Buscar

Questões sobre Meio Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2
Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Comentários
AV2
Andre Jeronimo Montenegro
Pergunta 1 0,6 /0,6
Segundo Rosa, Fraceto e Moschini-Carlos (2012), os problemas ambientais sempre existiram, o que tem variado é sua escala, dimensão da problemática ambiental para a qual têm contribuído muitas causas. Sobre o assunto, julgue os itens a seguir.
I.    São consideradas causas dos problemas ambientais os avanços da comunicação e a crescente urbanização.
II.    A análise dos impactos ambientais durante a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) tem como objetivo central realizar as previsões.
III.   Muitas pessoas, e até mesmo profissionais da área ambiental, pensam que apenas os impactos ambientais negativos devem ser analisados. No entanto, esse é um grande erro, já que a possibilidade de ocorrerem impactos ambientais positivos é uma noção que deve ser bem assimilada.
Com base nas informações apresentadas, avalie as alternativas a seguir e assinale a CORRETA(s).
A Resposta corretaI, II e III, estão corretas.
B Apenas a II, está correta.
C Apenas a III, está correta.
D Apenas a I, está correta.
E I e III, estão corretas.
Pergunta 2 0,6 /0,6
A Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), também conhecida como Lei das Águas, tem por objetivo assegurar a disponibilidade de água às futuras gerações, a utilização racional e integrada dos recursos hídricos e trabalhar na prevenção e defesa contra estiagens ou uso indevido do recurso natural. A lei estabelece alguns fundamentos essenciais que contribuem para gerenciamento do recurso, conforme art.1 da Lei 9.433/97. Quais são?
1. A água é um bem de domínio privado;
2. A água é um recurso natural ilimitado, sem valor econômico;
3. Em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais;
4. A bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos;
5. A gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.
A 2,3,4,5
B 2 e 4, apenas
C Resposta correta3,4,5
D 1,2,3,4
E 1,3,5
Pergunta 3 0,6 /0,6
Por mais que as indústrias se enquadrem nas legislações ambientais vigentes e busquem padrões de sustentabilidade, elas ainda causam impactos no meio ambiente. Sobre o assunto, verifique as alternativas a seguir e assinale C para CERTO e E para ERRADO.
( ) As transformações causadas pelas indústrias referem-se à urbanização juntamente aos seus núcleos e pela construção de empreendimentos, passando para a etapa da fabricação de bens e produtos (em um processo industrial). No primeiro caso, o maior impacto é advindo do desmatamento e das alterações pelo próprio uso do solo.
( ) Existem muitos impactos ambientais causados pelos setores de maior representatividade da economia brasileira, evidencia-se que eles variam conforme o ramo de atividade da empresa, o tipo de matéria-prima utilizada e o seu processo de fabricação.
( ) A mudança dos problemas ambientais requer a transformação nos meios de produção industriais e de consumo, bem como da organização social e de vidas pessoais.
A E,E,C.
B C,E,C.
C E,E,E.
D E,C,E.
E Resposta corretaC,C,C.
Pergunta 4 0,6 /0,6
Conforme a Resolução CONAMA n° 237 (CONAMA, 1997), licenciamento ambiental é definido como um ato administrativo obrigatório, ao qual os empreendimentos que utilizam recursos naturais ou que sejam potencialmente poluidores estão sujeitos. Nesse processo são obtidas quais licenças?
A Licença planejamento (LP), a Licença de Inspeção (LI) e a Licença de Operação (LO).
B Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Organização (LO).
C Licença Prévia (LP), a Licença de Inspeção (LI) e a Licença de Operação (LO).
D Licença de planejamento (LP), a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação (LO).
E Resposta corretaLicença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação (LO).
Pergunta 5 0,6 /0,6
A sociedade atual possui um comprometimento moral e ético com o meio ambiente e com as futuras gerações. Sobre a consciência ambiental atual, julgue os itens a seguir.
I. À proporção em que as cidades foram crescendo (sem estrutura, diga-se de passagem), a população e as demandas sociais aumentaram e os resíduos começaram a ser diversos, não sendo mais apenas de origem orgânica.
II. Avançando na linha do tempo a corrida pelo desenvolvimento encabeçada pela produção industrial em larga escala mudou completamente o estilo de vida das cidades. E em meio ao fervor desenvolvimentista, tardou-se à reconhecer os danos que o meio ambiente estava sofrendo.
III. Um dos primeiros passos de expressividade em reivindicação à cuidados com o meio ambiente data do início da década de 1960, quando depois de presenciados alguns eventos críticos de degradação ambiental, grupos civis organizados reivindicaram nos Estados Unidos e na Europa um maior controle sobre a poluição, o que culminou na realização de fóruns educacionais ambientais e na criação do “Dia do Terra”, pela primeira vez comemorado em 22 de abril de 1970.
Agora assinale a opção correta:
A Apenas a I
B Apenas a III
C Apenas a II
D I e II
E Resposta corretaI, II e III
Pergunta 6 0,6 /0,6
A adoção de tecnologias para a redução de impactos é uma das alternativas que podem ser adotadas pelas empresas, porém, a maioria demanda investimentos para a realização de estudos e a definição dos processos que serão implementados. No caso de efluentes líquidos, indica-se a adoção de processos químicos, físicos ou biológicos conforme as substâncias que predominam na sua composição. Quanto aos processos físicos, estes buscam a remoção, principalmente, de sólidos e materiais flutuantes. 
Quanto a esses processos, marque a alternativa INCORRETA.
A Flotação: é um processo de separação de partículas sólidas de diferentes naturezas pela suspensão em um líquido, do qual elas serão removidas.
B Caixas separadoras: têm a função de separar diferentes despejos, como as caixas separadoras de água e óleo.
C Resposta corretaSedimentação: é um processo no qual ocorre a dispersão de sedimentos em rios e lagos e a dispersão das partículas para o ar.
D Gradeamento: é utilizado para a remoção de sólidos grosseiros em suspensão por meio de grades ou telas.
E Filtração: há a passagem de líquido ou gás com corpos estranhos por algo que os retenha.
Pergunta 7 0,6 /0,6
Quais dos itens a seguir estão relacionados ao controle efetivo da poluição atmosférica?
1. Criação de um planejamento territorial e zoneamento das atividades; 
2. Promoção da maximização de poluentes, de acordo com as possibilidades; 
3. Tratamento dos poluentes direto na fonte de geração; 
4. Utilização de técnicas que promovam a concentração dos poluentes; 
5. Investimento em equipamentos de controle de poluentes. 
Agora assinale a opção correta:
A 1,2,3,4
B 2,3,4
C Resposta correta1,3,5
D 3,4,5
E 1,2,3
Pergunta 8 0,6 /0,6
Sobre os impactos ambientais, verifique as alternativas a seguir e assinale V para a VERDADEIRA e F para a FALSA.
( ) A importância de conhecer o conceito de impacto ambiental adotado pela Norma da ABNT ISSO 14001:2015 é necessário porque muitas empresas e outras organizações têm adotado sistemas de gestão ambiental nela baseados.
( ) Impacto ambiental é uma consequência de “atividades, produtos ou serviços” de uma organização, ou seja, um processo industrial (atividade), um agrotóxico (produto) ou o transporte de uma mercadoria (serviço ou atividade) são causas de modificações ambientais ou impactos.
( ) Impactos ambientais são alterações no ambiente causadas pelo desenvolvimento das atividades humanas no espaço geográfico.Podem ser positivos, quando resultam em melhorias para o ambiente, ou negativos, quando essas alterações causam algum risco para o ser humano ou para os recursos naturais encontrados no espaço. Normalmente, o termo impacto ambiental é mais comumente usado para designar atividades negativas.
A V,F,V
B F,F,V
C Resposta corretaV,V,V
D F,F,F
E F,V,F
Pergunta 9 0,6 /0,6
Entre alguns elementos essenciais Lei de Eficiência Energética, podemos citar, EXCETO:
A Trata-se de um instrumento normativo que traz a obrigatoriedade de o poder executivo estabelecer níveis máximos de consumo de energia ou mínimos de eficiência energética.
B Também conhecida como Lei de Eficiência Energética reflete uma preocupação brasileira em alocar recurso de forma eficiente na produção de energia.
C Resposta corretaÉ essa legislação que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa, classificando os espaços territoriais especialmente protegidos como: Amazônia Legal; Área de Preservação Permanente (APP); Reserva Legal (RL) e Áreas de Uso Restrito.
D É imprescindível a gestão dos recursos energéticos do país, sendo necessário a adoção de medidas que possibilitem realizar o mesmo trabalho com uso menor de energia, é importante conhecermos as variáveis mais significativas que impactam no consumo de energia do país, para que ações como criação e implantação de políticas públicas e investimento de recursos possam ser realizadas.
E A lei foi regulamentada primeiramente pelo Decreto 4.059, de 19 de dezembro de 2001, e revogado pelo novo Decreto 9.864, de 27 de junho de 2019.
Pergunta 10 0 /0,6
As classes de água são definidas considerando a concentração de salinidade, bem como suas condições e seus padrões de qualidade. As águas doces apresentam as algumas condições, dependendo das classes. Como é classificada a água que tem como “principal característica a ausência de materiais flutuantes, óleos e graxas, substâncias que causem gosto e odor e resíduos objetáveis”?
A Águas salobras.
B Resposta corretaClasse 2.
C Águas doces
D Incorreta: Classe 1.
E Classe especial.
Comentários para o aluno
Seu instrutor não fez comentários
Nota final
---
5,4/6
5,4/6
Tentativa 1
Enviado: 22/09/21 15:50 (BRT)
××

Outros materiais