Buscar

Aol 1 G de recursos ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AOL 1 GESTÃO DE RECURSOS AMBIENTAIS
Pergunta 1 - A agricultura orgânica é um dos mais recentes processos utilizados para realizar a agricultura no Brasil. Um dos exemplos praticados por essa agricultura são as hortas comunitárias.
O que define a agricultura orgânica?
RESPOSTA: A utilização da terra de maneira sustentável, não utilizando produtos químicos, como fertilizantes e agrotóxicos, sendo assim, benéfica à saúde humana.
Pergunta 2 - A pobreza é um dos temas debatidos nas Conferências Internacionais Ambientais. Inclusive, sua erradicação, a diminuição dos problemas de saneamento e de saúde são algumas das Metas do Milênio. 
A seguir, marque o item que apresenta a informação correta sobre a pobreza.
RESPOSTA: É um problema social do mundo.
Pergunta 3 - A conscientização mundial ocorreu em grande medida a partir dos debates internacionais sobre o assunto. Além disso, as conferências foram essenciais para definir ações e metas globais para um futuro melhor do planeta.
Qual item apresenta a informação correta sobre as conferências mundiais?
RESPOSTA: A primeira conferência mundial organizada pelas Nações Unidas foi a Conferência de Estocolmo, em 1972, da qual o termo sustentabilidade foi estabelecido.
Pergunta 4 - O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações em escala mundial.
O que caracteriza a globalização?
RESPOSTA:O avanço da informática, das telecomunicações e dos meios de transporte.
Pergunta 5 - A partir do século XVIII, a ciência ingressou em um constante processo de evolução, que desencadeou uma série de novas tecnologias que transformaram, rapidamente, a vida do homem, sobretudo, no modo de produzir mercadorias. 
Qual foi a principal contribuição dada pela Primeira Revolução Industrial?
RESPOSTA: Com a burguesia financiadora, surgiram as primeiras fábricas que, posteriormente, iriam se expandir pelo mundo.
Pergunta 6 - Por qual motivo os alimentos da agricultura orgânica costumam custar um valor bem acima do valor de mercado em comparação ao valor dos produtos cultivados na agricultura tradicional?
RESPOSTA: Porque sua produção é menor e está mais vulnerável ao ataque de pragas.
Pergunta 7 - O capitalismo é um sistema econômico que se estabeleceu há muitos anos no mundo. Porém, no início do século XX, a economia mundial vivenciou uma grande depressão histórica que abalou os alicerces do capitalismo. 
Assinale a alternativa que apresenta os princípios do sistema capitalista com relação às empresas.
RESPOSTA: Os donos das empresas recebem altos valores. Os postos de trabalho mais altos, como o de gerente, ganham bem mais que os cargos subordinados.
Pergunta 8 - “Preservar o meio ambiente e realizar ações sustentáveis constitui uma das condições básicas para manter os ambientes em equilíbrio”. 
Essa afirmação refere-se à qual preocupação?
RESPOSTA: Mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se desenvolver e muitas delas podem desaparecer do mundo em poucas décadas se a poluição e o desmatamento indiscriminado tiverem continuidade.
Pergunta 9 - Dizemos que são recursos naturais tudo aquilo que é necessário ao homem e que podemos encontrar e retirar da natureza. Esses recursos naturais são divididos em renováveis e não-renováveis. 
A seguir, marque a alternativa que exemplifica corretamente os recursos naturais renováveis e não-renováveis.
RESPOSTA: Renováveis: árvores (madeira), calor do Sol; não-renováveis: minerais (como ouro, ferro) e combustíveis fósseis (como petróleo e carvão).
Pergunta 10 - Os princípios da ecologia, em junção com a sustentabilidade, buscam a melhoria do planeta Terra. Para isso, é necessário que os biomas estejam preservados, assim como a biodiversidade seja alta.
Qual o significado de biodiversidade?
RESPOSTA: A biodiversidade corresponde à quantidade de espécies diferentes que um bioma pode ter, ou seja, à sua variedade.

Continue navegando