Buscar

PROVA COM RESPOSTAS 2º G1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL 
ESCOLA DE DIREITO
Títulos de Crédito TURMA: 
DATA : 17 de junho de 2021 Prova: 2º G1
Aluno: _____________________________________________________
QUESTÕES:
1) . O portador da duplicata recebida por endosso, para ter direito de regresso contra os endossantes e respectivos avalistas deverá:
( ) tirar o protesto no prazo de 30 dias a contar de seu vencimento;
( ) ajuizar ação de execução no prazo legal. 
 
2). Segundo as normas vigentes acerca dos Títulos de Crédito é CORRETO afirmar que: 
A)  (  ) Uma  nota  promissória  emitida  com  cláusula não à ordem não poderá ser transferida por endosso à terceiros.
B)  (  ) O  crédito  documentado  num  título  de crédito poderá ser garantido por terceiros, através de aval, sendo imprescindível a outorga uxória do cônjuge do garantidor, caso este seja casado.
C) (  ) O protesto de um título de crédito é imprescindível para garantir ao endossatário o direito de regresso contra os endossantes do título e também contra o(s) avalista(s) do devedor principal.
D) (  ) O pagamento de uma nota promissória, efetuada pelo avalista do endossante, não confere a este o direito de regresso contra o devedor principal e seu respectivo avalista, mas não confere o direito de regresso contra o endossatário.
 
3ª) - Quanto ao aceite nos títulos de crédito, é CORRETO afirmar que:
 a) é imprescindível na letra para a validade do título. ( ) FALSO ( ) VERDADEIRO 
4ª) – O aceite é obrigatório na nota promissória para a validade da cártula. 
( ) FALSO ( ) VERDADEIRO. 
5ª) - O endosso é ato que sempre vincula o endossante na obrigação cambiária.
( ) FALSO ( ) VERDADEIRO. 
Justifique a falsa ou verdadeira.
 O endosso é, sim, ato (jurídico) eventual ou sucessivo. No art. 15 da Lei Uniforme, por exemplo, esta previsto que o endosso obriga o signatário, mesmo que não haja cláusula expressa neste sentido, e desde que não haja clausula expressa em sentido contrário. Ou seja, a vinculação é a regra, mas sendo a vontade do endossante a de não se obrigar, basta, para tanto, estabelecer tal regra junto a seu endosso. Decreto 57.663/66 - Promulga as Convenções para adoção de uma Lei Uniforme em matéria de letras de câmbio e notas promissórias LUG - Anexo I Art. 15. O endossante, salvo cláusula em contrário, é garante tanto da aceitação como do pagamento da letra.
6º) – Pedro, no dia 21 de dezembro de 2020, comprou de José uma Moto pelo valor de R$ 3.000,00 (Três Mil Reais). Pagou com cheque sacado contra o Banco Itaú S.A., agência nº 1234 de Porto Alegre, mesma cidade do vendedor e comprador. O cheque foi apresentado ao banco no dia 2 de janeiro de 2021, resultando devolvido por insuficiência de fundo. José promoveu ação de execução contra Pedro no dia 5 de julho de 2021.
a) na data da distribuição da execução a prescrição já havia sido alcançada ? Sim ou não e por que ? Não, porque a prescrição é 6 meses contados do fim da data de apresentação que 30 dias (Fim do prazo 20/07/2021)
b) para execução do cheque é necessário o protesto cambiário ? Não, pois a Lei do Cheque não exige.
7º) - Guilherme sustou o pagamento de três cheques pós-datados, emitidos no dia 30/1/2015, para adimplir obrigação decorrente de negócio jurídico celebrado com a sociedade empresária Alfa. O motivo da sustação foi que ele não recebeu os produtos do referido negócio jurídico. Cada um dos três cheques teve suas especificidades. No primeiro cheque, pós-datado para o dia 28/2/2015, o campo da data da emissão ficou em branco. O segundo cheque, pós-datado para o dia 30/3/2015, foi nominado a Maria, sócia da sociedade empresária Alfa, que o endossou a Pedro. Este, por sua vez, apresentou o segundo cheque ao banco sacado para compensação no dia 2/2/2015. Em relação ao terceiro cheque, Maria o levou a protesto depois de seis meses do prazo concebido para o ajuizamento da ação de execução de título extrajudicial.
Com referência a essa situação hipotética, assinale a opção correta, sabendo que os cheques foram emitidos na praça em que deveriam ser apresentados e pagos.
A. ( ) O protesto do terceiro cheque foi pertinente, porque, a despeito de lhe faltar certeza e exigibilidade para aparelhar ação de execução, esse cheque não perdeu a característica de documento de dívida suficiente para a prática de tal ato.
B. ( ) O segundo cheque não comporta ação de execução ajuizada no dia 10/10/2015, uma vez que a pretensão ao crédito decorrente da cártula se encontra prescrita.
C. ( ) No eventual processamento da execução do terceiro cheque, os juros (simples) de mora incidirão a partir da citação do devedor e a correção monetária, desde a data da apresentação.
D. ( ) A falta de indicação da data implica nulidade do primeiro cheque para fins de execução.
E ( ) No eventual processamento da execução do terceiro cheque, os juros (simples) de mora incidirão a partir da citação do devedor e a correção monetária, desde a data da apresentação.
8ª) - Em relação à duplicata, pode ser sacada em data posterior à da emissão da fatura.
( ) certo ( ) errado
9ª) - Determinada pessoa jurídica, fabricante de copos plásticos descartáveis, forneceu seus produtos a certo restaurante, mediante a emissão de duplicata mercantil. Nessa situação, é considerada sacadora da duplicata mercantil a pessoa jurídica fabricante e fornecedora dos copos plásticos descartáveis, e considerado sacado o restaurante.
( ) Certo ( ) Errado
10º) - A nota fiscal compreende o documento de emissão obrigatória por parte do comerciante, por ocasião da venda de produto ou de serviço, para efeitos tributários, indicando a quantidade, o tipo de fornecimento e seu preço. Já a Nota fiscal-fatura é o documento proveniente de convênio firmado entre o Ministério da Fazenda e as Secretárias da Fazenda dos Estados, pelo qual a nota fiscal passa a funcionar também como fatura comercial, contendo as informações relativas à compra e venda mercantil e também as necessárias para as finalidades tributárias. É documento de expedição obrigatória, mas não configura título de crédito.
( ) Certo ( ) Errado
3

Continue navegando