Buscar

Atividade 2 FSCE I

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
· 
O piloto da Fórmula 1 Lewis Hamilton lamentavelmente foi alvo de ataques racistas nas redes sociais após a vitória no GP de Silverstone, na Grã-Bretanha, na décima etapa do campeonato mundial de 2021. O britânico de 36 anos foi bastante criticado pela batida polêmica com Max Verstappen, ainda na primeira volta do circuito e que rendeu penalização de 10 segundos. Insultos racistas, incluindo 'emojis de macaco' e outras ofensas, foram publicados como resposta a uma publicação da Mercedes nas redes sociais logo após a vitória de Hamilton.
ESPN. Fórmula 1: Lewis Hamilton é vítima de ataques racistas; Mercedes e rivais se posicionam. Disponível em: https://www.espn.com.br/f1/artigo/_/id/8928665/formula-1-lewis-hamilton-e-vitima-de-ataques-racistas-mercedes-e-rivais-se-posicionam. Acesso em: 19 jul. 2021 (adaptado).
 
Relacionando o excerto acima com os conteúdos sobre “Interesse Social – Ética, democracia e cidadania”, analise as asserções que seguem e a relação proposta entre elas.
 
I. Assim como na Grã-Bretanha, no Brasil, frequentemente há registros de atos de racismo e de discriminação, seja em redes sociais ou em outros contextos de comunicação.
PORQUE
II. Existe uma relação próxima entre as questões étnico-raciais, a diferenciação de acesso a oportunidades e os preconceitos historicamente marcados na sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
· 
Leia o estudo de caso que segue.
No sertão nordestino, há famílias vivendo em condições de extrema pobreza e que são invisíveis aos olhos da sociedade. Determinada equipe de televisão viajou por diversos dias, pelos lugares mais remotos, entrevistando essas famílias, que fazem parte de uma porcentagem da população que não tem água, comida e nenhum saneamento básico. Numa dessas visitas, encontraram um agricultor que além de passar fome, muitas vezes, não tem água para beber e plantar. Para conseguir água ele precisa andar 12 quilômetros com um galão e um carrinho de mão para chegar ao poço, onde ele encontra uma água barrenta, mas é com ela que ele se hidrata e lava roupa. "Muita gente, às vezes vê [a água] assim, acontece até de derramar. Mas, pra gente aqui, é ouro", confessou, após tomar um copo da água amarelada. Na casa da família do agricultor, as panelas estavam vazias e ao ser questionado sobre o que ele gostaria de comer naquele momento, ele respondeu: “Pudim” e deu um largo sorriso. Durante a conversa, ele relatou que passa até dois dias sem comer nada e a água amarela, também escassa na região, por vezes é a única fonte de alimento dele e de sua família.
Relacionando o estudo de caso com o conteúdo estudado na disciplina, analise as alternativas e assinale a correta.
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
O estudo de caso evidencia que a fome não é considerada um problema de interesse social, por isso, não há políticas públicas voltadas para o combate a ela.
Alternativa 2:
O agricultor mencionado no estudo de caso está inserido num cenário de pobreza e integra um grupo de pessoas que ainda vive à mercê da fome no Brasil.
Alternativa 3:
A situação apresentada no estudo de caso é uma evidência da desigualdade no Brasil, uma vez que reforça que a fome é um problema social inexistente na atualidade.
Alternativa 4:
A situação do agricultor mostra que o direito ao saneamento básico é respeitado no Nordeste, considerando que muitas famílias padecem com o acesso à esse serviço.
Alternativa 5:
O caso retrata a realidade de muitas famílias nordestinas, que com todos os direitos básicos garantidos, passam necessidades devido à dificuldade de ingressar no mercado de trabalho em decorrência da baixa escolarização.
QUESTÃO 3
· 
Leia e analise os textos a seguir:
TEXTO 1:
 
O Capacitismo (ableism) é a discriminação da pessoa com deficiência. E que, em decorrência da mesma, é considerada uma pessoa incapaz. O capacitismo, assim, é uma manifestação de preconceito para com as pessoas com deficiência ao pressupor que existe um padrão corporal ideal e a fuga desses padrões torna as pessoas inaptas para as atividades na sociedade. Essa padronização é chamada corponormatividade (able-bodiedness).
[...] O Capacitismo nega a cidadania ao enfatizar a deficiência e não a pessoa humana.[...]
[...] O capacistimo é, assim, a discriminação das pessoas que fogem dos padrões corporais considerados normais e funcionais. Devido a isto, essas pessoas sofrem discriminações, tanto de criação de barreiras físicas e exclusão nos espaços, quanto de criação de barreiras sociais ao não se perceber esta pessoa como cidadã. As comissões políticas ocorrem para garantir que essas pessoas com deficiências sejam entendidas em suas particularidades e possam ter seus direitos humanos reafirmados e exercidos em todos os momentos.
 
Disponível em: https://www.infoescola.com/sociologia/capacitismo/ Acesso em: 12 de Ago de 2021.
 
TEXTO 2
Disponível em: http://portal.metodista.br/enade-novo/como-se-preparar/questoes/sociodiversidade-e-multicuturalismo/5.png/. Acesso em: 19 jul. 2021.
Nesse contexto, leia as assertivas a seguir:
 
I. No texto II temos uma situação de capacitismo, assim como conceituado no texto I, uma vez que as pessoas ao redor fazem comentários desacreditando na capacidade dela em utilizar um computador portátil, por exemplo, na fala: "Pensei que ela não seria capaz para tal tarefa".
II. A fala “É inacreditável o que estou vendo” presente no texto II é uma manifestação de preconceito, tendo em vista que demonstra que quem fez esse discurso acredita que a fuga do padrão corporal ideal torna a pessoa inapta na realização dessa atividade.
III. A situação apresentada na charge revela o quanto a sociedade evoluiu, rompeu barreiras e percebe a pessoa com deficiência como cidadã.
É correto o que se afirma em:
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Parte inferior do formulário
QUESTÃO 4
· 
Cidadania é a permissão atribuída a um cidadão para exercer os seus direitos e garantias de natureza civil, política e social. Exercer a cidadania é garantir que todos esses direitos sejam colocados em prática através do povo de uma determinada região. A palavra cidadania é do latim “civitas”, que significa cidades. O termo está associado a um conjunto de regras e estatutos pertencentes a uma comunidade política e social, influenciando nas condições de vida de um cidadão. Cidadão é a classificação usada para definir um indivíduo que vive em uma sociedade. Diante disso, ser cidadão é gozar dos direitos e deveres que emanam de uma nação.  Todo o cidadão tem o direito de participar ativamente das decisões de um país. Isso inclui a escolha dos governantes que lhe representam, por exemplo. O voto é um exemplo de direito político, logo, é um exercício de cidadania.
MENDONÇA, Camila. Cidadania: Direitos exercidos por um cidadão. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/cidadania Acesso em: 22 jul. 2021.
 
Considerando a leitura do excerto e os conhecimentos apresentados no Material Digital, leia e analise as asserções a seguir:
I. Cidadania é a permissão dada ao cidadão de exercer os seus direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos pela Constituição.
II. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática.
III. Cidadão é todo indivíduo que vive em sociedade e participa, colabora e argumentaativamente sobre seus direitos e deveres.
IV. A escolha de nossos líderes governamentais não é um direito do cidadão, por isso, exercer o voto e tomar decisões por nosso país não se configura como uma prática de cidadania.
É correto o que se afirma em:
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 5
· 
A ética é um dos ramos de estudos da Filosofia - que se constitui como forma de conhecimento pautada pela busca da compreensão da vida social por meio do estabelecimento de relações entre a reflexão e a ação para o estabelecimento de práticas sociais ideais. Nesse sentido, tendo em vista que a Filosofia busca ensinar os indivíduos a pensar criticamente, a ética se coloca como um modo de organização racional do pensamento humano com vistas à promoção da prática social mais adequada à vida em coletividade (TIBURI, 2014).
GIMENES, Éder R. Interesse Social: Ética, Democracia e Cidadania. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2021.
A partir das reflexões do texto, analise as asserções que seguem e a relação proposta entre elas.
I. Por se restringir às relações pessoais de cada um, a ética, segundo Gimenes (2021), se delimita tão somente às atuações dos âmbitos profissionais, como as que estão incluídas nas áreas da saúde, públicas e empresariais.
PORQUE
II. A ética é uma das áreas da filosofia que investiga o agir humano na convivência com os outros com vistas à promoção de preceitos sociais pertinentes para a vida em sociedade.
Sobre essas asserções é correto afirmar que:
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
· 
A ética é um dos ramos de estudos da Filosofia – que se constitui como forma de conhecimento pautada pela busca da compreensão da vida social por meio do estabelecimento de relações entre a reflexão e a ação para o estabelecimento de práticas sociais ideais. Nesse sentido, tendo em vista que a Filosofia busca ensinar os indivíduos a pensar criticamente, a ética se coloca como um modo de organização racional do pensamento humano com vistas à promoção da prática social mais adequada à vida em coletividade (TIBURI, 2014).
GIMENES, Éder Rodrigo. Interesse Social: Ética, Democracia e Cidadania. Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2021.
Com base na leitura do texto na íntegra, presente no Material Digital, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
A Ética é uma parte da Filosofia que está voltada para a prática racional do pensamento humano.
Alternativa 2:
A Filosofia é um ramo do conhecimento que se abstém dos estudos voltados para os ensinamentos e reflexões humanas.
Alternativa 3:
A Ética é considerada um conjunto de regras e preceitos que não estabelecem relações reflexivas e nem pensamentos críticos.
Alternativa 4:
Apesar de ser considerada uma ciência humana, a Filosofia se desprende da sociedade para construir o pensamento crítico dos filósofos.
Alternativa 5:
Tanto a Filosofia quanto a Ética não se compactuam com a vida em sociedade, uma vez que o objeto de estudo dessas ciências não se configura como adequado às relações e práticas sociais.
Parte inferior do formulário
QUESTÃO 7
· 
Ao acompanhar diariamente o noticiário veiculado, não são raras as vezes em que o leitor se depara com relatos de denúncias de corrupção — ações, essas, que remetem claramente a questões de desvios éticos e morais. E, como uma praga que se dissemina, tais práticas atraem seguidores em velocidade e reverberação tão impressionantes quanto à propagação de um novo vírus pela internet. Um dos antídotos mais eficazes para essa ameaça letal à liberdade, à democracia e à civilidade é a educação. As instituições de ensino precisam assumir o compromisso de educar seus alunos dentro dos princípios da ética e da democracia. Quando se incutem na criança e no jovem tais conceitos, quase certamente eles os seguirão na idade adulta — pautando desde os pequenos atos do dia a dia até os grandes momentos do exercício da cidadania.
SILVA, Ruy Martins Altenfelder. Para um futuro melhor. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2021/02/4907238-para-um-futuro-melhor.html. Acesso em: 14 jul. 2021.
Relacionando o texto supracitado com os estudos sobre “Interesse Social: Ética, democracia e cidadania'', analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
As discussões que envolvem os princípios éticos e de formação cidadã não devem permear o cotidiano dos indivíduos.
Alternativa 2:
Apesar de ser um dos pilares que fundamentam a democracia, a educação pouco contribui para a promoção da cidadania.
Alternativa 3:
Embora os termos "ética", "democracia" e "cidadania" tenham significados distintos, eles estão intrinsicamente ligados na sua aplicabilidade.
Alternativa 4:
Não é cabível que os desvios éticos e morais, como os atos de corrupção, remetam às questões de caráter ou ao modo de ser de determinado sujeito.
Alternativa 5:
O caráter dos indivíduos, de determinada comunidade, independe de uma anuência coletiva, consideradas as relações sociais que envolvem a ética.
QUESTÃO 8
· 
Leia e analise os textos a seguir.
TEXTO 1
O processo eleitoral brasileiro é tido como um dos mais universais do mundo. O dever constitucional do voto garante que todos os cidadãos com mais de 18 anos e com menos de 70 anos compareçam às urnas a cada pleito, independentemente de classe social, raça, sexo ou grau de instrução. Mas nem sempre isso foi assim. Até 1985, quando foi promulgada a Emenda Constitucional nº 25 à Constituição de 1967, os analfabetos não tinham o direito de votar, vivendo à margem da democracia no país.
Tribunal Superior Eleitoral. Emenda Constitucional de 1985 garantiu o direito ao voto aos eleitores analfabetos. Disponível em: https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2016/Novembro/constituicao-de-1985-garantiu-o-direito-ao-voto-aos-eleitores-analfabetos. Acesso em: 17 jul. 2021.
TEXTO 2
Disponível em: http://blogdoaftm.com.br/wp-content/uploads/2019/09/2312.jpg. Acesso em: 17 jul. 2021.
Nesse contexto, leia as assertivas a seguir:
I. Ao afirmar que todo cidadão tem o dever constitucional do voto, o texto 1 parte do princípio da igualdade, contido nas noções de cidadania.
II. O texto 2 ilustra o cenário do analfabetismo em nosso país, uma vez que um dos cidadãos utiliza a digital para representar sua identificação pessoal, em vez da grafia do nome.
III. Apesar dos avanços em relação à igualdade, garantidos por meio da Constituição, ambos os textos remetem à questão do analfabetismo como um fator de exclusão social.
IV. O texto 2 sugere que o índice de analfabetismo no Brasil é o maior já visto na história e atinge unicamente crianças em condições sociais e econômicas precárias.
É correto o que se afirma em:
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
I e IV, apenas.
Alternativa 4:
III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III, apenas.
QUESTÃO 9
· 
Leia o fragmento do Material Digital.
A representação se caracteriza por ser indireta, com alguém que fala “em nome dos interesses” de outrem (GURZA LAVALLE; ISUNZA VERA, 2010). Uma representação democrática implica vínculo entre representante e representados, de modo que aquele tenha certa margem de liberdade para atuar, mas sem estar alheio aos anseios destes. Quandoo representante age exclusivamente voltado aos próprios interesses, trata-se de uma representação não democrática ou de uma mera transferência de poder. Dessa forma, uma democracia representativa é um regime democrático cujas decisões públicas são tomadas predominantemente mediante mecanismos de representação. As eleições fazem parte desses mecanismos, mas não são suficientes para promover uma representação democrática, que exige certo controle por parte dos representados. Os atuais sistemas de representação são imperfeitos porque carecem de instrumentos de controle mais efetivos dos representados em relação aos representantes (MANIN; PRZEWORSKI; STOKES, 1999). A representação não democrática acentua a distância entre representantes e representados. A democracia deliberativa se pauta pela ideia de que a discussão é um mecanismo para encontrar soluções coletivas e suspender a influência das diferenças de poder. Nesse sentido, a deliberação também contribui para que os indivíduos transcendam seus interesses privados (YOUNG, 2006). Por sua vez, a democracia participativa está centrada, de maneira geral, em mecanismos de participação direta, em que o engajamento do cidadão se dá de forma não mediada. A crítica da democracia participativa à deliberativa reside no fato de que alguns problemas não podem ser solucionados em instituições, uma vez que elas reproduzem as desigualdades. Dessa forma, a inclusão formal não é suficiente, pois o acesso se restringe a determinados grupos que possuem recursos, como habilidades e posses econômicas. Assim, o eixo da “participação” salienta a importância de entender a democracia para além de seu aspecto institucional.
GIMENES, Éder Rodrigo. Interesse Social: Ética, Democracia e Cidadania. Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2021.
 
A partir da reflexão do excerto acima e do conteúdo sobre “Interesse Social: Ética, Democracia e Cidadania”, analise as asserções que seguem e a relação proposta entre elas.
 
I. A democracia participativa integra a atuação indireta da sociedade civil, enquanto isso, a democracia deliberativa se pauta na ideia de que as discussões deixam de buscar soluções para o coletivo e priorizam a influência dos diferentes poderes para as soluções individuais.
PORQUE
II. A representação democrática implica no vínculo entre representante e representados e, no Brasil, essa acontece de maneira perfeita, pois pelo voto participamos ativamente das decisões públicas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
· 
Considere a seguinte situação hipotética.
Roberto tem 58 anos e é empresário numa grande capital brasileira. Quando necessita ir ao supermercado, ao banco ou aos demais estabelecimentos, ele costuma, por conveniência, estacionar seu carro na vaga destinada aos idosos. Um dos filhos do empresário o advertiu, por várias vezes, explicando que esse ato é inadequado, uma vez que aquele espaço é exclusivo para maiores de 60 anos. Todavia, Roberto acredita que, pelo fato de estar próximo de completar essa idade, já tem direito de estacionar na vaga exclusiva para idosos.
A partir da situação apresentada e dos conteúdos sobre “Interesse Social – Ética, democracia e cidadania”, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Parte superior do formulário
Alternativas
Alternativa 1:
Atualmente não há legislação que ampare os idosos, de modo que o empresário não obterá qualquer direito ao completar 60 anos.
Alternativa 2:
A atitude do empresário está correta, considerando que só falta dois anos para que ele tenha a idade mínima para uso das vagas exclusivas para idosos.
Alternativa 3:
Roberto não pode ser repreendido por outros indivíduos pelo fato de ocupar a vaga para idosos, tampouco deve se preocupar com seu próprio comportamento.
Alternativa 4:
Numa sociedade pautada pela ética, é primordial haver o comprometimento de cada cidadão com relação aos demais, portanto, a conduta do empresário é inapropriada.
Alternativa 5:
Considerando o conceito de cidadania e em decorrência das atitudes de desrespeito ao Estatuto do Idoso, a partir dos 60 anos de idade, Roberto terá seu vínculo jurídico com o Estado cessado.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina