A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliação 2 Contabilidade de Custos

Pré-visualização | Página 1 de 2

1 Entende-se que o método de custeio é a forma pela qual os custos são apropriados aos seus produtos finais, ou seja, é a separação dos custos fixos e variáveis, ou do reconhecimento necessário dos seus comportamentos diante de variação no grau de ocupação da entidade. No custeio direto ou variável, sua base de aplicação de custos se baseia em praticamente alguns pressupostos. Analise as opções a seguir:
I- Custos fixos e variáveis.
II- Custos fixos e diretos.
III- Custos diretos e indiretos.
IV- Custos variáveis e diretos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a opção IV está correta.
B
Somente a opção II está correta.
C
Somente a opção I está correta.
D
As opções III e IV estão corretas.
2 É muito importante para a gestão dos negócios que se faça a correta diferenciação dos gastos entre custos e despesas, e se faz necessário que a contabilidade trate ambas de formas distintas. Desta forma, contabilmente os custos integram diretamente o valor dos estoques, e as despesas são deduzidas do resultado apenas na Demonstração do Resultado do Exercício. Com base nessas informações, o que são as despesas?
A
As despesas são os gastos relacionados à produção da empresa, ou seja, é necessário gastar para produzir.
B
As despesas são todos os gastos necessários para a empresa atingir as suas receitas de vendas. Desta forma, são os esforços necessários para que a empresa faça a máquina produtiva girar.
C
As despesas são os gastos relativos aos investimentos em aplicações financeiras, pois ocorrem gastos com taxas bancárias para a manutenção dessas aplicações financeiras.
D
As despesas são os gastos relativos à aquisição do imobilizado da empresa, que é um gasto de produção.
3O setor industrial é o local onde se fabricam os produtos, e o setor administrativo é onde está localizado o administrador e todo o seu pessoal de apoio que contribui para o controle e acompanhamento de todas as atividades da empresa, e sua correta contabilização representará a realidade para a mensuração econômica dos produtos. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA com relação ao conceito de custos:
A
Custos são insumos de capitais, bens ou serviços efetuados para consecução de determinados objetivos. Esses insumos assumem, primeiramente, uma expressão física e se traduzem, posteriormente, pela expressão monetária.
B
Custo é o consumo de um fator de vendas medido em termos monetários para a obtenção de uma receita, de um serviço ou de uma atividade que poderá ou não gerar perda.
C
Custo é um ganho relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. São insumos de bens de capitais ou serviços efetuados para execução e manutenção de determinados objetos ao longo do tempo.
D
O custo é também um ganho, só que reconhecido como tal, isto é, como ganho monetário realizado pela utilização dos fatores de produção (bens e serviços) para a venda de um produto ou execução de um serviço.
4 A divulgação de informações sobre o desempenho econômico-financeiro de uma empresa deve ter o respaldo de normas contábeis de alta qualidade que garantam a comparabilidade com outras empresas e compreensibilidade de seus usuários. No que se refere aos significados de custos, despesas e gastos, analise as sentenças a seguir:
I- O custo é o dispêndio econômico aplicado na fabricação de um produto ou a prestação de um serviço.
II- Gasto é o sacrifício financeiro da entidade para a obtenção de um empréstimo e financiamento, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de títulos de valores mobiliários da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
III- Uma despesa é o dinheiro que sua empresa gasta para vender um serviço ou produto e, assim, são gastos para a geração das receitas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.
5A organização das fábricas em departamentos é a base mais importante para a classificação e a combinação dos dados do custo, a fim de se obter um controle eficaz. Essa classificação se desdobra em departamentos produtivos, os quais são divididos em seções e subseções. As subseções são divididas em centros de custo, centros de produção ou pontos operacionais. De acordo com esses aspectos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Custos são gastos (ou sacrifícios econômicos) relacionados com a transformação de ativos (exemplo: consumo de matéria-prima ou pagamento de salários).
(    ) Custos são insumos de capitais, bens ou serviços efetuados para consecução de determinados objetivos. Esses insumos assumem, primeiramente, uma expressão física e se traduzem, posteriormente, pela expressão monetária.
(    ) Custos são os gastos atribuídos à transformação de recursos tributários, utilizando os bens materiais da empresa como a matéria-prima e demais componentes necessários ao processo industrial, para transformar e/ou criar outros tipos de bens materiais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V.
B
V - F - F.
C
V - V - F.
D
F - V - F.
6 No subgrupo Investimentos do Ativo Não Circulante devem ser classificadas as participações societárias permanentes, assim entendidas as importâncias aplicadas na aquisição de ações e outros títulos de participação societária, com a intenção de mantê-las em caráter permanente, seja para se obter o controle societário, seja por interesses econômicos, entre eles como fonte permanente de renda. Essa intenção será manifestada no momento em que se adquire a participação, mediante sua inclusão no subgrupo de investimentos (caso haja interesse de permanência) ou registro no ativo circulante (não havendo esse interesse). Com base nessas informações, o que são investimentos?
A
Investimento é todo e qualquer gasto relativo à aquisição ou produção de mercadorias, como, por exemplo, matéria-prima, mão de obra e gastos gerais de fabricação (GGF), como depreciação de máquinas e equipamentos, energia elétrica, manutenção, materiais de conservação e limpeza para fábrica, viagens de pessoas ligadas à fábrica.
B
Investimento é o gasto que a empresa efetua para a aquisição de um bem ou na obtenção e posse do direito de uso que possibilitará a geração de benefícios no futuro. Estes não serão totalmente consumidos ou utilizados durante um período ou exercício social.
C
Investimento é todo o capital que entra na empresa, proveniente da atividade operacional, como venda de produtos, serviços, rendimentos de aplicações financeiras, cobrança de royalties, entre outros.
D
Investimento são todos gastos relativos à administração da empresa, como a área comercial, marketing, desenvolvimento de produtos e o financeiro.
7 Gastos industriais são oriundos do processo de produção, que é um conjunto de atividades para transformar bens em novos produtos, podendo ser denominados de custos, despesas e demais gastos para a manutenção do sistema produtivo da empresa. Sobre a classificação dos conceitos e gastos, analise as sentenças a seguir:
I- Os custos são gastos (ou sacrifícios econômicos) relacionados com a transformação de ativos (exemplo: consumo de matéria-prima ou pagamento de salários).
II- Os gastos podem ser aplicados apenas aos bens adquiridos, tendo relação direta com a forma de pagamento, seja com matéria-prima, material de expediente, máquinas, veículos ou contratação de serviços em geral.
III- Investimento consiste em tudo o que é necessário para o desenvolvimento das atividades. Por exemplo: uma indústria necessita de materiais e máquinas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
Somente a sentença III está correta.
D
As sentenças I e II estão corretas.
8 As despesas possuem a conotação ou o mesmo entendimento de custos, podendo muitas vezes se confundir. Porém, os custos são os gastos que compõem um produto e as despesas são todos os gastos necessários para a empresa obter receitas. São os