Buscar

AV2-modelagem de sistema

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2 –Modelagem de sistemas
1-Os modelos são representados por símbolos e conceitos. No diagrama de classe, definido na UML para representação dos objetos e suas associações, assIm como em outros diagramas, cada representação tem um significado. Indique o termo que identifica as características de um objeto. 
ATRIBUTO
2 - Para captar os requisitos funcionais de um sistema pode-se utilizar a UML. O diagrama mais adequado para essa finalidade é o diagrama de:
 casos de uso 
3 - Uma farmácia contratou um sistema para registrar as vendas de suas mercadorias. No sistema estava contemplado o cadastro dos clientes, produtos, venda e emissão de notas fiscais. Com o passar dos anos o proprietário decidiu incluir o cálculo de comissões com incentivo de venda a seus funcionários. Com isso o  sistema deveria sofrer uma manutenção.
A equipe de desenvolvimento adota a metodologia RUP. Com isso é preciso definir as iterações necessárias. 
Analise as assertivas abaixo e indique as iterações corretas.
I - Na elaboração serão construídos os diagramas de caso de uso e classe;
II - Na construção será desenvolvido o diagrama de sequencia e a construção dos métodos;
III - Na transição serão realizados os testes finais na parte desenvolvida;
IV - Na concepção será definido a extensão da manutenção a ser implementada.
 I - III – IV
4 - Um diagrama UML é uma apresentação gráfica de uma coleção de elementos do modelo de um sistema. 
O diagrama utilizado pela UML que apresenta a interação entre os objetos em relação ao tempo é o de:
 sequência 
5 - Diga qual a finalidade da utilização da Prototipação. Dê um exemplo de uma situação de um sistema do mundo real onde a prototipação pode ser bem utilizada. Cite três vantagens da sua utilização.
Prototipação é um projeto que não está completo, que ainda está em fase de construção, tem a finalidade de saber de uma forma resumida como o projeto vai ser. É um adiantamento de um projeto, é um projeto sem todas as suas funcionalidades. Por exemplo: Um programa de computador que antes de ser colocado completo no mercado, é liberado uma versão de teste, sem todas as suas funcionalidades para ser testado e saberem o que precisa ser melhorado. Vantagens: Facilita a descoberta de problemas, é uma maneira de mostrar para o cliente como que vai ficar o projeto, ajuda a fazer melhorarias no projeto.
6 - Considerando uma empresa de auto peças que vende o motor montado e as peças que compõe o motor e que você foi contratado para modelar o sistema de vendas dessa empresa, qual representação você usaria para apresentar essa nescessidade de negócio?
AUTO-ASSOCIAÇÃO 
7 -Analisando as sentenças abaixo, marque a alternativa que indica as corretamente definidas para as classes de projeto.
I – Navegabilidade é uma propriedade do papel da associação indicando a navegação unidirecional através da associação dos objetos da origem para a classe-alvo.
II - A navegabilidade determina a dependência entre as classes.
III – Dependência indica que um elemento de um objeto tem conhecimento de outro elemento por curto prazo.
 I – III
8 - Na UML, é um diagrama de interação que dá ênfase à organização estrutural dos objetos que enviam e recebem mensagens. Ele mostra um conjunto de papéis, as conexões existentes entre estes e as mensagens enviadas e recebidas pelas instâncias que representam os papéis. Trata-se do diagrama de:
colaboração 
10 - Quando dizemos que sua maior característica é representar o processo descrevendo as atividades sequenciais e paralelas, estamos nos referindo a qual diagrama da UML?
Atividade

Outros materiais