Buscar

Contextualizada_de_Metodologia_do_Ensino_de_Hist%C3%B3ria__1_

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia
Disciplina: Metodologia do Ensino de História 
Professor(a): Rosely Tavares de Souza
Tutor(a): Andreon Silva
Aluna: Thayse da Silva Mendes
Atividade Contextualizada
Olá querido (a) estudante! 
Depois de um longo e gratificante percurso chegamos a última atividade da disciplina de Metodologia do Ensino de História. 
Espero que tenha gostado dos desafios até aqui. 
Vamos iniciar a Atividade Contextualizada? 
Aprendemos que Metodologia do Ensino de História é um Componente Curricular que discute sobre quatro campos: Método, Ensino, Didática e História.
No Brasil uma das maiores referência no tema é a autora Circe Maria Fernandes Bittencourt. Bittencourt analisa os objetivos do ensino da História e hoje sabemos que “Estuda-se história para compreender o presente e criar os projetos do futuro”, como também afirmo nos vídeos guias dessa disciplina.  Podemos ressaltar que a História relaciona-se com a constituição de identidade nacional, esta por vez associada à formação de cidadania, explicitamente conhecido como o cidadão político e crítico (Bittencourt). A formação política é reflexo de outra característica da História e essa concepção deve ser trabalhada desde os anos iniciais com os alunos na escola. É preciso que o que o professor faça um diálogo com o livro didático e com as novas propostas da teoria da História (conteúdo também visto durante o estudo da disciplina de Metodologia do ensino de História) e assim construir novos sentidos para os estudantes do ensino fundamental.
Ao relacionar essa atividade com o Desafio colaborativo, visto no início dos estudos, e seus conhecimentos no que se refere ao Ensino de História, responda as seguintes indagações: 
1. A partir do estudo das Leis 10.639/03 e 11.645/08 como descontruir imagens como essas acima ainda tão presentes nos livros didáticos dos anos iniciais? 
2. Como é possível o professor elaborar novos sentidos e significados para as crianças em idade escolar no que se refere aos povos indígenas e os afrodescendentes no Brasil? 
A partir das leis 10.639/03 e 11.645/08 as escolas tentam diminuir as desigualdades sociais, pois a Lei 10.639/03 e 11.645/08 nos ensina sobre a pluralidade étnico - racial existente em nossa história, na nossa cultura para que possamos respeitar as diferenças, já crescer reconhecendo nossa identidade através do ensino obrigatório das temáticas Africana e Indígena.
Não podemos negar as nossas origens Africanas e Indígenas, essas medidas obrigatórias revelam, para a educação, um momento de extrema importância, de sorte que, possibilita às escolas desenvolverem práticas voltadas para a vivência do respeito às diferenças que separam os negros/as e brancos.
 Como nos anos iniciais do ensino básico o estudo da História se dá por temática fica mais fácil para os professores trabalhar os temas culturais e sociais de formas diferentes, através da dança, da música.
Os professores tem que utilizar dos novos métodos, novos recursos para chamar atenção dos alunos, não só aquela aula expositiva em que os professores só fazem ler e escrever textos enormes nos quadros, devemos incentivar eles a pesquisarem já que temos a internet de tão fácil acesso hoje em dia, devemos usa-la ao nosso favor.
 As imagens são de extrema importância pois elas sempre nos traz uma mensagem, isso para as crianças é ótimo, pois se você pega um livro e mostra uma imagem a uma criança e pergunta o que ela está vendo com certeza ela fará uma relação com o que tem escrito naquele livro.
Referências Bibliográficas
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-historia-e-cultura-afro-brasileira-e-a-lei-10639-03/12150
videoaula da disciplina

Continue navegando