Buscar

MEIO AMBIENTE - FGV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MEIO AMBIENTE – FGV
LIXO
Co-processamento - É uma destinação final ambientalmente adequada de resíduos em fornos de cimento com o aproveitamento da energia contida nestes materiais e/ou substituição das matérias-primas e operação regulamentada e licenciada por órgãos ambientais competentes.
Compostagem - É o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterótrofos aeróbios, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais formando assim um solo humífero.
Reciclagem - É o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Pirólise - Em sentido estrito é uma reação de análise ou decomposição que ocorre pela ação de altas temperaturas. Ocorre uma ruptura da estrutura molecular original de um determinado composto pela ação do calor em um ambiente com pouco ou nenhum oxigênio. 
Fenton ou Reagente de Fenton - É uma solução de peróxido de hidrogênio e um catalisador de ferro que é usada na oxidação de impurezas ou águas residuais. O reagente pode ser usado na destruição de compostos orgânicos como o tricloroetileno (TCE) e o precloroetileno.
COMPOSTAGEM
COMPOSTAGEM - Breve resumo
Estudos apontam que o limite para a relação da compostagem varia entre 20/1 e 35/1, mas, de uma forma geral, a melhor é de 30/1 por ser a proporção em que os micro-organismos absorvem esses nutrientes. Isto significa que devem ser adicionados às composteiras materiais misturados que forneçam, mais ou menos, 30 partes de carbono para 1 parte de nitrogênio. Desse modo, a reprodução será mantida, assim como as funções metabólicas dos organismos, além da possibilidade de obtenção do composto final em menos tempo, evitando mau cheiro.
Durante o processo, 20 partes do carbono são liberadas como dióxido de carbono e utilizadas pelos micro-organismos para obter energia. As outras 10 partes, junto com o nitrogênio, são absorvidas para a sua biomassa. Então, durante a compostagem, o resíduo entra com relação inicial de 30/1 e quando atinge a maturidade, transforma-se em produto ou vermicomposto com relação 10/1.
 
A aeração permite controlar a temperatura e acelerar a atividade microbiana.
 
 A faixa ideal de temperatura é de 55 a 70ºC pelo menos durante 15 dias. 
 
O teor de umidade ideal é de cerca de 60%.
CLIMA
 Equatorial: A temperatura média anual é elevada, variando entre 25ºC e 27ºC, com chuvas durante todo ano e alta umidade do ar.
Tropical: Apresenta duas estações bem definidas: inverno (seco) e verão (chuvoso), a temperatura média varia de 18ºC a 28ºC.
Tropical de Altitude: A temperatura com média anual entre 18ºC e 22ºC, é mais baixa nas áreas mais baixas do relevo. Baixo índice pluviométrico mensal.
Subtropical: A temperatura média é de 18ºC, as chuvas são regulares e bem distribuídas. O verão é quente e o inverno bastante frio.
Semiárido: A temperatura é elevada com média de 27ºC, as chuvas são escassas e irregulares.

Outros materiais