Buscar

Farmacobotanica Herbário

Prévia do material em texto

Aula: HERBORIZAÇÃO, EXSICATAS E HERBÁRIOS
-Herbário: “Um herbário é uma coleção de plantas mortas, secas e montadas de formaespecial, destinadas a servir como um documento para vários fins.”
-Um herbário deve ser considerado um excelente meio de documentação científica de espécies vegetais. Assim, tem por finalidade o estudo e a catalogação das inúmeras espécies de plantas que habitam o nosso planeta terra. O tipo de estudo que se pretende fazer é que orienta o método de como devemos coletar e herborizar um determinado exemplar, embora a técnica praticamentoe não sofra grandes modificações.
- A formação de herbário iniciou-se no século XVI na Itália, como coleções de plantas secas e conturadas em papel. Foi Lineu (1707-1778) que popularizou a prática coorrente de montar exemplares em simples folhas de papel e guardá-las horizontalmente.
- As informações contidas em um Herbário são fontes básicas para: Estudos taxonômicos, florísticos, biogeográficos, fenológicos, ecológicos, e fornece dados para os trabalhos sobre biodiversidade, usos medicinais, toxicos, forrageiros, alimentícios, entre outros.
Pelo simples manusear de Exsicatas de um herbário é possível:
- Nos estudos de identificação de material desconhecido, pela comparação pura e simples com outros espécimes da coleção herborizada.
-No levantamento da flora de uma determinada área.
- Na reconstituição do clima de uma determinada região.
-Na avaliação da ação devastadora do homem ou da ação deletéria da poluição.
- Na reconstituição do caminho seguido por um botânico coletor.
- Estudo de como a planta se desenvolve ao longo de suas diferentes fases, etc.
Exsicata: Exemplar dessecado de uma planta qualquer, conservado nos herbários.
Identificação é a denominação de um taxon, como idêntico ou semelhante a outro já existente. Utilizando-se a comparação com material de herbário devidamente identificado, as chaves dicotômicas de identificação e a literatura específica. 
A identificação botânica é necessária para dar subsídios a muitos estudos e pesquisas científicas básicas e aplicadas.
- No herbário o processo mais comum de identificação é por meio da comparação. Neste processo a amostra recém coletada é com outra anteriormente coletada e identificada. Se todas as características assemelharem-se pode-se determinar o nome da amostra. 
-A nomenclatura científica permite o diálogo entre cientistas de diferentes países e regiões. Código Internacional da nomenclatura botânica (CINB).
-Quando se denomina uma planta já descrita, está ocorrendo uma

Continue navegando