Buscar

handout semana 4, patologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REGISTRO DA AULA EM HANDOUT 
COMPINENTE CURRICULAR: Patologia
NOME: Emely Cristina Romanzini
PROFESSORA: Lia Argenton 
TEMA DA AULA: Semana 4 – Envelhecimento celular
Objetivo: O objetivo desta aula é compreender os mecanismos de envelhecimento celular. Ademais, entender quais são os motivos que causam o envelhecimento celular e o porquê ele ocorre. 
Revisão teórica: Os indivíduos envelhecem porque suas células envelhecem. Normalmente, as pessoas estão preocupadas com a estética ao envelhecer, mas o envelhecimento tem resultados importantes para a saúde, pois a idade é um forte fator independente para o risco de diversas doenças crônicas. Ademais, sabe-se que o envelhecimento celular não está somente relacionado as células perderem as forças, mas, também, são influenciados por um número de genes. Sendo assim, acredita-se que mecanismos intrínsecos da célula e outros induzidos pelo ambiente, desempenham um papel no envelhecimento. Contudo, o envelhecimento é um processo deteriorativo progressivo e irreversível, havendo uma grande probabilidade de morte seja não só de uma célula, como do tecido, do órgão ou até mesmo de um indivíduo.
 Entretanto, acredita-se que muitos fatores levam ao envelhecimento celular, como: dano ao DNA, relacionado a uma variedade de agentes exógenos e fatores endógenos, embora a maioria das lesões do DNA seja reparada por enzimas de reparo ao DNA, algumas persistem e se acumulam á medida que a célula envelhece, por existirem falhas dessa enzima. Em seguida, outro fator é a senescência celular, todas as células normais tem uma capacidade limitada de replicação, e após um número fixo de divisões, as células ficam paradas em um estado final em que não existe mais divisão, e para esse processo existem duas justificativas, a sua capacidade de divisão que vai sendo reduzida devido ao encurtamento progressivo das extremidades cromossômicas, conhecido como desgaste do telômero, e a ativação de genes supressores de tumor, que além do desgaste dos telômeros, ativam os genes supressores de tumor. Na sequência, apresenta-se mais um motivo, a homeostase defeituosa das proteínas, composta por proteínas que mantem as conformações corretamente dobradas e as que degradam proteínas mal dobradas pelos sistemas de autofagia lisossoma e da ubiquitima proteossomo são prejudicadas pelo envelhecimento celular. Por último, nota-se também a detecção desregulada de nutrientes, na qual pesquisas mostram que a restrição calórica aumenta a expectativa de vida, sendo possível por dois modos, a redução da intensidade de sinalização da via do IGF-1, que causa a diminuição das taxas de crescimento e metabolismo celular e, possivelmente redução do dano celular, e pelo aumento de sirtuínas, que contribuem para adaptações metabólicas a restrição calórica e elas promovem a integridade genômica, ativando as enzimas de reparo ao DNA por desacilação. 
Considerações finais: Levando-se em consideração os aspectos observados durante essas aulas, conclui-se que o envelhecimento celular é resultado do declínio progressivo da função e viabilidade celulares, causado por anormalidades genéticas e acúmulo de dano moleculares e celulares, causado por fatores endógenos, influenciado por um número de genes limitados, e anormalidades genéticas embasam síndromes que lembram o envelhecimento precoce em humanos, tendo em vista os acúmulos de danos ao DNA, senescência replicativa, homeosteose defeituosa das proteínas e o sistema de detecção desregulada de nutrientes, devido também aos efeitos de exposições a influências exógenas.
 
Referências bibliográficas:
KUMAR, Vinay; ABBAS, Abul K.; ASTER, Jon C. Robbins. Patologia básica. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

Outros materiais