Buscar

Tarefa 4 Disciplina de Psicodiagnóstico

Prévia do material em texto

Tarefa 4 Disciplina de Psicodiagnóstico
1. Descreva os principais objetivos para que durante um processo de avaliação psicológica sejam escolhidos os seguintes testes: Escala de Maturidade Mental Columbia e Teste Gestáltico Visomotor Bender (B-SPG), descrevendo bem o que avaliam, bem como qual faixa etária que eles podem ser utilizados:
	Faremos, primeiramente, a descrição detalhada de ambos os testes, iniciando pela Escala de Maturidade Mental Columbia. Tal teste de avaliação psicológica mensura, especialmente, capacidades relacionadas ao sucesso escolar, principalmente a capacidade para diferenciar entre os diversos tipos de símbolos. É composto por 92 itens de classificação figurativa, organizados em uma série de 8 escalas, sendo que a criança realiza apenas um segmento do teste, qual seja: o mais adequado à sua idade. Sendo o teste aplicável em crianças com idade entre 3 anos e 6 meses e 9 anos e 11 meses.
	O Teste Gestáltico Visomotor Bender foi desenvolvido para a avaliação da habilidade perceptomotora, ou seja, habilidades de percepção visual e expressão motora, estando, ainda, atrelado à linguagem, conceitos temporais e espaciais e à capacidade de organização e representação. O teste, desenvolvido em 1938, parte da proposição de que a partir da cópia de determinada figura, é possível analisar o desenvolvimento perceptomotor de crianças à luz da Teoria Gestalt. O diferencial desse teste é a possibilidade de ser aplicado coletivamente, ou seja, diversas crianças ao mesmo tempo, ampliando sua utilização em Psicologia Escolar. Aplicados em crianças de 6 a 10 anos, o teste é composto por 9 desenhos modelos que a criança reproduz.
	O ponto inicial de destaque, creio eu, é a verificação da idade da criança, já que o Teste Gestáltico Visomotor Bender é aplicado em crianças com idade entre 6 e 10 anos. Logo, mesmo que queiramos aplicar testes de maneira coletiva, isso não seria possível se as crianças forem de uma faixa etária menor do que a do teste.
	Entendo, pessoalmente, que o teste Escala de Maturidade Mental Columbia, por ser um teste que não exige habilidade verbal, por exemplo, é recomendado para crianças que não falam português ou que não tem a linguagem bem desenvolvida. Ainda, por se tratar de um teste que ‘exige’ uma resposta motora mínima da criança, também é adequado para crianças com algum tipo de lesão cerebral, bem como deficiências na fala, na audição ou na visão. Logo, por ter esse teste o objetivo de avaliar a capacidade ‘escolar’ da criança, entendo que seria escolhido esse teste quando se trata da avaliação de uma criança com algum tipo de dificuldade escolar, principalmente para crianças com necessidades especiais.
	Outro ponto a ser observado para a definição do teste a ser utilizado, além da possibilidade de a criança apresentar alguma necessidade especial, é se estamos avaliando uma criança individualmente no contexto escolar ou se vamos avaliar mais de uma criança. No segundo caso, o Teste Gestáltico Visomotor Bender parece ser mais adequado, pois pode ser aplicado em várias crianças ao mesmo tempo. Assim, mais uma vez, entendo que o teste a ser aplicado no paciente precisa levar em conta uma série de situações e não, apenas, ‘avaliação intelectual’ ou um ‘número de inteligência’, já que, no decorrer das aulas, nos diversos testes apresentados, pude observar que cada teste tem suas especificidades e suas possibilidades de aplicação.

Continue navegando