões de metros cúbicos de rejeitos.
E) Mariana: A tragédia ocorreu após o rompimento de uma barragem (Fundão) da mineradora Samarco, que é controlada pela Vale e pela BHP Billiton. O rompimento da barragem provocou uma enxurrada de lama que devastou o distrito de Bento Rodrigues, deixando um rastro de destruição à medida que avança pelo Rio Doce. Várias pessoas estão desabrigadas, com pouca água disponível, sem contar aqueles que perderam a vida na tragédia. Além disso, há os impactos ambientais, que são incalculáveis e, provavelmente, irreversíveis.

Continue navegando

Outros materiais