Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 2023.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OS STAKEHOLDERS
Jaqueline B. Ribeiro Silva
17031982
Farmácia
Os stakeholders de uma empresa são indivíduos, grupos ou entidades que têm interesse ou preocupação nas operações, desempenho e resultados da empresa. Podem ser internos e externos à organização e ter diversos graus de influência e impacto nas atividades da empresa. Identificar e compreender essas partes interessadas é crucial para uma governança corporativa eficaz, para a tomada de decisões e para práticas empresariais sustentáveis. Isso pode incluir acionistas, funcionários, clientes, fornecedores, governo, comunidade local e até mesmo grupos de defesa do meio ambiente. Os acionistas são os proprietários da empresa e detêm participação acionária no negócio. Eles têm interesse financeiro no desempenho da empresa e buscam o retorno dos seus investimentos na forma de dividendos ou valorização do capital. Os funcionários são a espinha dorsal de qualquer organização. Eles têm interesse na segurança do emprego, na remuneração justa e em um ambiente de trabalho positivo. Os clientes são um grupo vital de partes interessadas à medida que adquirem os produtos ou serviços da empresa. Os fornecedores fornecem os materiais, componentes ou serviços necessários às operações da empresa. Agências governamentais e órgãos reguladores supervisionam e fazem cumprir as leis e regulamentos que afetam a empresa. As comunidades onde uma empresa opera podem ser diretamente afetadas pelas suas atividades. As empresas têm a responsabilidade social de contribuir positivamente para o bem-estar destas comunidades e mitigar quaisquer impactos adversos.
As ações empresariais consideradas ações de responsabilidade social, muitas vezes referidas como iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa (RSE), são atividades e práticas que vão além da busca básica de lucros para contribuir positivamente para a sociedade e o meio ambiente. Alguns exemplos comuns de ações de responsabilidade social no contexto empresarial incluem: Sustentabilidade Ambiental, Filantropia e Doações de Caridade, Práticas Trabalhistas Éticas, Investimentos de Impacto Social, Voluntariado e envolvimento dos funcionários, Defesa dos Direitos Humanos, entre outras. Estas ações demonstram o compromisso de uma empresa com práticas comerciais éticas e sustentáveis, que podem levar a uma melhor reputação da marca, à fidelidade do cliente e ao sucesso a longo prazo.
Um exemplo de empresa brasileira considerada socialmente responsável é a Natura & Co, uma empresa de produtos de beleza e cuidados pessoais. A Natura & Co tem sido reconhecida por seus esforços em sustentabilidade e responsabilidade social. O seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa tem contribuído para o seu sucesso.

Outros materiais