Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
aol 4 responsabilidade socioambiental

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Rejane Ferreira Silva de Carvalho
Nota finalEnviado: 11/09/21 17:34 (UTC-3)
10/10
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
Leia o trecho a seguir: 
“O retrocesso dos temas ambientais, mudança do clima em destaque, não é só paulistano, mas também estadual, nacional e global. Por quase toda parte os governos abordam o problema com relutância, e só alguns setores empresariais o levam a sério.” 
Fonte: MARCELO, L. Análise: governos pelo mundo tratam o tema ambiental com relutância. Folha de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: <https://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/03/1425969-analise-governos-pelo-mundo-tratam-o-tema-ambiental-com-relutancia.shtml>. Acesso em: 23 out. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desafios da prática e tendências, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Ainda que seja o século XXI, ainda é preciso ultrapassar questões sobre o tradicionalismo de ideias e a desinformação para a adoção das práticas de responsabilidade socioambiental. 
Porque: 
II. Muitos cidadãos e governantes acham que a pauta socioambiental faz parte de um contexto utópico e extremista. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
1. As asserções I e II são proposições falsas.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
5. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. Pergunta 2
Leia o trecho a seguir: 
“Embora cada uma das correntes apresente um conjunto de características específicas que a distingue das outras, as correntes não são, no entanto, mutuamente excludentes em todos os planos: certas correntes compartilham características comuns.” 
Fonte: SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. Educação ambiental. São Paulo, [s. d.]. Disponível em: 
<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4586522/mod_resource/content/1/sauve%20correntes%20EA.pdf>. Acesso em: 21 de out 2020. 
Considerando a importância das ações de responsabilidade socioambiental e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as ferramentas a seguir e associe-as com as suas respectivas características: 
1) Naturalista. 
2) Conservacionista. 
3) Resolutiva. 
4) Científica. 
5) Humanista. 
( ) Corrente de educação ambiental centrada nas relações com a natureza. 
( ) Corrente de educação ambiental que busca associar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades com a solução dos problemas ambientais. 
( ) Corrente de educação ambiental baseada no estabelecimento de sua função social gerando consciência ambiental. 
( ) Corrente de educação ambiental que considera as conexões entre natureza, sociedade e processos históricos. 
( ) Corrente de educação ambiental que usa a crise ambiental como razão para a busca de informação social. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
1. 1, 4, 2, 5, 3.Resposta correta
2. 1, 4, 3, 5, 2.
3. 4, 1, 5, 2, 3.
4. 5, 3, 1, 4, 2.
5. 4, 3, 2, 5, 1.
3. Pergunta 3
Leia o trecho a seguir: 
“Aspectos como ideologia, valores éticos, cultura e conhecimentos, entre outros, exercem grande influência na atuação dos formuladores e executores de políticas públicas, sejam entes governamentais ou da sociedade civil. Disso depreende-se que o processo de formulação e execução de políticas públicas sofre grande influência do grau de consciência, conhecimento e formação política que cada integrante tem da realidade social em que vive e do papel que exerce.” 
Fonte: DOMINICI, M. C. Texto para discussão: a importância da articulação intersetorial na administração pública. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf>. Acesso em: 19 out. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Os setores públicos são influenciados indiretamente pelas políticas socioambientais. 
Porque: 
II. Os conflitos de interesse sobre a implementação e estabelecimento das políticas públicas podem prejudicar a sua real efetivação. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. As asserções I e II são proposições falsas.
4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Resposta correta
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. Pergunta 4
/1
Leia o trecho a seguir: 
“O trabalho intersetorial, que pressupõe articulação entre órgãos e pessoas é extremamente facilitado pelas tecnologias de informação e comunicação, que possibilitam a descentralização das tarefas, coordenação em rede e a participação de grande número de atores. Essas tecnologias, que forjaram um novo ciclo na história da humanidade, devem ser intensamente utilizadas, em prol do interesse coletivo.” 
Fonte: DOMINICI, M. C. Texto para discussão: a importância da articulação intersetorial na administração pública. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf>. Acesso em: 19 out. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir: 
I. A articulação intersetorial por meio das redes é característica dos mercados globais, pois eles detêm a tecnologia de ponta. 
II. A adoção das redes na articulação intersetorial permite o diagnóstico do risco, o fluxo contínuo de informações, a adoção de novas tecnologias e a identificação lacunas socioambientais. 
III. A articulação intersetorial que usa a tecnologia das redes consegue trabalhar questões e dados globais, e tal possibilidade tem forte influência sobre os moldes da formulação de políticas públicas. 
IV. O trabalho em escola global das redes desperta a consciência de que as transformações em curso estão se convertendo em ameaças socioambientais preocupantes. 
Está correto apenas o que se afirma em:
1. II, III e IV.Resposta correta
2. I e IV.
3. I, II e IV.
4. I e III. 
5. II e III. 
5. Pergunta 5
Leia o trecho a seguir: 
“De olho em um mercado de US$ 840 milhões para iniciativas de títulos verdes no mundo, o Ministério da Agricultura (Mapa) e a Climate Bonds Initiative (CBI) querem entender os gargalos que impedem a aproximação dos investidores ao Brasil. Para isso, uma pesquisa está sendo feita desde setembro com foco em credores nacionais e internacionais.” 
Fonte: GRILLI, M. Governo sonda investidores de olho em acelerar emissão de títulos verdes. Revista Globo Rural, [s. l], 2020. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Sustentabilidade/noticia/2020/10/governo-sonda-investidores-de-olho-em-acelerar-emissao-de-titulos-verdes.html>. Acesso em: 23 out. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desafios da prática e tendências, analise as afirmativas a seguir: 
I. Os títulos verdes são títulos utilizados para financiar investimentos sustentáveis. 
II. Os títulos verdes são alternativas de investimento que, a longo prazo, contribuem para o futuro do planeta. 
III. Os títulos verdes, por serem investimentos financeiros, estimulam os modos de consumo capitalistas tradicionais. 
IV. Os títulos verdes são títulos de dívida como os títulos convencionais. 
Está correto apenas o que se afirma em:
1. II e III.
2. III
Página12